
3 minute read
O estilo é (quase) tudo
Eleito Furgão do Ano 2023 em pleno IAA Transportation, o Volkswagen ID.Buzz Cargo junta o estilo vanguardista de um carro elétrico com as qualidade de trabalho de um bom furgão de mercadorias, e fá-lo com a mestria de os conciliar com uma boa autonomia e com uma facilidade trabalho inovadora.
POR RICARDO CARVALHO
Advertisement
Com este novo modelo, a Volkswagen reforça a aposta no segmento dos furgões elétricos, que tem vindo a crescer exponencialmente, em vendas e em opções. As regras que estes modelos devem seguir para triunfar são muito claras: dispor de um grande compartimento de carga e oferecer boas capacidades mecânicas, tanto em prestações como em autonomia.
Totalmente inspirada na versão de passageiros, esta versão comercial é idêntica, mas sem os vidros em toda a zona tra- seira. São ambas desenvolvidas sob a plataforma MEB e seguem a mesma linha de design que reinterpreta a imagem da T1 de há décadas, mas com um estilo mais moderno.
Há diferença nas cores, com uma só opção bi tom que combina o Starlight Blue Metallic com o Candy White. Uma peculiaridade é o facto de poder contar com os pára-choques em plástico negro, o que evidencia uma imagem mais parecida com a de um furgão básico convencional. Para além disso, as dimensões não mudam neste Volkswagen
ID Buzz, de maneira que mantém os 4712 mm de comprimento, os 2212 mm de largura e os 2989 mm de distância entre eixos. A única diferença está na altura que cresce levemente até aos 1932 mm. Ainda assim, esta alteração é impercetível.
Basicamente, boa parte do habitáculo deste furgão é utilizado para transportar carga. Propõe um volume de 4,3 m3, com a possibilidade de contar com até 650 kg no seu interior. A ideia é que estes valores sejam fatores positivos para as empresas que não trabalham com cargas mui- to pesadas e que rolem maioritariamente em cidade.
Já no interior, esta versão Cargo não é totalmente igual à configuração de passageiros. O tecido que a reveste é mais robusto e resistente e à frente encontramos três lugares, um banco duplo e o do condutor, que é individual. Opcionalmente, propõe dois lugares dianteiros, com bancos independentes. Conta com uma porta lateral deslizante e um portão traseiro que abre para cima.
204

Cv E Mais De 400 Km
A mecânica também é praticamente igual à da versão de passageiros. O motor da Volkswagen ID.Buzz Cargo é o mesmo elétrico de 204 CV associado a uma bateria de 77 kW, e como o peso é semelhante entre as duas versões, 2352 kg da Cargo
A imagem de marca dos elétricos VW é bem evidene neste tablier. Os modelos ID são todos muito parecidos




O acesso à área de carga é feito a partir de um portão da caixa que abre para cima. A volumetria chega aos 4,3 m3 com acessos amplos e intuitivos

AGRACIADO COM O TROFÉU DE FURGÃO DO ANO 2023 (IVOTY)
Carsten Intra, Diretor Executivo da Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV), recebeu o prémio entregue por Jarlath Sweeney, Presidente da IVOTY, no evento de abertura da VDA, “Stars Of The Year”, durante o Salão de Hanover. O ID. Buzz Cargo recebeu este prémio internacional ainda antes de ser lançado no mercado. O veículo foi desenvolvido exclusivamente para transporte elétrico a bateria e vai ser entregue aos clientes com um balanço neutro de CO2. Carsten Intra: “Sentimo-nos honrados e orgulhosos por receber este prémio para o ID. Buzz Cargo. Um muito obrigado! ao júri IVOTY e a todos na Volkswagen Veículos Comerciais que contribuíram para criar o ID. Buzz Cargo, o melhor da sua classe.” O presidente da IVOTY, Jarlath Sweeney, entregou o prémio em nome dos 34 jornalistas internacionais de veículos comerciais que compõem o júri da IVOTY: “Não é muito comum que o concept de um modelo totalmente novo surja e desperte tanta atenção no mercado. Parabéns à equipa de desenvolvimento da Volkswagen Veículos Comerciais pela criação deste veículo único.” face a 2459 kg do Pro, o comportamento é parecido. Nem sequer existem grandes diferenças na autonomia. Na versão de trabalho podemos percorrer cerca de 414 km com uma só carga da bateria em ciclo misto WLTP. A maior discrepância entre ambas as versões acontece no preço. As primeiras unidades dos novos membros da família ID. chegam a Portugal neste outono, com o preço inicial de 66.500 euros para o ID. Buzz First Edition e 46.500 euros + iva para o ID. Buzz Cargo First Edition.

