matéria especial
GENTE DE SUCESSO
Reportagem: MIRIAM NÉVOLA
Conheça pessoas que, pouco a pouco, cresceram na vida profissional e alcançaram o tão sonhado sucesso Olhar para uma pessoa que hoje está bem profissionalmente é instigante, nos faz pensar em como ela chegou até ali. Pode parecer fácil, mas só quem batalhou sabe o quanto foi difícil. É preciso persistência, ousadia e coragem. Essas três qualidades nós encontramos em três histórias de gente que, em
Dourados, alcançou o sucesso. Eles contaram para a Celebrar cada degrau que tiveram que subir e, muitas vezes, no meio dessa “escada da vida”, havia algumas pedras, mas souberam tirá-las do caminho e seguir em frente, para o alto e avante.
VENDEDOR NATO André vendeu de tudo, ovo de galinha, celular... Hoje é dono de uma das imobiliárias mais promissoras da grande Dourados. mais 40. Aí, percebi que esse era um bom ramo para mim”, lembra André.
Essa história começa em uma fazenda de Sidrolândia. Foi lá que André Terra Roberto viveu a infância. Desde cedo, ajudava a avó a vender ovos e salgados. Prova de que ainda criança o talento para vendas já aparecia.
A porta abriu e ele entrou com tudo. Em 2016, pediu demissão da empresa de lubrificantes e decidiu investir no próprio negócio. Foi então que surgiu a STF Imobiliária. Desde a escolha do nome da empresa, ele tinha em mente o que queria. “O nome significa Ser Fazer e Ter, são valores que aprendi e norteiam minha vida. Nossa imobiliária valoriza pessoas, relacionamentos e também estimula os colaboradores a terem atitude, assim como eu tive para abrir a empresa. Todos os dias, temos que ter atitudes e decisões que podem mudar nossa vida. Vender é tudo isso”, explica André.
Na adolescência, foi para Campo Grande, trabalhou com telemarketing, venda de celulares. Mudou para Maracaju, onde vendia lubrificantes para carros em postos de combustíveis; aliás, nessa empresa, ele foi campeão de vendas. À noite, não tinha descanso, vendia álbum de formatura.
Atualmente, a SFT está em Dourados, atendendo, além da cidade, Sidrolândia e Lucas do Rio Verde (MT). Conta com 30 corretores, metade só em Dourados, e seis funcionários registrados. Ficou em primeiro lugar em vendas em vários loteamentos abertos, ganhando até prêmio.
Tudo ia bem quando, em 2015, sofreu um acidente de carro, ficou parado um tempo. Mal sabia que, em breve, uma nova porta estava prestes a ser aberta. André ficou sabendo que uma incorporadora iria inaugurar um empreendimento em Maracaju. “Eu me ofereci, disse que conhecia muita gente na cidade e poderia vender terrenos. Fui lá vender, de muletas. No primeiro dia, vendi 50 terrenos; no segundo,
“Nosso objetivo não é ficar em primeiro lugar; é fazer o nosso melhor. Acho que o segredo do sucesso são três posturas: dedicação, posicionamento e ética com o cliente”, finaliza.
EMPREENDEDORISMO VISIONÁRIO Osmar tinha um trailer de lanche. Hoje, ao lado de Liana, comanda o restaurante que é referência gastronômica de MS Quem vê o restaurante hoje, o mais conhecido de Dourados, nem imagina como tudo começou. Era apenas um trailer de lanche que Osmar de Matos Marques abriu na Rua Nelson de Araújo. Vendia hambúrguer e cachorro-quente. Em 1982, não existia esse tipo de lugar em Dourados; então, ele decidiu deixar de ser office boy para abrir o próprio negócio.
81