

mensagem do presidente
Ao assumir novamente a presidência da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Biênio 2023/2024, entendo a necessidade de ampliar e concretizar a relevância institucional da entidade junto a outras instituições e autoridades em Belo Horizonte e também no interior do Estado, além de focar na valorização de todos os 32 diretores da chapa e diretores regionais, que devem, constantemente, atuar em nome da AMIRT.
Outro ponto importante nesta gestão, junto ao meu vice-presidente, Bruno Torres, é capacitar os profissionais de rádio e televisão do interior de Minas, de forma EAD e presencial nos Encontros Regionais gratuitamente, com objetivo de instruir na implantação e atuação em todas as plataformas.
A AMIRT ainda buscará o cumprimento do reajuste anual do valor do preço negociado junto a Secretaria de Comunicação Social de Brasília (Secom) e Subsecretaria de Comunicação Social de Minas Gerais (Subsecom-MG). Além do retorno das mídias às TVs e rádios educativas, justa distribuição de verba, visto que 72% da população reside no interior. O retorno do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) também será outra ação para o fomento no setor da radiodifusão mineira.
Ainda iremos trabalhar com outros dois focos junto ao Ministério das Comunicações, Anatel e Governo Federal. O intuito é contribuir na mais breve atualização da legislação da radiodifusão de 1962, de forma a modernizar e dar agilidade aos radiodifusores, além de discutir o “marco regulatório das big techs e outras iniciativas”, desde direito autoral do nosso conteúdo até responsabilidade destes na divulgação dos conteúdos da mesma forma que somos hoje na legislação vigente.
Ainda no intuito de valorizar o meio, campanhas voltadas para a relevância do rádio e da TV serão lançadas, com material gráfico, digital, spots, vts, a cada 6 meses, para as equipes de venda do interior, de forma totalmente gratuita. Por fim, voltar a realizar os Encontros Regionais presenciais, sendo em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, no dia 18 de março, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em agosto, e Muriaé, na Zona da Mata, em novembro.
Com todas essas metas, a primeira revista de 2023 traz informações sobre a primeira campanha disponibilizada “Rádio tá ON – TV tá ON”, o último webinar, Leis de Incentivo à Cultura, concluído, a visita do vice-governador, Professor Matheus, a AMIRT, a presença da diretoria da associação na posse do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de valorizar rádios aniversariantes e trazer artigos focados para o meio.
Com a primeira edição do ano repleta de metas e recomeços, te desejo uma ótima leitura. Abraços!

