Prevenção e Gestão de Conflitos em 12 passos - Ludovic Aubin

Page 59

11- A respiração consciente na gestão de conflitos “A respiração é a ponte que conecta a vida à consciência, que une o seu corpo à sua mente. Sempre que sua mente ficar dispersa, use sua respiração como um meio para apaziguá-la novamente.” Thích Nhất Hạnh, O Milagre da Atenção Plena

Nós estamos acostumados a correr a ponto de não conseguirmos parar. Mesmo quando não há necessidade, continuamos correndo, nem que seja "na nossa mente". É, portanto, crucial saber parar “mente e corpo”. Por que e como? Vimos o quanto as emoções são importantes. Vimos também que nossa liberdade não está em termos ou não emoções, desejos; em imitarmos ou não alguém. Essas dimensões do ser humano não podem ser canceladas ou eliminadas. No entanto, quando uma emoção (como o ciúme, a raiva, o medo, o orgulho, o rancor, a frustração etc.) surge em nós, o que podemos fazer é aprender a: 1. Parar, sentar:

Essa imagem mostra um empresário que parece estar frustrado por não conseguir dar conta de todas as demandas diárias, que podem se transformar em autocobranças. Isso pode gerar conflitos internos e externos. O melhor, nesse caso, não seria parar, sentar-se e respirar para discernir mais claramente o que é prioritário, secundário ou fútil.

59


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Prevenção e Gestão de Conflitos em 12 passos - Ludovic Aubin by Ludovic Aubin - Issuu