1 minute read

MÚSICA E LITERATURA O ROCK DOS MUTANTES

Texto de Nonato Nogueira

A primeira formação da banda os Mutantes em 1969. Da direita para a esquerda: Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias.

Advertisement

Em 1964, os irmãos Arnaldo Baptista e Cláudio César Dias Baptista formaram uma banda chamada Wooden Faces, tendo como principal referência a banda inglesa The Beatles.

Em pouco tempo nasceu Os Mutantes, uma banda brasileira de rock psicodélico, bastante inventivo e experimental que acabou por experimentar, de forma irreverente e bastante criativa, a fusão de música brasileira pop com a música estrangeira. As guitarras, pedais e efeitos sonoros marcaram a maravilhosa música de Os Mutantes.

Em 1966, a nossa querida e saudosa Rita Lee e Sérgio Baptista entraram na banda e revolucionaram a música brasileira das décadas de 1960 e 1970. A formação clássica da banda, era composta por Rita Lee, os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Eis os cinco álbuns da banda que ficaram na história da música: Os Mutantes (1968), Mutantes (1969), Ando Meio Desligado (1970), Jardim Elétrico (1971) e Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets (1972). Esse último álbum é marcado pelo distanciamento da banda da Tropicália e indo em direção ao rock progressivo. Também foi o último com a Rita Lee, que após ser expulsa da banda, ingressou na cara solo.

Nonato Nogueira é Mestre em História e Culturas. Professor, poeta e escritor. Autor de livros didáticos de Filosofia e História. Editor da Revista Sarau.

This article is from: