
2 minute read
MERCEDES-BENZ EACTROS LONGHAUL Longo curso a eletricidade
A Mercedes-Benz apresentou o seu camião elétrico mais capaz: o eActros LongHaul promete 500 km de autonomia graças a uma bateria de 600 kWh que admite carga últra rápida de 1 Megawatt de potência.

Advertisement
AMercedes-Benz apresentou o seu camião elétrico mais potente e mais autónomo, no sentido de conseguir percorrer mais quilómetros com uma só carga. Chama-se eActros LongHaul e pretende ajudar a marca a alcançar a estratégia de alcançar a neutralidade de emissões de CO2 em conjunto com outros lançamentos previstos para breve. É o camião elétrico de grande tonelagem e longo curso por excelência e promete entrar em produção até 2024. Quando for lançado terá cerca de 500 km de autonomia com um só carregamento.

Conta com três módulos de baterias que proporcionam mais de 600 kWh de capacidade instalada ou bruta. As baterias utilizadas por este eActros são novas e contam com células de fosfato de lítio ferro (LFP), uma tecnologia que se carateriza por uma maior vida útil e menor custo de produção em comparação com as células de NCM ou NCA, porque não contam na sua composição com níquel e cobalto. Têm menor densidade energética, mas em veículos elétricos de grande dimensões este aspeto é menos relevante do que nos carros ligeiros, onde o espaço disponível para as montar é muito mais reduzido.
Carregamento R Pido
As baterias do eActros LongHaul de produção podem ser carregadas de 20 a 80% em menos de 30 minutos, sempre que sejam ligadas a um posto de carga rápida de 1 Megawatt (MW) de po- tência. Efetivamente, este modelo terá carga ultra potente com 1 MW de potência máxima em corrente contínua. Desta forma, pode ser carregada uma parte importante da bateria no tempo de descanso obrigatório que os condutores devem conduzir.
Os três módulos de baterias alimentam dois motores elétricos integrados num novo eixo desenvolvido para o efeito, e produzem 400 kW de potência contínua e 600 kW de potência máxima (816 CV). A marca ainda não anunciou mais detalhes técnicos sobre os motores. Sabemos apenas que a MercedesBenz também produzirá versões rígidas deste modelo logo desde o lançamento no mercado.
O design do concept apresentado será o mesmo que veremos neste tipo de veículos do construtor, com uma franja de luz LED na secção dianteira e uma grelha totalmente carenada. Não há motor de combustão, por isso não é necessária a entrada de tanto ar pela secção dianteira.
No próximo ano, vão começas os primeiros testes reais com clientes e em 2024 começará a produção em série. Será produzido na sua totalidade na fábrica da Daimler Truck em Wörth. Isto inclui a instalação de todos os componentes elétricos. Este facto permite uma elevada capacidade de produção e a produção paralela de camiões convencionais a gasóleo e de elétricos, na mesma linha de montagem.
Em 2030, os veículos comerciais de emissões zero (ou seja elétricos) deveriam representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE.
