Prevenção e Gestão de Conflitos em 12 passos - Ludovic Aubin

Page 56

A partir da teoria mimética é possível mostrar o caráter tragicamente infantil das brigas adultas.

Desenvolver uma inteligência relacional, é perceber e sentir que o “eu” (cada um de nós) não é uma entidade separada. Enquanto seres sociais, miméticos, cada movimento ou atitude dos outros (verbal ou não-verbal) percebidos por nós, nos afeta.

Sabemos desde Aristóteles31 que o pequeno anthropos é o mais imitativo (mimético) dos animais. Em 1961, no seu primeiro livro, René Girard defende a ideia de que o que define o ser humano, o desejo32, é imitativo (mimético). Longe de ser algo inato, íntimo e único (meramente biológico ou psicológico), ou então, longe de se enraizar no objeto em si, o desejo é essencialmente relacional, social e mimético, acontecendo principalmente entre os sujeitos. Essas são as conclusões da psicologia interdividual forjada por René Girard e o psiquiatra Jean-Michel Oughourlian (Girard, 1978, 307-369). Não existe, nessa abordagem, entidade indivisa e homogênea chamada self: o “eu” é integralmente constituído pelo(s) outro(s), cujos comportamentos, atitudes, aspirações, sugestões, desejos imitados acabam sendo incorporados e esquecidos como tais (imitados) pelo sujeito dando a este a impressão de agir espontaneamente, livremente. A teoria mimética afirma que como cada um é um nó único de configurações miméticas, não existem dois nós exatamente iguais. No entanto, o mecanismo mimético é o mesmo para todos.

Em 1995, a descoberta dos neurônios espelho por G. Rizzolatti e V. Gallese, veio comprovar a natureza estruturalmente social do ser humano intuída pelos maiores pensadores (Aristóteles, na antiguidade; e R. Girard, na contemporaneidade). Essa descoberta mostrou que as células cerebrais, chamadas de neurônios-espelho, refletem o mundo social exterior: elas se ativam quando você realiza uma ação e quando você só faz observar alguém realizá-la. Vittorio Gallese (2003) específica: 31

Capítulo IV, Origem da poesia. Seus diferentes gêneros. Aristóteles, Poética IV, 2 tome III p.31, tradução de Marcel Jousse, citado par Jean-Michel Oughourlian na Genèse du désir, Carnets Nord, Paris, 2007, p. 79. 32 Condizendo, nesse sentido, com a visão espinoziana do ser humano.

56


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Prevenção e Gestão de Conflitos em 12 passos - Ludovic Aubin by Ludovic Aubin - Issuu