Revista Comerciais & Pesados

Page 1

VOLKSWAGEN ID.BUZZ CARGO CONTACTO À VENDA EM JANEIRO DE 2023 A PARTIR DE 46.500 EUROS + IVA ESTREIA MERCEDES EACTROS LONG HAUL PRODUÇÃO EM 2024 CARREGAMENTO A UM MEGAWATT 4 ESTREIA NIKOLA TRE BEV 9 BATERIAS ATÉ 738 KWH DE CAPACIDADE IAS KWH DADE AUTONOMIA ATÉ 530 KM

eDAILY. Liberte uma nova energia.

. APENAS ELÉTRICA

A eDAILY 100% elétrica liberta-o de qualquer limitação, dúvida ou compromisso. Graças ao seu chassi único de longarinas, motor de 140kW com Hi Power Boost, baterias de 37kWh com possibilidade de expansão, vários modos de carregamento, ePTO de 15kW e com a mesma capacidade rebocável que a versão Diesel, pode fazer tudo e ir a qualquer lugar, protegendo o meio ambiente e dando uma nova solução energética ao seu negócio.

SUMÁRIO

4. CONTACTO: ELEITO FURGÃO INTERNACIONAL DO ANO 2023, O ID.BUZZ CARGO CHEGA NO FINAL DO ANO

6. ESTREIA: A SCANIA LEVOU TODO O SEU PORTFOLIO AO IAA: COMBUSTÃO, COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS E BEV

8. ESTREIA: CHAMA-SE MERCEDES-BENZ EACTROS

LONGHAUL É ELÉTRICO E ANUNCIA 500 KM DE AUTONOMIA.

10. ESTREIA: A IVECO REFORÇA A APOSTA NOS ELÉTRICOS COM A NOVA EDAILY E O CAMIÃO NIKOLA TRE BEV

14. ESTREIA: O PRIMEIRO CAMIÃO ELÉTRICO DA FORD TRUCKS É REVELADOR DO EMPENHO DA MARCA NO FUTURO.

CARTA DO EDITOR

Ricardo Carvalho

Um Salão para a posteridade

Após quatro anos de paragem forçada por causa da pandemia (o IAA realiza-se a cada dois anos e o último havia sido em 2018), o mítico Salão de Hanover, dedicado aos veículos comerciais e pesados, encheu a Messe daquela cidade alemã com maquinaria para todos os gostos. Os principais fabricantes de veículos pesados, estruturas, super estruturas, autocarros e veículos comerciais ligeiros (exceção feita à Renault Trucks, Mercedes-Benz Vans e Stellantis) marcaram uma presença grandiosa repleta de novidades em vários âmbitos. Todavia, o forte assentou na presença de diversos veículos elétricos, camiões pesados capazes de autonomias já bem interessantes para a atividade a que se propõem. As expetativas não foram goradas e houve tempo, e espaço, para que todos mostrassem aquilo que andam a idealizar nesta área. Foi ainda palco para a apresentação

de várias marcas chinesas que querem “invadir” a Europa com os seus camiões a combustão e elétricos, já capazes de fazer mossa em determinados segmentos de mercado. Para além do presente que é, sem dúvida, o elétrico, o futuro também foi dissecado, com a revelação de várias opções a Fuel Cell, alimentadas a hidrogénio e que deverão chegar ao mercado a médio prazo. Não vou destacar nenhuma em particular, apenas parabenizar a DAF por mais um troféu de Camião Internacional do Ano, desta vez com o novo XD, que eu mesmo ajudei a eleger, e o Volkswagen ID.Buzz, que foi eleito Furgão Internacional do Ano 2023. Hanover, só daqui a dois anos! Para o ano, será em Lyon.

r.carvalho@grupov.com

3
ESPECIAL COMERCIAIS

VW ID BUZZ CARGO

O estilo é (quase) tudo

Eleito Furgão do Ano 2023 em pleno IAA Transportation, o Volkswagen ID.Buzz Cargo junta o estilo vanguardista de um carro elétrico com as qualidade de trabalho de um bom furgão de mercadorias, e fá-lo com a mestria de os conciliar com uma boa autonomia e com uma facilidade trabalho inovadora.

POR RICARDO CARVALHO

Com este novo modelo, a Volkswagen reforça a aposta no segmento dos furgões elétricos, que tem vindo a crescer exponencialmente, em vendas e em opções. As regras que estes modelos devem seguir para triunfar são muito claras: dispor de um grande compartimento de carga e oferecer boas capacidades mecânicas, tanto em prestações como em autonomia.