Diretoria da AMIRT
Presidente: Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior
Rádio Brasileira de Divinópolis Ltda. - Divinópolis/MG
Vice-Presidente: Bruno Araújo Torres
Sociedade Rádio Montanhesa Ltda. - Viçosa/MG
Presidente de Honra: João Bosco Torres
Sociedade Rádio Montanhesa Ltda. – Viçosa/MG
Diretor Jurídico: Agostinho de Rezende Campos
Sociedade Rádio Carijós Ltda. - Conselheiro Lafaiete/MG
Diretora Artística: Cassia Maria Nunes Menezes
Rádio Antártida FM Ltda. – Itabira/MG
Diretora de Eventos: Valeria Zoroastro Nascimento Mendonça de Castilho
Rádio Vanguarda do Vale do Aço Ltda. – Ipatinga/MG
Diretor Divulgação: Rogério Silva Santos
Rede Mineira de Rádio e Televisão Ltda. – Uberlândia/MG
Diretor Comercial: André Luís da Costa Dias
Globo Comunicação e Participações S.A – Belo Horizonte/ MG
Diretor Técnico: Ildeu da Costa Pereira Júnior
Associação Televisão Educativa Poços de Caldas - Poços de Caldas/MG
Diretor de TV: Ottorino Dal Moro Neto
Rádio Voz do São Francisco Ltda./TV Norte – Januária/MG
1º Secretário: Afonso Henrique da Silva Lima
Rádio Clube de Itaúna Ltda. – Itaúna/MG
2º Secretário: Danilo Augusto Silveira
Sistema L.S. de Comunicação Ltda. - Poços de Caldas/MG
1º Tesoureiro: Luciano Pimenta Correa Peres
Rádio Onda Sul FM Stereo Ltda. - Carmo do Rio Claro/MG
2º Tesoureiro: Armando Guimarães Souto
Rádio Educadora de Montes Claros Ltda. - Montes Claros/ MG
Conselho Fiscal
Efetivos: José Roberto Ribeiro Jardim - Rádio Estância Ltda. - São Lourenço/MG; Thiago Martins de Almeida Rocha –Rádio Tropical Ltda. – Lagoa da Prata/MG; Renato Favilla Lucca de Paula - Rádio Difusora Ouro Fino Ltda. - Ouro Fino/MG.
Suplentes: Paulo Estevão de Chaves e Narciso – Rádio Montes Claros Ltda. – Montes Claros/MG; Valdirene Felix Pedrosa – Rádio Cultura de Uberlândia – Uberlândia/MG.
Editora: Gabrielle Junqueira (Reg.0022325/MG)
Redatores:
Victória Carvalho (Reg.0022631/MG), Alison Perpetuo (estagiário), Isabela Lana (estagiária)
Editoração gráfica: Naiara Alves
Revista Amirt 4
Conselho Consultivo
Efetivos: Arlindo Porto Neto - Radiopatos Ltda., Patos de Minas, MG; Emanuel Soares Carneiro - Rádio Extra de Belo Horizonte Ltda., Belo Horizonte, MG; Paulo Roberto Barros da Silva Filho –Rádio Sociedade Muriaé Ltda. Muriaé/MG, Diogo Dias Gonçalves - Rádio Itatiaia Ltda., Belo Horizonte/MG; Leonardo Drummond de Araújo – Sistema de Radiodifusão Araxá Ltda., Araxá/MG.
Suplentes: Valério Dias de Oliveira – Rádio Onda Norte FM Ltda., Janaúba/ MG, Eugenio Carneiro Rodrigues – Rádio Transmineral Ltda., Lambari/MG; Ronaldo Araújo Andrade – Fundação de Ensino e Tecnologia Alfenas, Alfenas/MG.
Diretores Regionais
Norte de Minas: Glauber Antônio Moreira Silva - Rádio Acayaca FM Stereo Ltda. - Diamantina/MG;
Noroeste de Minas: Paulo Otavio de Souza Santos Furtado – Sistema de Radiodifusão Veredas de Unaí Ltda. - Unaí/MG;
Jequitinhonha/Vale do Mucuri: Luiz Resende de Andrade – Rádio Progresso do Mucuri Ltda. - Teófilo Otoni/MG; Vale do Rio Doce Sul: Carlos Henrique Zoroastro Nascimento – Rádio Vanguarda do Vale do Aço Ltda - Ipatinga/MG; Vale do Rio Doce Norte: Albert Pinho Gonçalves – Fundação Educativa e Cultural Virginópolis – Virginópolis/MG.
Metropolitana de Belo Horizonte: Francisco Nivaldo Sales Bessa - SAR - Rádio Alvorada Ltda - Belo Horizonte/MG.
Zona da Mata: Jorge Josino Andrade de Aragão – Rádio Jornal Cidade de Juiz de Fora Ltda. Juiz de Fora/MG;
Campo das Vertentes: Bruno Gonçalves Mazzoni – Rádio Emboabas de Minas Gerais S/A. São João Del Rei/MG, Sul: Luiz Roberto da Silva, JCM Radiodifusão Eventos Ltda., Fama/MG;
Sul de Minas: Luiz Roberto da Silva – JCM Radiodifusão Eventos Ltda., - Fama/MG;
Sudoeste de Minas: Ney Bueno Júnior – Rádio Independência de Passos Ltda. - Passos/MG;
Oeste de Minas: Leandro Rodrigues Garcia Goulart – Sociedade Difusora Piumhiense Ltda. - Piumhi/MG.
Central Mineira: Tarcísio Diamantino da Costa – Sistema Nacional de Radiodifusão Ltda - Pedro Leopoldo/MG.
Triângulo Mineiro: Arnaldo Prata Filho - Super Som Uberaba FM Ltda.- Uberaba/MG.
Alto Paranaíba: Rodrigo de Melo Faria – Fundação Educativa e Cultural do Alto Paranaíba – Patos de Minas/MG.
Operador de Mídias Audiovisuais: Gleisson Correia
Contato para publicidade: (31) 98380-3017
nucleoamirt@terra.com.br
AMIRT: Rua dos Carijós 141 - 7 º andar Cep30120060
Belo Horizonte-MG; Redação: Telefax 31 3274-5700
webinar ‘Leis de Incentivo: Elaboração de Projetos Culturais para o fortalecimento da Economia Criativa’
Seminário foi on-line e aberto para todos os associados da AMIRT
Visando o conhecimento e desenvolvimento de seus associados, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) promoveu, no dia 19 de dezembro, o webinar ‘Leis de Incentivo: Elaboração de Projetos Culturais para o fortalecimento da Economia Criativa’. O intuito era incentivar os radiodifusores a conhecerem e adotarem o programa do Governo.
O seminário foi ministrado por Igor Arci, subsecretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Janaína Amaral Pereira da Silva, superintendente de Fomento Cultural Economia Criativa e Gastronomia, e José Oliveira Júnior, Diretor de Economia Criativa.
Os palestrantes apresentaram aos associados como eles podem fazer para ingressar com seus projetos culturais na Lei de Incentivo à Cultura, além de detalhar a lei e as maneiras em que ela potencializa e fomenta o setor do Estado. Os ministrantes também apresentaram dados que detalham os custos, que são cobertos pelo governo e a geração de renda que a lei carrega para a economia criativa e para os radiodifusores.
A Consultora de Projetos de Cultura de Turismo, Direitos Humanos e Projetos Especiais, Sandra Helena, relatou a importância do webinar. “A iniciativa da AMIRT foi extremamente
assertiva, sobretudo buscando alcançar diretamente as emissoras de rádio e TV, oportunizando as empresas de comunicação a visualizar de forma clara as possibilidades de captar recursos para valorizar a cultura do seu município, de Minas e do Brasil. Também para nós que já trabalhamos na área cultural com consultoria e elaboração de projetos. Uma ação como está nos deixa cada vez mais atualizados, preparados e seguros para buscar os recursos através das leis de incentivo e outros mecanismos.”

