Olha só! (3a. edição)

Page 48

A EDIÇÃO DA REVISTA OLHA SÓ! ENTREVISTOU O PROFESSOR DE PERCUSSÃO STEPHAN MÜLLER Denise: Poderíamos começar tua entrevista com uma apresentação pessoal tua? Quem é o Stephan por ele mesmo? Stephan: Então, eu me chamo Stefan, eu nasci em Erfurt, a capital de Turíngia aqui na Alemanha. Agora eu estou morando em Leipzig, desde 2016. Fiz um mestrado em Viena na àrea de língua estrangeira, porém, antes disso tudo, (...) eu estudei e trabalhei no Brasil 2 anos e 1 semestre durante a minha graduação. Denise: Em quais cidades brasileiras você esteve e por quanto tempo? Você lembra? Stephan: (...) Entre 2006 até 2011 eu estudei alguns semestres em Belo Horizonte no Centro de Extensão da Faculdade de letras da UFMG (Cenex FALE), onde além de estudar, eu fiz estágio no qual eu dava aulas de alemão como língua estrangeira. E depois de concluir meu estágio em BH, eu voltei para Alemanha para terminar minha graduação. (...) Voltei ao Brasil e trabalhei por mais dois anos em Curitiba e em Belém do Pará.

Denise: Foram muitos anos de ponte aérea entre Brasil e Alemanha? Stephan: (...) Sim, de 2010 até 2011, voltei em 2013 e fui para Curitiba. Em 2014, voltei para cá (Alemanha) e trabalhei por um ano dando aula de percussão de samba aqui. Entre 2015 e 2016, estive em BH, no Belém do Pará e em Curitiba. Denise: E como surgiu teu interesse pela música e especialmente por percussão? Stephan: (...) Foi totalmente por acaso. Não procurei e não tinha nenhum contato com a música brasileira, ouvia muitos estilos mas não tinha vontade de aprender sobre musicalidades brasileiras até que (...) a energia da percussão, da Batucada, me encantou muito. Então eu comecei a frequentar esses ensaios e era tudo novo e uma loucura para mim. Eu ia para dois ensaios por semana. E realmente me deixei levar por aquelas músicas dos ensaios. Elas me puxavam muito. Então de lá pra cá eu comecei (...) a ouvir música brasileira, e ouvia tudo em português, então tinha que aprender português mesmo (risos). Eu uni o útil ao agradável.

OLHA SÓ! | 47


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Olha só! (3a. edição) by UT Austin Portuguese Flagship Program - Issuu