Totalmente inspirada na versão de passageiros, esta versão comercial é idêntica, mas sem os vidros em toda a zona tra-

seira. São ambas desenvolvidas sob a plataforma MEB e seguem a mesma linha de design que reinterpreta a imagem da T1 de há décadas, mas com um estilo mais moderno.

Há diferença nas cores, com uma só opção bi tom que combina o Starlight Blue Metallic com o Candy White. Uma peculiaridade é o facto de poder contar com os pára-choques em plástico negro, o que evidencia uma imagem mais parecida com a de um furgão básico convencional. Para além disso, as dimensões não mudam neste Volkswagen

ID Buzz, de maneira que mantém os 4712 mm de comprimento, os 2212 mm de largura e os 2989 mm de distância entre eixos. A única diferença está na altura que cresce levemente até aos 1932 mm. Ainda assim, esta alteração é impercetível.

Basicamente, boa parte do habitáculo deste furgão é utilizado para transportar carga. Propõe um volume de 4,3 m3, com a possibilidade de contar com até 650 kg no seu interior. A ideia é que estes valores sejam fatores positivos para as empresas que não trabalham com cargas mui-

to pesadas e que rolem maioritariamente em cidade.

Já no interior, esta versão Cargo não é totalmente igual à configuração de passageiros. O tecido que a reveste é mais robusto e resistente e à frente encontramos três lugares, um banco duplo e o do condutor, que é individual. Opcionalmente, propõe dois lugares dianteiros, com bancos independentes. Conta com uma porta lateral deslizante e um portão traseiro que abre para cima.

204

CV E MAIS DE 400 KM

A mecânica também é praticamente igual à da versão de passageiros. O motor da Volkswagen ID.Buzz Cargo é o mesmo elétrico de 204 CV associado a uma bateria de 77 kW, e como o peso é semelhante entre as duas versões, 2352 kg da Cargo

4
CONTACTO

A imagem de marca dos elétricos VW é bem evidene neste tablier. Os modelos ID são todos muito parecidos

O acesso à área de carga é feito a partir de um portão da caixa que abre para cima. A volumetria chega aos 4,3 m3 com acessos amplos e intuitivos

AGRACIADO COM O TROFÉU DE FURGÃO DO ANO 2023 (IVOTY)

Carsten Intra, Diretor Executivo da Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV), recebeu o prémio entregue por Jarlath Sweeney, Presidente da IVOTY, no evento de abertura da VDA, “Stars Of The Year”, durante o Salão de Hanover. O ID. Buzz Cargo recebeu este prémio internacional ainda antes de ser lançado no mercado. O veículo foi desenvolvido exclusivamente para transporte elétrico a bateria e vai ser entregue aos clientes com um balanço neutro de CO2. Carsten Intra: “Sentimo-nos honrados e orgulhosos por receber este prémio para o ID. Buzz Cargo. Um muito obrigado! ao júri IVOTY e a todos na Volkswagen Veículos Comerciais que contribuíram para criar o ID. Buzz Cargo, o melhor da sua classe.” O presidente da IVOTY, Jarlath Sweeney, entregou o prémio em nome dos 34 jornalistas internacionais de veículos comerciais que compõem o júri da IVOTY: “Não é muito comum que o concept de um modelo totalmente novo surja e desperte tanta atenção no mercado. Parabéns à equipa de desenvolvimento da Volkswagen Veículos Comerciais pela criação deste veículo único.”

face a 2459 kg do Pro, o comportamento é parecido. Nem sequer existem grandes diferenças na autonomia. Na versão de trabalho podemos percorrer cerca de 414 km com uma só carga da bateria em ciclo misto WLTP. A maior discrepância entre ambas

as versões acontece no preço. As primeiras unidades dos novos membros da família ID. chegam a Portugal neste outono, com o preço inicial de 66.500 euros para o ID. Buzz First Edition e 46.500 euros + iva para o ID. Buzz Cargo First Edition.

5
A caixa de carga permite acomodar até duas europaletes com facilidade.

Demonstração de

A Scania apresentou-se no IAA Transportation de 2022 com várias soluções de transporte sustentáveis. Foram catorze os veículos expostos dentro de três áreas distintas. Estivemos lá e contamos-lhe tudo.

AScania regressou à primeira feira IAA (Salão de Veículos Comerciais e Pesados) desde 2018, e fez uma demonstração massiva da sua capacidade de fornecimento de soluções de transporte sustentáveis. Foram catorze os veículos que estiveram em exposição em três áreas diferentes. Todos se encaixam numa estrutura de serviços que pretende oferecer a mais ampla gama do setor para clientes que desejam reduzir a sua pegada de CO2, com a melhor economia operacional global. A Scania aborda a crise climática com

uma oferta de valor sustentável ao cliente com base na eficiência de combustível, eletrificação e serviços digitais, como o novo portal “My Scania”.

Durante muitos anos, a marca sueca transmitiu a mensagem de que não existe uma solução mágica disponível para o setor dos transportes no combate às mudanças climáticas. De acordo com a Scania, combustíveis livres de fósseis como o biometano e o HVO desempenham um papel importante no sentido de alcançar metas de redução de CO2

A parte central do espaço da marca foi utilizado para expor

a ampla oferta de serviços digitais e conectados e ainda soluções de carregamento. Foram dois os serviços que fizeram a estreia na IAA: My Scania e a app Scania Driver.

PARA TODOS OS GOSTOS

Quanto a veículos, a marca sueca mostrou catorze no seu espaço. No lado da eletrificação, teve em exposição quatro veículos elétricos a bateria em ambientes fechados: uma unidade do novo BEV para fins regionais, um autocarro BEV e dois camiões BEV para aplicações urbanas.

ESTREIA
POR
RICARDO CARVALHO SCANIA IAA 2022

força

A extensa linha de veículos na IAA testemunha a ampla gama que a Scania tem para oferecer, não apenas no lado BEV: oito camiões ICE, dos quais dois V8s, três veículos que possuem a cadeia cinemática Super (a mais recente do portfolio da marca) e um camião de biometano, representando os dois novos motores a gás que a Scania está a introduzir.

Já no espaço de 800 m2 ao ar livre, eram cinco os veículos em exposição. Entre eles encontrava-se um basculante urbano BEV com as conhecidas caraterísticas do Scania XT, que são a robustez e a durabilidade. Estava acompanhado por um irmão XT convencional com um motor Scania V8, além de um trator V8 para transporte pesado e um autocarro da Irizar.

7
A Scania revelou a sua aposta forte nos elétricos, sem esquecer os camiões a combustão e os V8

MERCEDES-BENZ EACTROS LONGHAUL

Longo curso a eletricidade

A Mercedes-Benz apresentou o seu camião elétrico mais capaz: o eActros LongHaul promete 500 km de autonomia graças a uma bateria de 600 kWh que admite carga últra rápida de 1 Megawatt de potência.

AMercedes-Benz apresentou o seu camião elétrico mais potente e mais autónomo, no sentido de conseguir percorrer mais quilómetros com uma só carga. Chama-se eActros LongHaul e pretende ajudar a marca a alcançar a estratégia de alcançar a neutralidade de emissões de CO2 em conjunto com outros lançamentos previstos para breve. É o camião elétrico de grande tonelagem e longo curso por excelência e promete entrar em produção até 2024. Quando for lançado terá cerca de 500 km de autonomia com um só carregamento.

Conta com três módulos de baterias que proporcionam mais de 600 kWh de capacidade instalada ou bruta. As baterias utilizadas por este eActros são novas e contam com células de fosfato de lítio ferro (LFP), uma tecnologia que se carateriza por uma maior vida útil e menor custo de produção em comparação com as células de NCM ou NCA, porque não contam na sua composição com níquel e cobalto. Têm menor densidade energética, mas em veículos elétricos de grande dimensões este aspeto é menos relevante do que nos carros ligeiros, onde o espaço disponível para as montar é muito mais reduzido.

CARREGAMENTO RÁPIDO

As baterias do eActros LongHaul de produção podem ser carregadas de 20 a 80% em menos de 30 minutos, sempre que sejam ligadas a um posto de carga rápida de 1 Megawatt (MW) de po-

tência. Efetivamente, este modelo terá carga ultra potente com 1 MW de potência máxima em corrente contínua. Desta forma, pode ser carregada uma parte importante da bateria no tempo de descanso obrigatório que os condutores devem conduzir.

