2 minute read

webinar ‘Leis de Incentivo: Elaboração de Projetos Culturais para o fortalecimento da Economia Criativa’

Seminário foi on-line e aberto para todos os associados da AMIRT

Visando o conhecimento e desenvolvimento de seus associados, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) promoveu, no dia 19 de dezembro, o webinar ‘Leis de Incentivo: Elaboração de Projetos Culturais para o fortalecimento da Economia Criativa’. O intuito era incentivar os radiodifusores a conhecerem e adotarem o programa do Governo.

Advertisement

O seminário foi ministrado por Igor Arci, subsecretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Janaína Amaral Pereira da Silva, superintendente de Fomento Cultural Economia Criativa e Gastronomia, e José Oliveira Júnior, Diretor de Economia Criativa.

Os palestrantes apresentaram aos associados como eles podem fazer para ingressar com seus projetos culturais na Lei de Incentivo à Cultura, além de detalhar a lei e as maneiras em que ela potencializa e fomenta o setor do Estado. Os ministrantes também apresentaram dados que detalham os custos, que são cobertos pelo governo e a geração de renda que a lei carrega para a economia criativa e para os radiodifusores.

A Consultora de Projetos de Cultura de Turismo, Direitos Humanos e Projetos Especiais, Sandra Helena, relatou a importância do webinar. “A iniciativa da AMIRT foi extremamente assertiva, sobretudo buscando alcançar diretamente as emissoras de rádio e TV, oportunizando as empresas de comunicação a visualizar de forma clara as possibilidades de captar recursos para valorizar a cultura do seu município, de Minas e do Brasil. Também para nós que já trabalhamos na área cultural com consultoria e elaboração de projetos. Uma ação como está nos deixa cada vez mais atualizados, preparados e seguros para buscar os recursos através das leis de incentivo e outros mecanismos.”

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, também destacou a relevância de conhecer sobre a lei. “A grande importância é a de garantir a descentralização dos recursos. Através do webinar, conseguimos capacitar artistas, profissionais técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares. Também podemos estimular estudiosos, trabalhadoras e trabalhadores das diversas expressões artísticas e culturais que são pessoas diretamente responsáveis pela execução de projetos de promoção e valorização das diversas manifestações da cultura mineira, nos nossos 853 municípios.”

Leônidas Oliveira ainda disse que esse incentivo pode gerar novos empregos e projetos culturais com premiações pelo mundo. “Quanto mais empreendedores culturais capacitados maiores possibilidades para que os projetos sejam de boa qualidade. Esse conhecimento aumenta as oportunidades de os agentes culturais serem beneficiados pelos recursos do Sistema de Financiamento à Cultura (SIFC), aumentando, assim, a própria produção cultural do Estado e descentralizando e democratizando a cultura em Minas Gerais.”

O subsecretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Igor Arci, frisou da mesma forma a ação. “A AMIRT muito obrigado inclusive pelo convite, para que a gente consiga fazer mais parcerias como essa. Porque cada vez mais pessoas capacitadas no nosso Estado, sobretudo, instituições tão importantes como a AMIRT no nosso território fazem com que a gente tenha projetos cada vez mais bem elaborados, desde sua prestação de contas, que inicia o projeto e sua proposta cultural, até sua entrega depois do objeto cultural executado. Eu espero que seja de valia essa capacitação, estamos aqui empenhados para que possamos fazer nosso melhor”

Assista ao webinar:

Conector de comunicação com o microcomputador via USB e Ethernet (Opcional) no painel traseiro;

This article is from: