Revista Sarau volume 3 nº 5

Page 48

48 SEJA LEVE E LIVRE, VENTO NA TEZ, COM OS CABELOS SOLTOS DE SANSÃO E O CORAÇÃO COMETA. Dedico essa prosa poética para o cantor, compositor, poeta e músico Tiago Araripe.

Quando estou triste e sinto que tudo está perdido, recorro à arte para encher os vazios existenciais, expulso todo o baixo astral e a mediocridade para longe, contemplando os meus livros, CDs e filmes, ou seja, aprecio o trabalho artístico das grandes almas que deixaram um pouco de lirismo como legado para a humanidade. E um dos artistas cearenses de quem sempre escuto a sua magnífica obra musical é o cratense Tiago Araripe. Nasceu no Crato, em 10 de agosto de 1951 e lançou um fantástico vinil em meados de 1982, chamado “Cabelos de Sansão”, onde o poeta cabeludo, peito nu, dentro de uma estrela de cinco pontas (Estrela de Salomão) montado sobre um leão, flutua no universo. Ao fundo, uma sensacional galáxia no espaço sideral. Considero uma das capas de LP mais originais e extraordinariamente lindas da Musica Popular Brasileira. Com melodias riquíssimas e diversificadas, cheias de instrumentos variados de cordas e de sopros, com uma contundente percussão e uma bateria forte para balançar as estruturas sonoras, ele mescla o urbano com o rural, o universal com o regional, o arcaico – retrô – com o moderno contemporâneo em um “redemoinho” musical que nos deixa inebriado diante de tanta beleza musical. As influências indígenas, africanas, árabes, europeias e orientais do Cariri estão todas misturadas no liquidificador musical do artista, em uma miríade de notas musicais harmônicas que nos faz levitar e transcender no som psicodélico de letras reflexivas e cheias de lirismo. Um grito de liberdade que ecoa de forma revolucionária nas mentes evoluídas e nas cabeças feitas dos pensadores políticos com sua ideologia humanista e esotérica. A obra musical de Tiago Araripe é uma reverência à vida, é uma ode às boas coisas da vida, uma música de valorização ao meio ambiente e à filosofia humanística. Ou seja, sem saber, Tiago Araripe é um músico ecossocialista, pois suas referências são de respeito à natureza em toda a sua plenitude e a todas as formas de amor à vida. Tiago Araripe fez parte do Movimento Musical Lírica Paulistana com forte influência da poesia concretista de Décio Pignatari e os irmãos Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Dialogou com o Tropicalismo de Tom Zé, sendo reverenciado com destaque pelo cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, que escreveu, em setembro de 2007, em sublime artigo, publicado em revistas e jornais paulistas, uma homenagem do bardo do Maranhão ao disco – LP “Cabelos de Sansão”. Este, uma obra-prima do cancioneiro brasileiro, contém 10 faixas (5 músicas no Lado A e mais 5 canções no Lado B): 1. Coração Cometa; 2. Cabelos De Sansão; 3. Cine Cassino; 4. Fôlego De Sete Gatos; 5. Fios Da Light; 6. Estrela Do Mar; 7. Meg Magia; 8. Redemoinho; 9. Asa Linda – (Little Wing); 10. Quando A Pororoca Pegar Fogo. Portanto, apreciadores da excelsa arte, separem um tempinho para contemplarem um dos trabalhos mais originais, interessantes, profícuos e instigantes da música brasileira universal.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Sarau volume 3 nº 5 by Revista Sarau - Issuu