Os três módulos de baterias alimentam dois motores elétricos integrados num novo eixo desenvolvido para o efeito, e produzem 400 kW de potência contínua e 600 kW de potência máxima (816 CV). A marca ainda não anunciou mais detalhes técnicos sobre os motores. Sabemos apenas que a MercedesBenz também produzirá versões rígidas deste modelo logo desde o lançamento no mercado.

O design do concept apresentado será o mesmo que veremos neste tipo de veículos do construtor, com uma franja de luz LED na secção dianteira e uma grelha totalmente carenada. Não há motor de combustão, por isso não é necessária a entrada de tanto ar pela secção dianteira.

No próximo ano, vão começas os primeiros testes reais com clientes e em 2024 começará a produção em série. Será produzido na sua totalidade na fábrica da Daimler Truck em Wörth. Isto inclui a instalação de todos os componentes elétricos. Este facto permite uma elevada capacidade de produção e a produção paralela de camiões convencionais a gasóleo e de elétricos, na mesma linha de montagem.

Em 2030, os veículos comerciais de emissões zero (ou seja elétricos) deveriam representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE.

8
ESTREIA
POR RICARDO CARVALHO
Este é o primeiro veículo pesado com carregamento a 1 Megawatt

LOADING THE FUTURE

Discover Ford Trucks’ technological movement Generation F on fordtrucksglobal.com and follow us on social media.

NIKOLA TRE E IVECO eDAILY

Elétricos no topo

Num amplo stand com mais de 4300 m2, a Iveco revelou no IAA como a tecnologia se está a reinventar para descarbonizar a mobilidade, ao mesmo tempo que oferece ao cliente soluções adaptadas ao seu negócio. A Iveco destacou-se pela nova eDaily e pelo Nikola Tre BEV.

Para reforçar a sua declaração de intenções, a Iveco lançou dois produtos chave no seu percurso em direção à sustentabilidade: a inovadora eDaily e a versão europeia 4x2 Artic do Nikola Tre BEV.

A cidade de Hanover acolheu a apresentação oficial da ver-

são 100% elétrica da Daily, que será proposta em toda o leque de carroçarias disponíveis: furgão, chassis-cabina e minibus, desde as 3,5 toneladas até às 7,2. Mantém todas as caraterísticas da Daily, o pequeno camião, mas acrescenta um conjunto de baterias totalmente modulares de 37 kWh, que per-

mite otimizar a autonomia e que fazem com que este modelo se adapte a todo o tipo de missões.

A nova eDaily abre ainda novos caminhos ao introduzir os veículos elétricos no setor dos carroçados. Isto significa que pode alimentar unidades de refrigeração, gruas e outras su-

perestruturas, até mesmo as mais exigentes, como para a recolha de resíduos ou plataformas aéreas.

A marca italiana propõe ainda um completo ecossistema de serviços nesta eDaily, que ajudam o cliente a encontrar o caminho mais fácil para a e-mobilidade. Estes serviços incluem

10
ESTREIA
O NIKOLA TRE É ELÉTRICO E TEM POR BASE O IVECO S-WAY.
RICARDO CARVALHO
POR

a aplicação eDaily Routing, que interage com o veículo para prever a autonomia do mesmo, os carregamentos necessários para chegar ao destino e a hora exata da chegada. Já a aplicação Iveco On Easy Daily, integrada no assistente de voz do condutor Iveco Driver Pal, oferece informa-

Tablier distintos mas funcionais. A eDaily não muda quase nada em relação ao modelo base. O Nikola Tre apresenta um design moderno e muto tátil

ções específicas para os veículos elétricos, como o estado do veículo, o nível de bateria, a programação remota do carregamento ou o pré-aquecimento.

CAMIÃO DO FUTURO

A marca italiana mostrou ainda a versão europeia e final

4x2 Artic do Nikola Tre BEV, o camião de longo curso elétrico que promete enfrentar sem medos um amplo leque de tarefas. O trator, que tem uma distância entre eixos de 4021 mm, conta com 9 bateria de armazenamento de energia num total de 738 kWh, o que permite contar com uma autonomia de aproximadamente 530 km. O carregamento (10-90%) demora “apenas” 162 minutos, no caso de utilizar um carregador de 175 kW.

Com um total de 738 kWh de energia e uma potência contínua de 480 Kw provenientes do e-Axle da FPT Industrial, conta com a potência, o binário e a autonomia suficientes para entregas em cidade, mas também no âmbito regional ou nacional.

