
2 minute read
LITERATURA CEARENSE –
Ivan Melo
VIVA A CULTURA! VIVA A POESIA POPULAR!
Advertisement
Esta edição da Revista Sarau homenageia a escritora Clarice Lispector e também faz loas ao cordelista Leandro Gomes de Barros, um dos maiores nomes da poesia popular no Brasil.
Por essa razão, a coluna Literatura Cearense dedica sua atenção aos artistas e poetas populares do Ceará e do Nordeste.APatativa doAssaré (Ceará), Jackson do Pandeiro (Paraíba), Luiz Gonzaga (Pernambuco) , Antônio Francisco(Mossoró), o poeta da bicicleta e a todos os artistas e símbolos de nossa cultura, todo o reconhecimento dos que fazem a Revista Sarau.
Em 1903, há exatos 120 anos, era publicado o romance Este ano, “Luzia-Homem”, obra-prima do escritor cearense Domingos Olímpio.
Clássico romance naturalista, a obra se enquadra no gênero “Ciclo das Secas”. Nela, o autor descreve problemas de ordem social e humana surgidos entre os retirantes, revela a miséria e o sofrimento que assolava o sertão nordestino nos anos de 1877 a 1879, quando o lugar era castigado por terrível seca.
A obra conta a vida de Luzia, uma retirante conhecida como Luzia-Homem, por causa de sua força e sua desenvoltura no trabalho braçal. Em busca de sobrevivência, ela sai da cidade de Ipu com sua mãe doente. Em Sobral, ela encontra abrigo e emprego na construção da cadeia pública. Porém encontra o perigo sempre iminente, representado pelo soldado Crapiúna. Ele nutria uma obsessão por Luíza e queria possuí-la a qualquer custo.
A história apresenta um triângulo amoroso entre Luzia, Crapiúna e Alexandre, que era verdadeiramente um amigo e apaixonado por Luíza. Percebe-se, no enredo, que Luzia gosta de Alexandre, mas não admite a afeição que sente por ele.
Sem mais detalhes, recomendamos a leitura da obra. Mas com uma advertência: Não espere por romantismo, final feliz nem mesmo por bons sentimentos das personagens. Trata-se de um romance regional de estilo naturalista, que retrata principalmente as características negativas das personagens. Estas apenas comprovam as teorias científicas e filosóficas em ênfase no século XIX, tais como o evolucionismo e o determinismo.
Curiosidades Sobre O Autor
DOMINGOS OLÍMPIO nasceu em Sobral em 18 de setembro de 1851 e faleceu em 06 e outubro de 1906, no Rio de Janeiro. Em 1905, candidatou-se à Academia Brasileira de Letras e, contando somente com o apoio de Olavo Bilac, foi derrotado pelo poeta Mário de Alencar, filho do também cearense José de Alencar.
Deixou a maior parte de sua obra inédita em livro e seu reconhecimento deve-se principalmente ao romance Luzia-Homem.
Ivan Melo - é cearense, mestre em Letras, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e professor de língua portuguesa e literatura. Está sempre mergulhado em alguma leitura e. Arrisca-se a escrever suas próprias histórias. Seus contos e crônicas já venceram alguns prêmios literários, como o Prêmio Unifor de Literatura e o da AJEB Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil). Atualmente, diverte-se escrevendo esporadicamente em seu blog “A vida é crônica”: www.avidaecronica.com.br
