Após expormos o método DESC, apresentamos o segundo método, chamado REVAC. 2. O REVAC
O REVAC foi sistematizado por mim (Ludovic Aubin) em parceria com funcionários da Secretaria da Fazenda (Trésor Public) de Valência (Drôme – França) durante um curso sobre Prevenção de conflitos que facilitei em junho de 2009, com a finalidade de adequar os métodos assertivos à realidade cotidiana deles. Frequentemente, no período de arrecadação dos impostos, esses agentes chegam a sofrer insultos e ameaças. Ao mesmo tempo, eles recebem, da chefia, a orientação de não responder a essas provocações e agressões (ver Primeiro padrão de atitude da nossa tipologia: negação do conflito – capítulo 3). Essa atitude institucional acarreta inibição nos funcionários e, como consequência, problemas de saúde, licença médica, rodízio de agentes com baixa autoestima etc. A margem de manobra é aqui estreita. Deve-se evitar a agressividade em direção ao usuário, sem cair na inibição. Eis o propósito do REVAC!
Ao longo dos anos, constatamos que o REVAC se adapta a contextos muito mais diversificados do que esses casos específicos. Esse método contempla, de fato, qualquer situação tensa que é breve e durante a qual nos sentimos dispostos a responder de forma assertiva em tempo real. Esta é a principal diferença entre o REVAC e o DESC, pois este último envolve um tempo maior de reflexão e elaboração entre a situação e a fala assertiva.
Resumindo: o REVAC é um método para lidar com comportamentos agressivos em situações curtas e únicas. A sigla possui os significados abaixo:
➢ REspirar com consciência37, deixando a outra pessoa falar ou gritar. Respirar, de fato, protege-nos do estresse.
37
Ver o capítulo 10: “A respiração consciente na gestão de conflitos”
70