Cada detalhe da cabina do Tre, foi desenhado para me-

lhorar a vida do condutor, com um ambiente espaçoso e bem distribuído, repleto de elementos de conforto e de funcionalidades avançadas. O sistema de infoentertenimento tem por base tecnologia da própria Nikola e o aspeto do tablier é do mais moderno que já vimos neste tipo de veículos.

A FUEL CELL

Outra novidade dava pelo nome de Nikola Tre FCEV Artic 6x2, em versão a hidrogénio e com uma nova cabina para melhorar a aerodinâmica. A distância entre eixos é de 3932 mm, pode albergar aproximadamente 70 kg úteis de hidrogénio a 700 bar de pressão. Esta capacidade, em conjunto com o tempo de abastecimento de menos de 20 minutos, permite uma autonomia de até 800 km.

A autonomia da eDaily chega aos 350 km, uma evolução face à anterior.
,p

O Actros L Edition 3

ENJOY MORE.

Para todos os que merecem mais. Mais design. Mais conforto. Mais Actros L. Desfrute de uma experiência de condução e emoções puras com o Edition 3. Saiba mais em mercedes-benz-trucks.com

#GetMore

FORD TRUCKS

Descarbonizar o setor

A Ford Trucks revelou no Salão de Veículos Comerciais de Hanover (IAA Transportation 2022) o seu primeiro camião 100% elétrico com vista à descarbonização do setor dos transportes pesados de mercadorias.

ESTREIA
RICARDO CARVALHO 14
POR

Com mais de 50 anos de experiência no fabrico de veículos pesados, a Ford Trucks apresentou o seu movimento de transformação Geração F, que inclui um roteiro de soluções de transporte isentas de emissões, com especificações e caraterísticas novas que vão assegurar que a empresa mantenha a sua posição na produção, conceção

e desenvolvimento de produtos. Recorrendo ao F-Max, a Ford Trucks demonstra os seus mais recentes avanços no caminho para alcançar o transporte de mercadorias com emissões zero, interligados e autónomos. Recorde-se que a Ford Trucks é uma das companhias empenhadas no cumprimento dos objetivos anunciados pela Declaração de Transição para o Transporte de Mercadorias com Emissões Zero da ACEA: vender apenas veículos comerciais pesados com emissões zero até 2040. O novo camião elétrico da Ford tem uma capacidade de carga entre 18 e 26 toneladas, prometendo manobrabilidade melho-

rada e muitos benefícios em termos de custos de operação e de manutenção, graças à ausência de uma grande parte de componentes mecânicos de desgaste e de substituição. A Ford Trucks aponta mesmo que os custos de manutenção deverão decrescer em dois terços devido a menores necessidades neste capítulo.

50% DAS VENDAS

Serhan Turfan, vice-presidente da Ford Trucks, espera que o movimento Geração F permita que 50% das vendas de Ford Trucks na Europa sejam de veículos com emissões zero já em 2030. “De acordo com o Green Deal da UE e os objetivos de

sustentabilidade global da Ford, estamos a dar um grande passo em direção ao nosso objetivo de atingir as zero emissões até 2040, expandindo para os mercados europeus com os nossos veículos pesados elétricos. A curto prazo, o nosso propósito é atingir 50% das vendas europeias como veículos com emissões zero até 2030”.

Segundo o responsável, “um dos nossos grandes propósitos é ajudar a reduzir os custos operacionais e as emissões de carbono nos transportes rodoviários ao mesmo tempo que aumentamos a produtividade da frota”. “Reforçar a posição na Europa é a nossa principal prioridade”, salienta o responsável que perspetiva que a marca Ford Trucks alcance 50 países europeus em 2024.

Na IAA Transportation 2022, a equipa da Ford Trucks deu ainda a conhecer as novas tecnologias que desenvolveu para a condução interligada e autónoma, nas quais se incluem características como o ‘cruise control’ por GPS e o sistema multimédia, facilitando a vida aos condutores e gestores de frotas, com o intuito de manter os veículos na estrada e atingir 100% de tempo de utilização.

A felicidade nos olhos dos responsáveis

O camião elétrico da Ford Trucks vai começar por fazer coleta de resíduos. A autonomia será de 400 km.
da marca. Em Portrugal, a Ford Trucks tem conquistado espaço no mercado. Em vendas já está no Top 3

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.