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, também destacou a relevância de conhecer sobre a lei. “A grande importância é a de garantir a descentralização dos recursos. Através do webinar, conseguimos capacitar artistas, profissionais técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares. Também podemos estimular estudiosos, trabalhadoras e trabalhadores das diversas expressões artísticas e culturais que são pessoas diretamente responsáveis pela execução de projetos de promoção e valorização das diversas manifestações da cultura mineira, nos nossos 853 municípios.”
Leônidas Oliveira ainda disse que esse incentivo pode gerar novos empregos e projetos culturais com
premiações pelo mundo. “Quanto mais empreendedores culturais capacitados maiores possibilidades para que os projetos sejam de boa qualidade. Esse conhecimento aumenta as oportunidades de os agentes culturais serem beneficiados pelos recursos do Sistema de Financiamento à Cultura (SIFC), aumentando, assim, a própria produção cultural do Estado e descentralizando e democratizando a cultura em Minas Gerais.”
O subsecretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Igor Arci, frisou da mesma forma a ação. “A AMIRT muito obrigado inclusive pelo convite, para que a gente consiga fazer mais parcerias como essa. Porque cada vez mais pessoas capacitadas no nosso Estado, sobretudo, instituições tão importantes como a AMIRT no nosso território fazem com que a gente tenha projetos cada vez mais bem elaborados, desde sua prestação de contas, que inicia o projeto e sua proposta cultural, até sua entrega depois do objeto cultural executado. Eu espero que seja de valia essa capacitação, estamos aqui empenhados para que possamos fazer nosso melhor”
Assista ao webinar:
Conector de comunicação com o microcomputador via USB e Ethernet (Opcional) no painel traseiro;

















‘Novas Ondas do Rádio’ leva insights valiosos para o mercado de comunicação

Pesquisa inédita reuniu dados sobre o consumo de rádio no interior de Minas Gerais
Já imaginou ter acesso a dados inéditos sobre o comportamento da audiência de um dos meios de comunicação mais antigos do país? Esse era um sonho da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), que sabia o impacto que poderia gerar com a concretização da ideia.
Além do benefício às rádios, que há anos traçaram caminhos com base em impressões individualistas, a pesquisa levou insights as mais diversas esferas da sociedade mineira, permitindo que comunicadores, empresários e autoridades públicas fizessem uma análise aprofundada de cada aspecto, como comportamento da audiência, regionalidade e alcance. Cerca de 600 mídia kits foram enviados.

Para Lucélia Morioka, superintendente de Publicidade da Subsecretaria de Comunicação Social (Subsecom-MG), sem uma pesquisa de comunicação para o entendimento do consumo de mídia, não se torna possível uma comunicação efetiva, então o impacto dos dados foi muito positivo. “A alocação da verba publicitária para campanhas deve ser baseada em critérios técnicos para se alcançar a eficácia da comunicação. Então a informação de que no interior de Minas Gerais, 7 em cada 10 mineiros têm preferência pela música sertaneja, por exemplo, chama atenção para orientar parte de nossas estratégias de comunicação”, destacou.
Já o deputado estadual e defensor das causas da radiodifusão no Estado, Mauro Tramonte, do Republicanos, enfatizou a utilização do rádio como meio de democratizar o acesso à informação, inclusive, sobre o trabalho da ALMG. “O rádio é uma das formas de prestarmos contas à população do trabalho que realizamos em prol de minas e dos mineiros”.
Em uma perspectiva do mercado, o meio, que sempre foi um aliado na aproximação das marcas com o público, dessa vez, trouxe detalhes sobre suas potencialidades: 82% da audiência do interior de Minas se lembra de
propagandas ouvidas em áudio, sendo que 52% destacaram que elas ficam mais marcantes se estiverem veiculadas nas rádios, através de locutores especializados.
Para quem acompanhou de perto a realização da pesquisa sente que algo que já era premeditado ficou concreto, permitindo a desmistificação sobre o que é falado sobre o rádio: “Agora temos uma ferramenta para mostrar o que já sabemos. Agora a proposta é unir os esforços em todo o Estado para uma valorização geral, algo que falta no meio da radiodifusão”, defende a jornalista e especialista em marketing e branding, Marina Alves.
Rádio: presença dinâmica no dia a dia do mineiro

