Cultura de paz A boa convivência se baseia em respeitar os direitos dos outros, aceitar que existem direitos para todos e, também, deveres. Aprendemos as regras de convivência em casa, na escola, com nossos familiares e com todos aqueles que nos rodeiam. A diversidade está em todos os segmentos da nossa vida e um dos momentos mais importantes para o aprendizado é no dia a dia escolar. Os estudantes vão se deparar durante a sua vida escolar com vários tipos de diferença, sejam elas de religião, raça, valores, de configuração familiar, de gênero, entre outras. Desde os primeiros anos escolares é muito importante que se ensine o respeito que o estudante deve ter diante das diferenças no ambiente em que estuda. A família, os grupos sociais, os amigos, a mídia são os responsáveis por reforçar padrões culturais e influenciar a sociedade. O grande desafio é que as escolas procurem por propostas pedagógicas que contraponham frente às questões apresentadas como preconceituosas. A instituição toma um passo importante quando busca e tem interesse em desenvolver tais propostas. O trabalho educacional necessita fazer uma transformação da reação de seus alunos frente às diversidades. É preciso instigar os estudantes a questionarem sobre qual é a origem histórica e social, econômica, política, jurídica e cultural dos padrões estabelecidos. É preciso deixar claro que diferenças existem em qualquer lugar, o que não deve e não pode existir é a falta de respeito ao diferente.
Regras de convivência Você já imaginou como seria a vida em uma cidade sem regras? Pois é, para conseguirmos viver em grupo e em sociedade, precisamos de algumas regras que garantam o bem-estar individual e coletivo. Essas regras são referências para sabermos como agir nos diferentes contextos: família, escola, trabalho, trânsito, igreja entre outros. Para que sejam valorizadas e respeitadas, é muito importante que sejam construídas de forma coletiva e democrática e, é claro, praticadas no dia a dia.
Pare e pense Quais são as regras que você considera mais importantes na sua casa? No seu trabalho? Na sua escola? Entre seus amigos e colegas? Na sua comunidade? Elas têm sido respeitadas por você e pelos demais? O que você considera como boas maneiras? Relate acontecimentos ou situações em que os seus colegas de classe ou mesmo algum professor agiram com boas maneiras com relação a outras pessoas. Da mesma forma, relate alguma ocasião em que você presenciou uma cena de má-vontade, descaso ou mesmo de agressão na sua escola.
As regras de convivência são um conjunto de normas sociais que nos asseguram conviver em paz e harmonia, sem discórdia.
8 CULTURA DE PAZ 6 ANO.indd 8
30/01/17 10:25