
5 minute read
Gente de Sucesso
Reportagem: MIRIAM NÉVOLA
Conheça pessoas que, pouco a pouco, cresceram na vida profissional e alcançaram o tão sonhado sucesso Olhar para uma pessoa que hoje está bem profissionalmente é instigante, nos faz pensar em como ela chegou até ali. Pode parecer fácil, mas só quem batalhou sabe o quanto foi difícil. É preciso persistência, ousadia e coragem. Essas três qualidades nós encontramos em três histórias de gente que, em VENDEDOR NATO
Advertisement
Dourados, alcançou o sucesso. Eles contaram para a Celebrar cada degrau que tiveram que subir e, muitas vezes, no meio dessa “escada da vida”, havia algumas pedras, mas souberam tirá-las do caminho e seguir em frente, para o alto e avante.
André vendeu de tudo, ovo de galinha, celular... Hoje é dono de uma das imobiliárias mais promissoras da grande Dourados.
Essa história começa em uma fazenda de Sidrolândia. Foi lá que André Terra Roberto viveu a infância. Desde cedo, ajudava a avó a vender ovos e salgados. Prova de que ainda criança o talento para vendas já aparecia. Na adolescência, foi para Campo Grande, trabalhou com telemarketing, venda de celulares. Mudou para Maracaju, onde vendia lubrificantes para carros em postos de combustíveis; aliás, nessa empresa, ele foi campeão de vendas. À noite, não tinha descanso, vendia álbum de formatura. Tudo ia bem quando, em 2015, sofreu um acidente de carro, ficou parado um tempo. Mal sabia que, em breve, uma nova porta estava prestes a ser aberta. André ficou sabendo que uma incorporadora iria inaugurar um empreendimento em Maracaju. “Eu me ofereci, disse que conhecia muita gente na cidade e poderia vender terrenos. Fui lá vender, de muletas. No primeiro dia, vendi 50 terrenos; no segundo, mais 40. Aí, percebi que esse era um bom ramo para mim”, lembra André. A porta abriu e ele entrou com tudo. Em 2016, pediu demissão da empresa de lubrificantes e decidiu investir no próprio negócio. Foi então que surgiu a STF Imobiliária. Desde a escolha do nome da empresa, ele tinha em mente o que queria. “O nome significa Ser Fazer e Ter, são valores que aprendi e norteiam minha vida. Nossa imobiliária valoriza pessoas, relacionamentos e também estimula os colaboradores a terem atitude, assim como eu tive para abrir a empresa. Todos os dias, temos que ter atitudes e decisões que podem mudar nossa vida. Vender é tudo isso”, explica André. Atualmente, a SFT está em Dourados, atendendo, além da cidade, Sidrolândia e Lucas do Rio Verde (MT). Conta com 30 corretores, metade só em Dourados, e seis funcionários registrados. Ficou em primeiro lugar em vendas em vários loteamentos abertos, ganhando até prêmio. “Nosso objetivo não é ficar em primeiro lugar; é fazer o nosso melhor. Acho que o segredo do sucesso são três posturas: dedicação, posicionamento e ética com o cliente”, finaliza.

EMPREENDEDORISMO VISIONÁRIO
Osmar tinha um trailer de lanche. Hoje, ao lado de Liana, comanda o restaurante que é referência gastronômica de MS
Quem vê o restaurante hoje, o mais conhecido de Dourados, nem imagina como tudo começou. Era apenas um trailer de lanche que Osmar de Matos Marques abriu na Rua Nelson de Araújo. Vendia hambúrguer e cachorro-quente. Em 1982, não existia esse tipo de lugar em Dourados; então, ele decidiu deixar de ser office boy para abrir o próprio negócio.

Com o passar do tempo, chegaram os carrinhos de lanche; a concorrência aumentou, e ele percebeu que estava na hora de mudar. Transformou o Kikão Lanches em um restaurante de prato feito. Já era no mesmo lugar que é hoje, mas bem menor. Até que, nos anos 90, começou a conversar com uma dentista, uma mulher cheia de ideias que contou que, em outros estados, tinha visto uma novidade, restaurante por quilo. Essa mulher é Liana Pietramali, com quem ele se casou e, juntos, transformaram o Kikão em restaurante shop bar, aberto de dia e de noite. Hoje, o Kikão é também centro cultural e de eventos. Exemplo de sucesso em família e inovação. “Acho que o segredo do sucesso do Kikão é a identificação com a cidade, mudamos e crescemos junto com Dourados”, analisa Liliana. “Preocupamo-nos com a satisfação do cliente; é o cliente que fala da gente. Assim o Kikão se tornou referência gastronômica. O sucesso é resultado da dedicação e do esforço de toda a equipe”, afirma Osmar.

ESTUDIOSO DETERMINADO
Laércio apostou nos livros; desde menino se dedicou aos estudos. Hoje é doutor e está à frente da UEMS

Nossa próxima história é prova de que os livros podem levar uma pessoa a alcançar sonhos e ir longe. Na área acadêmica, também tem gente de sucesso. Laércio Alves de Carvalho nasceu em Ilhéus, na Bahia. É de uma família de classe média/baixa, o pai era representante de laboratório e a mãe dona de casa. Com muito esforço, criaram os três filhos e, por não terem formação superior, queriam que as crianças tivessem um futuro diferente.
“Meu pai diz que, como ele não teve oportunidade, queria que os filhos tivessem educação. Todo dinheiro que ele ganhava sempre investiu na nossa educação, porque ele queria que a gente tivesse uma vida melhor. Ele acredita na educação como forma de transformar a vida das pessoas. Ele sempre incentivou e cobrou bastante”, lembra Laércio. Para não decepcionar o pai, Laércio meteu a cara nos livros, mas sempre foi com tranquilidade, pois também jogava bola e ia à praia surfar. Mas, quando chegou a época da faculdade, a coisa ficou mais séria. Tinha de passar em uma universidade pública. O rapaz era tão estudioso, que logo de primeira entrou na faculdade de Engenharia pela Universidade Federal da Bahia. Não era muito de ir a festas; estava sempre estudando. Ainda dava aulas de reforço para os colegas para ganhar um dinheiro extra e ajudar o pai a bancar os custos. Em 2000 se formou e daí por diante não parou mais de estudar. Tornou-se mestre e doutor.
Até que um dia, um amigo disse que faria um concurso para vaga de professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Laércio resolveu ir junto para testar conhecimento. Adivinha? Passou muito bem colocado. Foi assim que um novo rumo começou em sua vida. Na UEMS, ele foi conquistando espaço. Em 2010, foi vencedor do maior prêmio brasileiro para pesquisas na área de cana de açúcar, o TOP Etanol.
Você acha que parou por aí? Que nada! Atualmente aquele menino da Bahia só é o pró-reitor da UEMS. Prova viva de que os estudos podem levar alguém ao sucesso profissional. “Pra mim, sucesso é uma junção de fatores. Sou feliz na profissão, mas também sou realizado pessoalmente e na minha família. Acho que a vida é isso. Estar bem em várias áreas porque, se em uma estiver tudo bem e na outra não, aí não é sucesso”.