Pesquisa Kantar Ibope Media reforça a importância e a versatilidade do meio
Em seus 100 anos de presença no mercado brasileiro, o rádio é um meio cada vez mais presente no dia a dia de seu ouvinte. Contrariando todas as expectativas e rompendo as barreiras, o meio se adaptou de forma ágil e com extrema naturalidade à um novo formato de consumo de conteúdo.
Esse processo de adaptação após o advento da internet e a democratização do uso pelas mais diversas camadas sociais afetou diretamente as mídias tradicionais. Vimos inúmeras empresas de comunicação encerrarem suas atividades. Mas ao contrário do julgamento inicial de que “a internet foi uma concorrência desleal para as outras mídias”, essa análise precisa se aprofundar para além do senso comum.
Falamos aqui das mídias tradicionais como negócio. É preciso analisar estrategicamente: como o rádio, a TV e o jornal ainda são relevantes e presentes no dia a dia? E aqui cabe fazer o exercício de se colocar no lugar do público consumidor. Quem melhor fez esse exercício se adaptou e fez da tecnologia um potencializador de seu alcance.
E quem tem mais potencial para isso é o rádio. Primeiro pela possibilidade de ser visual. Segundo porque tem agilidade e dinamismo. E o terceiro ponto aqui ressaltado ainda gerava dúvida em anunciantes e até em profissionais do meio: o rádio tem muita audiência. E não é achismo: a pesquisa Ibope feita todos os anos em todo o Brasil nos surpreende sempre com números cada vez mais expressivos sobre o consumo do meio.
E agora o interior de Minas tem uma pesquisa inédita e exclusiva com um recorte extremante relevante para o meio no estado. Em uma iniciativa inovadora, a Amirt deu de presente a radiodifusores, anunciantes e profissionais do rádio um levantamento importante para reforçar a potência da presença do rádio no nosso dia a dia.
Os números são impactantes: 3 a cada 4 mineiros ouvem rádio. 40% o consomem por duas horas ou mais.
Enquanto 57% são ouvintes há mais de 20 anos, o rádio impacta também as novas gerações: 42% dos ouvintes tem de 12 a 19 anos e adquiriu o hábito de ouvir rádio há 3 anos ou menos.
E quando o assunto é credibilidade a pesquisa ainda reforça o meio como grande aliado no combate a desinformação: 82% dos mineiros do interior do estado confiam no que ouvem no rádio. E 89% o consideram importante no dia a dia.
O rádio é presente na rotina dos mineiros, é importante e tem credibilidade. Mas para além da relevância, o rádio vende. As campanhas com mídias em rádio têm um excelente percentual de recall de marca: 87% se lembra de ouvir algum comercial. E não é só lembrança de marca: 52% dos ouvintes afirma ter comprado ou pesquisado algum produto depois de ouvir alguma propaganda no meio.
Os números não mentem. É preciso que radiodifusores, anunciantes e toda a comunidade envolvida pelo rádio esteja ciente desses dados e que compartilhem essas informações. E boa notícia para dar é o que não falta. Viva o Rádio e toda a sua potência!
AMIRT lança campanha de valorização do rádio e da TV
As emissoras associadas podem utilizar o material gratuitamente
vivenciamos. Isso fica expresso tanto pela narrativa desenvolvida, quanto pela linguagem adotada para transmitir a mensagem, utilizando uma estética leve e descontraída, bastante característica do ambiente digital, para demonstrar que, mais do que nunca, estamos todos conectados, estamos todos “ON”, em todas as plataformas”, destacou o diretor presidente da agência, Cláudio Dutra.
Além disso, um spot com quatro versões do jingle (Rock/Pop, Sertanejo, Samba/Pagode e Samba/Soul) foi desenvolvido. Já para as redes sociais, Instagram e Facebook, são 20 cards.
Cláudio Dutra ainda ressaltou a importâncias de as emissoras utilizarem a campanha. “Por se tratar de uma campanha voltada à valorização dos meios representados pela AMIRT, com foco na sensibilização dos anunciantes e no engajamento dos ouvintes e telespectadores, acredito que a veiculação da campanha certamente poderá contribuir para a atração de novos investimentos publicitários e, portanto, também para a melhoria da qualidade dos conteúdos produzidos. Assim, quanto mais massivamente a mensagem for disseminada, melhores e mais eficazes serão os seus resultados.”
AAssociação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) lançou, no dia 29 de novembro de 2022, durante o webinar ‘O Rádio em Minas Gerais’, a campanha institucional ‘O Rádio tá ON – a TV tá ON’.
O objetivo da ação é valorizar os veículos de comunicação. Ao todo, a Marcca Comunicação, responsável pela criação e desenvolvimento da campanha, disponibilizou três VTs, sendo um de 60’’, outro de 30’’ e um com formato para as redes sociais.
“A campanha “O Rádio tá ON - a TV tá ON” foi criada e produzida com o propósito principal de fortalecer a percepção de que os meios televisão e rádio estão acompanhando - e mesmo liderando, em alguns casos - as transformações tecnológicas que ocorrem em todas as dimensões da sociedade contemporânea. Com isso, pretende-se desconstruir alguns conceitos equivocados, como a falsa ideia de separação entre meios de comunicação “on line” e “off line”, pois já não corresponde à realidade que

Luciano Pimenta, ex-presidente da AMIRT, frisou a relevância de encomendar uma campanha deste tipo para as emissoras associadas. “Pensamos nessa campanha para que os associados pudessem valorizar o meio, incentivar novos anunciantes e mostrar aos ouvintes o quanto o veículo de comunicação segue atual e vivo.”
Todos os materiais podem ser utilizados pelas emissoras afiliadas à AMIRT, gratuitamente.
Baixe os materiais:

