Revista Brasil Engenharia ed 04/2021

Page 82

PONTO DE VISTA

Cultura de inovação aliada às estratégias de negócio

A

inovação sempre esteve presente no setor industrial. Mesmo antes desse termo existir. A manufatura, caseira no começo dos tempos, sempre foi inovadora. As tecnologias foram sendo embarcadas nas máquinas e a inteligência artificial foi aprimorando os processos e ser viços ao longo do desenvolvimento da engenharia. Com o cenário cada vez mais competitivo e globalizado, hoje a estratégia de inovação se tornou essencial para a sobrevivência dos negócios. Ao meu ver ela é, inclusive, obrigatória. E a pandemia aqueceu as discussões em diferentes frentes: nos serviços, na forma de fazer negócios, nos processos e nos produtos. Impulsionou o mercado e acelerou tendências tecnológicas, principalmente no que diz respeito à digitalização, servitização e conectividade. É interessante pensar que algumas mudanças, que demorariam anos para acontecer, se materializaram rapidamente. E vieram para ficar. Foi preciso mais inovação, agilidade e adaptabilidade para atender às demandas do mercado e dos clientes, garantindo a saúde e segurança de todos os envolvidos. Empresas que possuem a inovação em seu DNA e um mindset focado na flexibilidade para se adaptar ao novo saíram na frente. A inovação veio para multiplicar os avanços de P&D das empresas. O conceito, no entanto, engloba muito mais do que digitalização, servitização, automação e criação de produtos altamente tecnológicos e interativos – que, além de apresentarem ganho de produtividade e eficiência, contribuem para a diversidade, inclusão e sustentabilidade. Também envolve novos processos organizacionais, novas formas de competir e contribuir com o ambiente empresarial, novos processos, novas formas de atender as necessidades dos clientes e novos modelos de negócios diante de crise, como a atual. É totalmente relacionada à gestão de pessoas e se conecta com princípios que estimulam a diversidade e a inclusão nas empresas. A inovação é inclusiva, aumenta a taxa de sucesso, garante ganhos de competitividade, abre portas para novas oportunidades de negócios, impulsiona o crescimento macroeconômico e favorece a resiliência em momentos de crise. Na CNH Industrial o mindset voltado para inovação existe desde a criação da empresa, está no seu DNA e é parte importante da estratégia dos negócios. Mas essa jornada, com mudança cultural, não é algo que foi conquistado do dia para a noite. Muitas organizações querem ser mais inovadoras sem passar por toda transformação que isso envolve e exige. Elas mexem no organograma, criam áreas de inovação, esperam uma resposta imediata e um resultado automático. E isso é um mito! Todas essas mudanças, como as estruturais, são importantes, mas devem fazer parte de um conjunto de ações em formato 360º com o objetivo de criar um ambiente capaz de gerar

82

BRASILENGENHARIA 04/2021

004_Engenharia_2021_F.indd 82

inovação em todos os setores. VILMAR FISTAROL A inovação é uma jornada é presidente da CNH Industrial para América do Sul longa e contínua. É algo que deve ser construído e lapidado dia após dia, com a participação de todos – colaboradores, parceiros, fornecedores, acadêmicos, consumidores e até mesmo concorrentes, que também buscam novas soluções para produtos e serviços. São pequenas ações, pequenos processos que somados trazem um resultado. Costumo ressaltar a importância de se fazer inovação com propósito. Seu papel é gerar uma mudança no padrão de comportamento e/ou no portfólio, um valor para o negócio, é orientar investimentos, definir foco de pesquisas e novos desenvolvimentos a partir da demanda e das expectativas do mercado e claro, sempre com foco no cliente. Em inovação, a CNH Industrial busca melhorar a experiência do cliente, ou até mesmo antecipar um problema e solucioná-lo. Aqui trabalhamos com a cultura de open innovation, ou inovação colaborativa, valorizamos parcerias e as trocas de conhecimentos que elas trazem. Reconhecemos que a inovação é feita por pessoas, os verdadeiros agentes responsáveis pela tentativa e erro que gera o novo, que gera algo disruptivo. A cultura de inovação está muito relacionada à gestão de pessoas. É fazer com que elas acreditem, se envolvam e se sintam ouvidas. É motivá-las a irem além; é desafiá-las a quebrarem o padrão para trazer um benefício a mais para o cliente. Para fortalecer essa cultura, incentivamos diariamente os nossos colaboradores, de diferentes departamentos e níveis hierárquicos, a pensarem em iniciativas e a desenvolverem suas ideias. Trabalhamos com diferentes ações de promoção da cultura da inovação, para nossos públicos internos e externos, e criamos ambientes e rotinas de trabalho que estimulam o envolvimento de todos os colaboradores nos processos de inovação. Essa expertise tem feito a diferença no resultado dos nossos negócios e também no tempo de resposta ao momento que vivemos e às demandas do mercado. Hoje, é imprescindível que se perceba como as coisas se conectam: inovação, diversidade, sustentabilidade, experiência do cliente. Temas como esses têm ganhado força e espaço nas discussões da evolução da nossa indústria. O foco na diversidade e inclusão, por exemplo, tem estimulado e criado ainda mais oportunidades em inovação colaborativa, bem como contribui para o sucesso da nossa empresa. A troca entre diferentes culturas, nacionalidades, experiências, pontos de vistas e pensamentos gera novas ideias, agrega valor e aumenta a competitividade. A inovação não caminha sozinha. Deve estar presente em todas as frentes de atuação e influência da empresa. Nossa contribuição para o mundo está totalmente voltada para a inovação, em todas as suas formas.

WWW.BRASILENGENHARIA.COM

9/23/21 21:43


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.