
1 minute read
41 anos da Vanguarda, a rádio do Vale do Aço
A história é contada por Jotha Pinheiro, funcionário na emissora há 31 anos
Com sede em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, a Vanguarda foi a primeira rádio do município, fundada, em 28 de abril de1982, pelo publicitário e radialista, Ulisses do Nascimento, quando ainda era sócio fundador da Rádio Itatiaia, ao lado de Januário Carneiro.
Advertisement
Jotha Pinheiro é locutor, coordenador e produtor de peças publicitárias e conta que chegou à rádio com 17 anos. Um ano depois ele já era conhecido como o “repórter da alegria” por causa do programa “O Sul do Povo”. Com os anos, Jotha ocupou diversos cargos, até se tornar locutor oficial do programa ‘Boa Tarde Vale’, que assina desde 2002 e então ser um dos braços direitos da diretoria.
Com tantos anos de casa e declaradamente apaixonado pelo rádio, ele destaca as mudanças no âmbito técnico: “sou do tempo do vinil e da fita de rolo, passei também pelo md, cd e depois para o computador, que foi como a chegada da luz elétrica onde se usava lamparina”, compara com humor.
Hoje com ampla audiência, a rádio tem programação dinâmica e diversificada e, ao completar 41 anos, pretende “acompanhar a tecnologia, sem perder o calor humano”. Ele também destaca a emissora como uma aliada na democratização do protagonismo e lugar de fala: “A rádio funciona como a boca povo. Vamos continuar trazendo os apelos dos ouvintes na programação, além de levar conforto e ânimo em cada palavra.”
Com duas emissoras do grupo já no FM, a Líder FM e a Grande Vale, esse ano a Vanguarda AM também pretende migrar e otimizar a qualidade e alcance da programação.