Centrominas completa 31 anos sob um novo comando
ACentrominas FM completou 31 anos de existência no dia 18 de janeiro. A rádio que é de Curvelo, região Central de Minas, tem como slogan “A rádio do seu coração”. A emissora busca levar qua-

lidade nas notícias, companhia aos ouvintes, alegria nas casas, além da religiosidade para os mineiros. Neste ano, a rádio completa 3 anos da nova direção, comandada pela Mitra Arquidiocesana, antigamente era presidida pelo grupo Nelson Rocha de Comunicação. Após a compra, a Centrominas se inovou, mudou de sede, ganhou novos equipamentos, estúdio panorâmico com projeto inspirado em grandes emissoras de rádio.
Com o avanço da tecnologia e dos novos meios de comunicação, a Centrominas buscou se adequar para se manter no topo e com muita qualidade, em Curvelo. Para isso, eles
ingressaram nas redes sociais, além da criação de um site. A emissora também produz conteúdo de áudio e vídeo para ser visto e acessado nessas redes, faz promoções e interações para ter essa conexão com todos os públicos.
Visando prosseguir com seu trabalho inovador, a Centrominas realizou um mega show de prêmios para os ouvintes, através de parcerias com grandes empresas e artistas para comemorar os 3 anos da nova direção. Além disso, a Centrominas vai expandir o seu alcance com sua nova antena, em 2023.

Há três décadas, rádio de Resplendor busca sempre se inovar
fundar a rádio veio de Sílvio Martins Fagundes com seu irmão Valdir Martins Fagundes. O projeto foi elaborado pelo engenheiro Smith Andrade, além do apoio do ex-prefeito de Resplendor Gilmar Furtado Dias e do Deputado Federal José Santana.
Arádio 92,1 FM foi ao ar no dia 27 de fevereiro de 1993, na cidade de Resplendor, na região do Vale do Rio Doce. A ideia de
Para a 92,1 FM, estar antenado às tecnologias e ao mercado é primordial para se reinventar e buscar ampliar cada vez mais o seu público. A rádio tem como credibilidade a sua comunicação e tratamento com parceiros e ouvintes.
Ao longo dos anos, a 92,1 FM se adequou aos novos moldes de se comunicar com seus ouvintes, eles ingressaram nas redes sociais, buscando mais amplitude com seu público. No ano de 2023, as principais novidades para a emissora são: “entregar ao ouvinte e aos nossos parceiros ainda mais qualidade no ar, o rádio é muito espontâneo e muito presente, por isso, os nossos projetos e objetivos e sempre está atento a estas evoluções.”
30 anos da 92,1 FM, ‘a sua rádio’
“A rádio do seu coração”, levando alegria aos moradores de CurveloFoto: Divulgação/Centrominas Foto: Divulgação/92,1 FM


55 anos da Rádio Educadora de Coronel Fabriciano
Primeira emissora do Vale do Aço permanece ‘viva, atuante e presente’
Fundada pelo padre Marcos Fernandes Gabiroba, a rádio opera, oficialmente, desde o dia 12 de março de 1968 e carrega o título de ser a primeira emissora do Vale do Aço. Tamanha responsabilidade vem carregada também de boas histórias. Hoje, sob direção do padre Evaldo César Souza, a rádio opera nos formatos AM e FM e não se limita ao objetivo de evangelizar, mas serve também como um amplificador para
prestações de serviços na região. “O bonito da história da rádio educadora é que apesar das dificuldades, ela continua ousada no trabalho de comunicação e difusão de informações”, destaca padre Evaldo.
O padre se orgulha da equipe. “Existem desafios, como todas as rádios, as questões comerciais e mão de obra qualificada é uma questão, mas não abrimos mão de lutar pela qualidade em primeiro lugar”, finaliza.
41 anos da Vanguarda, a rádio do Vale do Aço

A história é contada por Jotha Pinheiro, funcionário na emissora há 31 anos
Com sede em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, a Vanguarda foi a primeira rádio do município, fundada, em 28 de abril de1982, pelo publicitário e radialista, Ulisses do Nascimento, quando ainda era sócio fundador da Rádio Itatiaia, ao lado de Januário Carneiro.
Jotha Pinheiro é locutor, coordenador e produtor de peças
publicitárias e conta que chegou à rádio com 17 anos. Um ano depois ele já era conhecido como o “repórter da alegria” por causa do programa “O Sul do Povo”. Com os anos, Jotha ocupou diversos cargos, até se tornar locutor oficial do programa ‘Boa Tarde Vale’, que assina desde 2002 e então ser um dos braços direitos da diretoria.
Com tantos anos de casa e declaradamente apaixonado pelo rádio, ele destaca as mudanças no âmbito técnico: “sou do tempo do vinil e da fita de rolo, passei também pelo md, cd e depois para o computador, que foi como a chegada da luz elétrica onde se usava lamparina”, compara com humor.
Hoje com ampla audiência, a rádio tem programação dinâmica e diversificada e, ao completar 41 anos, pretende “acompanhar a tecnologia, sem perder o calor humano”. Ele também destaca a emissora como uma aliada na democratização do protagonismo e lugar de fala: “A rádio funciona como a boca povo. Vamos continuar trazendo os apelos dos ouvintes na programação, além de levar conforto e ânimo em cada palavra.”
Com duas emissoras do grupo já no FM, a Líder FM e a Grande Vale, esse ano a Vanguarda AM também pretende migrar e otimizar a qualidade e alcance da programação.

Sinapro-MG homenageia Mayrinck Júnior com título de ‘Personalidade da
Propaganda’
Homenagem aconteceu no tradicional ‘Encontro Anual da Propaganda’ da entidade
Posse da nova diretoria
A diretoria que vai guiar a instituição no triênio 2023/2025, representada por Gustavo Faria, foi empossada no encontro. No discurso de posse, Gustavo destacou a atuação fundamental de André Lacerda, seu antecessor, na história da propaganda mineira:
“É um desafio grande substituir um presidente tão marcante quanto o André. Ele foi um líder que conquistou o respeito que a gente precisava no mercado. Agora é trabalhar para trazer as inovações que vem de fora e preparar uma nova geração de líderes para assumir o mercado, que muda todos os dias.”
OSindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG) reuniu a comunicação mineira em mais um Encontro Anual da Propaganda. O evento, que aconteceu em Belo Horizonte, no dia 1º de dezembro de 2022, contou com a posse da nova diretoria e homenageou figuras importantes para o mercado.
O presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, foi um dos homenageados durante a solenidade com o título de “Personalidade da Propaganda de 2022”.


O reconhecimento faz alusão a parceria da AMIRT junto ao Sindicato, no trabalho de integrar as rádios do interior do Estado as mais diversas oportunidades de expansão através da publicidade. “Esse é um incentivo para fazer mais ainda e reforçar o compromisso de desenvolver a radiodifusão em Minas”, destacou o presidente.
O presidente da Câmara de Comunicação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, Rodrigo Silva Fernandes, e o presidente do Sindicato de Emissoras de Rádio e Televisão de Minas Gerais – SERT-MG, Francisco Bessa, também receberam reconhecimento por fortalecer o segmento através de suas gestões.
André destacou o cenário que vem sendo estruturado ao longo dos anos. “Estamos construindo um planejamento muito forte para que a gente possa obter uma união cada vez maior das agências e aumentar a representatividade do segmento e, consequentemente, melhorar exponencialmente o relacionamento com veículos, anunciantes e ambientes de negócios da propaganda.”
AMIRT marca presença na posse do Procurador-Geral de Justiça, o mineiro Jarbas Soares Júnior
Vice-presidente e diretor da entidade estiveram presentes
sente na posse do Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, para o Biênio 2023-2024. A solenidade realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) aconteceu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
da democracia. [...] Atentar contra a democracia é acinte, é menoscabo, é lesa-a-pátria”, disse. O vice-presidente da AMIRT, Bruno Torres, destacou o papel importante que a entidade tem com os órgãos públicos do Estado.
No dia 12 dezembro de 2022, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) esteve pre-
Natural de Montes Claros e criado na cidade de São Francisco, no Norte do Estado, Jarbas Soares Júnior destacou a importância da democracia para a vida em sociedade, por ser instrumento de garantia de direitos e fortalecimento da Justiça, em seu discurso. “Não há outro caminho fora
“Nos próximos dois anos, temos o pensamento de fortalecer o contato e o relacionamento da AMIRT com as instituições de Estado, sempre com interesse em defender os interesses dos radiodifusores”, afirma.

Despedida do ex-presidente da AMIRT marca a confraternização de fim de ano da entidade
Autoridades e lideranças estiveram presentes no almoço

AAssociação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) realizou, no dia 14 dezembro de 2022, em Belo Horizonte, uma confraternização com diversas lideranças do setor da comunicação no Estado. O encontro foi marcado pela despedida de Luciano Pimenta Corrêa Peres da presidência da entidade.
A confraternização foi a oportunidade da comunicação mineira se reencontrar para estreitar relacionamentos.
Autoridades como, Eduardo Mineiro, subsecretário de Comunicação Social e Eventos do Governo de Minas Gerais, Igor Eto, secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, e Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, estiveram presentes.
A solenidade contou também com a presença de várias personalidades como diretores regionais da AMIRT, lideranças de jornais e emissoras de rádio e TV, agências de propagandas,
representantes de sindicatos, entre outros.
Veja a reportagem:

Fortalecendo laços com o Governo de Minas
AMIRT recebeu em sua sede o vice-governador do Estado para tratar das demandas da radiodifusão
Foto: Divulgação/AMIRT
Estreitando laços com o Governo de Minas, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) se fez presente na cerimônia de posse de recondução do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. A solenidade ocorreu no dia 1º de janeiro de 2023, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O vice-presidente da AMIRT, Bruno Torres, juntamente com o Diretor Jurídico, Agostinho de Rezende Campos, representaram a entidade no evento. A solenidade deu início ao segundo mandato (2023 – 2026) de Zema à frente do Estado.


