Prevenção e Gestão de Conflitos em 12 passos - Ludovic Aubin

Page 44

Em termos comportamentais, a fuga não tem conotação positiva, negativa ou moral. Por exemplo, a fuga do animal certamente não terá impacto em sua autoestima! Ele não será apontado como “covarde” pela sua espécie, mas no caso do ser humano pode ter essas consequências. No entanto, no Elogio da Fuga, Laborit25 defende a ideia de que existem certas situações pelas quais não valem à pena sofrer ou adoecer. O autor promove a ideia que, em certos casos, é melhor se afastar do que persistir em querer mudar determinada situação, ou pessoas que não desejam mudar26.

Resumindo: segundo as pesquisas de Laborit, quando um animal se encontra em uma situação de estresse, ele pode atacar (agressão) ou fugir. Porém, quando por algum motivo, ele não pode nem fugir nem atacar, ele se encontra em uma situação de inibição da ação.

3. Na inibição, toda a energia que podia ir para a fuga ou a agressividade, volta-se para o próprio organismo. Esse comportamento, que Laborit estudou em detalhes com animais, assume, conforme já disse, formas específicas quando se trata do ser humano. No caso dos seres humanos, ele pode gerar as condições para o surgimento e/ou desenvolvimento de doenças psicossomáticas, autoimunes, com pensamentos associados (geralmente negativos) e um estado geral de desânimo, depressão e baixa autoestima; tendo o inibido a impressão de estar em um impasse. Quando esse comportamento se torna um hábito comportamental, ou seja, uma característica da pessoa, pode então se tornar perigoso.

Diante de uma situação de conflito ou de tensão com o outro, existe uma dimensão moral associada à inibição e que é especificamente humana: um sentimento de culpa ou de vergonha: “Não posso falar, não posso ser sincero, vou magoar, machucá-

25

Ver o artigo Henri Laborit and https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3984888/

the

inhibition

of

action:

26

Na segunda sessão do curso “Prevenção e gestão de conflitos”, uma aluna vem me ver e diz: “Ludovic, depois da primeira sessão, resolvi sair do meu trabalho” Fiquei preocupado e me sentindo culpado. “Não se preocupe. Foi a melhor coisa que fiz. Há anos que estou aguentando e tentando mudar o comportamento de meu patrão, mas ele não vai mudar! Ele sempre foi assim. Estou exausta. Agora ingressei num curso que sempre quis fazer e estou me realizando.”

44


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.