Ainda buscando fortalecer a radiodifusão de Minas Gerais, a AMIRT promoveu um encontro com o vice-governador, Mateus Simões, em sua sede, em Belo Horizonte. Na ocasião, os diretores da AMIRT apresentaram as principais demandas do meio, além da pesquisa exclusiva, encomendada pela associação à Kantar Ibope Media, sobre o consumo do rádio no interior de Minas Gerais.
“A vantagem de a gente ter a pesquisa na mão é porque ela transforma em realidade uma impressão que a gente já tinha. Em Minas Gerais, a frequência das pessoas no contato com o rádio, seja no veículo delas, seja pelo celular, seja pelo radinho de pilha mesmo, ainda é muito grande”, disse Mateus Simões.
Ainda sobre a pesquisa, o vice-governador falou da relevância do estudo para o conhecimento do governo. “A pesquisa foi importante para que a gente pudesse aumentar o investimento nosso em rádio, porque a gente passa a ter prova, estatística de que o nosso cidadão consome rádio e também para que a gente possa trabalhar na regionalização da comunicação.”
O presidente da AMIRT, Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, falou sobre a importância de receber o vice-governador na sede para apresentar as demandas dos radiodifusores. “Você pega a AMIRT, ela representa 408 emissoras
de rádio e televisão em todo o estado de Minas Gerais, então a importância de a associação fazer essa ligação com o Governo de Estado na defesa, na luta para as ações que as emissoras de rádio têm interesse é importante, porque desta forma nós começamos a prestar o serviço que essa emissora lá do interior não tem condição de chegar aqui e fazer.”
O vice-presidente da entidade, Bruno Torres, também exaltou a importância de receber Mateus Simões. “Começamos bem recebendo o vice-governador, então isso tem uma importância muito grande para a gente, para que a gente facilite esta comunicação com o governo e que possa a radiodifusão de toda Minas Gerais ser reconhecida.”


Mateus Simões ainda exaltou a tranquilidade e a cordialidade da AMIRT nas conversas com o Governo de Minas. “A primeira reunião minha com a AMIRT foi na semana em que estava começando a fechar as escolas por conta da pandemia de Covid-19, então há três anos atrás. De lá para cá, eu só tenho a agradecer a tranquilidade como a gente consegue discutir os problemas com a AMIRT, avançar no atendimento as rádios do interior, as rádios da capital e fazer com que a comunicação institucional do governo seja mais próxima do cidadão, pois o objetivo final é esse, tanto nosso, quanto das rádios é fazer com quem ouve seja efetivamente informado.”

O17º Encontro Regional da Amirt reuniu dezenas de radiodifusores
em Teófilo Otoni
Evento ofereceu palestras e workshops gratuitos para cidade e região
AAssociação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) voltou a realizar os Encontros Regionais presenciais neste ano, após a passagem do período mais crítico da pandemia. Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, foi a primeira cidade a receber o evento. O 17º Encontro Regional aconteceu no dia 18 de março, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.

Os participantes puderam conferir as atualidades da radiodifusão na palestra ‘O vídeo como oportunidade para o rádio’, ministrada pelo diretor da JMV Technology, Josimar Machado. Aprimoraram seus conhecimentos em locução, com a oficina ‘Locução – Interpretação para Locutores: Comunique-se com carisma e encante o seu ouvinte’, ministrada pelo jornalista e professor Leo Cardoso.
Elevaram entendimento em comercialização na palestra ‘Mais que 30 segundos’, ministrada por Mayrinck Júnior e ‘Marketing Digital’ com Marina Alves, além de conhecerem as novidades para estúdios na oficina ‘Conheça mais as inovações e funcionalidades dos softwares da
Playlist’, ministrada por Rafael Camilo, da Playlist Software Solutions.
O congresso ainda promoveu uma feira com os principais fornecedores de equipamentos de rádio e TV do país e ofereceu um ótimo espaço para networking. A pesquisa sobre o consumo de rádio no interior de Minas, realizada pela Kantar Ibope Media em parceria com a AMIRT, também foi abordada no evento.
O diretor da Rádio 98 FM de Teófilo Otoni, Frank Alves, frisou a importância do evento para cidade e região. “É oportunidade que a AMIRT está nos proporcionando de trazer conhecimento, a nova forma de fazer rádio.”
Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, presidente da AMIRT, apontou a satisfação em concluir o congresso na cidade. “É um sentimento de cumprir uma missão em uma região que tínhamos prometido trazer uma conversa sobre tecnologia, troca de experiências. A ideia base dos encontros é esse, fazer com que as pessoas troquem experiências.”
O 1º Tesoureiro da entidade, Luciano Pimenta Corrêa
Peres, também esteve presente e ressaltou a alegria de encontrar todos após a pandemia. “Uma alegria muito grande. Três anos a gente estava marcado, logo em seguida começou a pandemia. Depois remarcamos, teve novamente um outro surto, um outro lockdown. E chegamos aqui em Teófilo Otoni.”
Agostinho Rezende, Diretor Jurídico da AMIRT, ainda destacou a relevância de retornar os encontros presenciais. “E hoje a gente finalmente está podendo cumprir o nosso compromisso, que foi voltar com os regionais. Está aqui em Teófilo Otoni, nessa regional que a gente nunca teve, cobrindo esse espaço que a AMIRT devia realmente a regional. E é um trabalho muito interessante para nós, é muito bom ver esse acolhimento, ver o radiodifusor, essa região tem necessidade de trazer essas informações, essas atualizações.”
O diretor regional Jequitinhonha e Vale do Mucuri, Luiz Resende de Andrade, contou sobre a expectativa de receber o evento. “Desde 2020 que a gente estava esperando esse encontro, já estava marcado, mas tivemos problemas. Mas estamos vendo que isso é importante para nossa região, uma região esquecida, longe dos maiores centros. Então a gente tem um problema sério de intercâmbio com outros meios de comunicação. Esse encontro ele vai dar essa oportunidade para que os radiodifusores melhorem e continuem a valorizar o meio rádio.”
Além dos radiodifusores da região, jornalistas, locutores, imprensa local, anunciantes e representantes do Governo de Minas Gerais estiverem presente no congresso.

O evento forneceu certificado válido em todo Brasil.


Ainda neste ano, a AMIRT realizará mais dois encontros, sendo em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em agosto, e Muriaé, na Zona da Mata, em novembro.
Confira todo o 17º Encontro Regional da Amirt:


Quer crescer junto?
Venha para o Sicoob Credivale.
Fazer parte do Sicoob Credivale é mais que contar com soluções financeiras completas e taxas mais justas para cuidar do seu dinheiro. É participar das decisões e dos resultados, promovendo o desenvolvimento de toda a comunidade por meio da cooperação.
Veja Algumas vantagens:
Em vez de ser cliente, ser dono.
Ao entrar para uma cooperativa, você une forças com outros cooperados e passa a ser dono também.
Participar dos resultados.
No Sicoob Credivale, você participa da distribuição dos resultados anuais da cooperativa.
Ter voz ativa e poder de decisão.
Quem coopera, além de toda autonomia e independência, passa a ter voto em cada decisão da cooperativa.
Crescimento para todos.
Quando um Cooperado cresce, ele leva junto a economia dasua comunidade.
PRODUTOS E SERVIÇOS
Contas Cartões
Crédito Investimentos Pagamentos
Previdência Seguros
Serviços Consórcios
www.sicoobcredivalemg.com.br
Recebimentos
Ano novo, Ministério novo
Continuidade e interrupção de alguns projetos movimenta a nova gestão
Assim que divulgado o resultado da eleição para presidente da República, às 19h57 do último dia 30 de outubro, começaram as especulações sobre a composição dos ministérios.
Com a mudança na gestão do Governo Federal, as expectativas eram altas quanto a reformulação da equipe do Ministério das Comunicações – MCOM, o que sempre resulta na interrupção de alguns projetos e adiamento de determinadas decisões, configurando uma descontinuidade administrativa nunca salutar.
Porém, a escolha do deputado federal Juscelino Filho, filiado ao União Brasil, como 24º Ministro de Estado das Comunicações, acabou permitindo que personagens importantes da última gestão permanecessem em cargos chaves do Ministério.
Assim, por exemplo, o então Secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão, seguirá seu proficiente trabalho no Ministério das Comunicações – MCOM, agora como Secretário Nacional de Telecomunicações.

A área mais importante para os radiodifusores – a Secretaria de Radiodifusão – foi transformada em Secretaria de Comunicação Social Eletrônica e já está sob a gestão do engenheiro eletrônico Wilson Diniz Wellisch, que é servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel desde 2011 e, anteriormente, já ocupou, dentre outros, o próprio cargo de Secretário de Radiodifusão no então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Dessa forma, o Secretário Wellisch assegura a continuidade de importantes projetos que vinham sendo desenvolvidos pelo Ministério das Comunicações – MCOM, como a digitalização de diversos serviços que irão, nas palavras do próprio Secretário, garantir maior eficiência e transparência às outorgas.
Outro desafio premente é a efetiva viabilização dos parcelamentos de valores pelas emissoras, o que propiciará a conclusão de antigas concorrências do setor de radiodifusão e também a migração de muitas emissoras do AM para o FM, processo esse que, aliás, deve ser concluído nos próximos meses com a adaptação das outorgas de emissoras de importantes cidades brasileiras.
A implementação da chamada TV 3.0 é outra prioridade da nova Secretaria de Comunicação Social Eletrônica, assim como é aguardada a consolidação de mais de 100 normas e portarias, reunindo em um único documento todas as referências normativas importantes que, atualmente, disciplinam o setor de radiodifusão, bem como a apresentação da proposta de revisão do modelo legal da radiodifusão, que deverá acarretar importantes inovações com relação ao capital estrangeiro, regulação de mercado, concentração e limites de propriedade de emissoras de radiodifusão.
Também será muito importante que a equipe do Ministério das Comunicações – MCOM continue trabalhando arduamente para diminuir o passivo de processos de renovação de outorga e atualização societária atualmente em trâmite no órgão, já que a situação ocasiona graves complicações e acarreta prejuízos às emissoras de radiodifusão, que muitas vezes acabam perdendo ótimas oportunidades de negócios diante da desatualização de seus cadastros.
Portanto, 2023 chega repleto de desafios e boas perspectivas para o setor de radiodifusão!
