COMUNICA FEC - 2023



O último Comunica do verão chega com novidades para recepcionar o outono: temos coluna inédita por aqui! Sempre quis saber como a Fundação anda botando a mão na massa? A partir dessa edição, você acompanha a “Acontece na FEC”, seção onde compartilharemos os eventos que ocorrem na Fundação.
Ah, e a Série Diálogos também vem de cara nova! É hora de falar sobre os melhores caminhos para a adoção de hábitos saudáveis no ambiente de trabalho. Priorizar o bem-estar do corpo e da mente deve ser a sua prioridade, combinado?
Deseja contribuir com o jornal interno? Entre em contato com a equipe da ASCOM e nos mande a sua sugestão ou opinião. Vamos adorar ler a sua ideia! =)
Abraços virtuais, Manuela Teteo e Viviane Maia
Nome: Leonardo Calvet.
Setor: ATI.
O que toca na sua playlist?
R: Praticamente tudo.
Qual profissão você não levaria o menor jeito para exercer e por quê?
R: Qualquer profissão na área da Educação, porque tenho dificuldade em ministrar aulas.
Sabemos que o mundo mudou bastante. Se você acordasse e descobrisse que está em 1990, do que sentiria mais falta?
R: Sentiria falta de toda a evolução tecnológica.
Um filme, documentário ou série preferido: De filme, Coraline e de série, Arcane.
Algum talento oculto?
Que lugar no mundo gostaria de conhecer?
Meu sonho é conhecer o Japão.
R: Se tenho, ainda não foi descoberto.
Frase preferida:
R: “Eu não devo ter medo. Medo é o assassino da mente. Medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Eu enfrentarei meu medo.” (Frank Herbert)
Em nosso novo bate-papo, iremos refletir sobre os pilares de uma boa saúde física e mental. Ter hábitos saudáveis no trabalho é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida e prevenir problemas de saúde relacionados ao estresse e à falta de atividade física.
Algumas medidas simples podem fazer toda a diferença, como manter uma boa postura ao sentar, fazer pausas regulares para esticar as pernas e os braços e beber água regularmente para manter-se hidratado.
Além disso, é importante adotar uma alimentação equilibrada, evitando alimentos gordurosos e processados e dando preferência à frutas, verduras e alimentos naturais. Ter um tempo para almoçar de forma tranquila e sem pressa também pode ajudar a evitar problemas digestivos e melhorar a produtividade.
Outro hábito saudável é fazer exercícios físicos regularmente, seja antes ou depois do trabalho. Isso ajuda a aliviar o estresse e a aumentar a disposição e a concentração no trabalho. Por fim, dormir bem e estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional são outras medidas importantes para manter um equilíbrio saudável no ambiente de trabalho.
Nas próximas edições, abordaremos de forma mais completa os hábitos que contribuem para uma maior longevidade, qualidade de vida e melhor desempenho nas atividades diárias, que também melhoram o humor, a disposição e contribuem para a prevenção da saúde física e mental.
Nome: Jean Campos.
Setor: NUCON.
Tenho que começar dizendo que meu reencontro foi quase um primeiro encontro com a FEC! Nossa relação teve início praticamente um mês antes de estarmos todos confinados em nossas casas, com o mundo em pandemia. Quando comecei a sentir o calor humano de trabalhar na FEC, precisei me acostumar ao calor humano por meio das telas. Alguns podem esperar que, para um cara da TI, isso seja natural, porém nada na minha trajetória até a FEC foi muito normal e tenho, desde sempre, uma motivação enorme para trabalhar próximo às pessoas, sobretudo, pessoas tão incríveis quanto as que encontrei aqui.
Os dias foram passando rapidamente e o que esperava que durasse três meses durou anos. Que saudade das primeiras
euniões presenciais de planejamento, que saudade das diárias, que saudade de discutir os desafios, aah, que saudade dos cafés! Não me entendam mal, o trabalho remoto foi um ganho ímpar, mas a tela do Meet não tem o mesmo calor. "Pessoas, pessoas, pessoas" como diz Brené Brown, sobre a arte da conexão. E como eu sentia falta das pessoas que conheci naquele primeiro mês..
Quando nos reencontramos, foi um sentimento de primeiro encontro, de uma FEC renovada pelos esforços de muita gente boa, com ideias borbulhando e um futuro certamente enriquecedor para nossas mentes ávidas!
Pude contemplar os espaços amplos, a flexibilidade do trabalho híbrido e encarar os desafios de propor um trabalho instigante e desafiador no NUCON. A sensação era: “Vamos mais unidos do que nunca”! Afinal, somos FEC.
Departamento de Engenharia de Produção
Nome do projeto: Estudo e Pesquisa para Aprimoramento da Rede e Promoção do Acesso aos Serviços de Saúde
A superlotação de serviços de emergência representa grave problema do sistema de saúde, e a demanda espontânea dos pacientes com doenças simples amplifica exageradamente o número de atendimento nessas unidades. Diante dessas condições, urgiu-se replanejar rotinas de trabalho e implementar projetos e centenas de Kaizens (melhoria contínua), para garantir atendimento eficiente e digno, atenuando a pressão dessa demanda excessiva.
Sendo assim, este projeto de pesquisa “Lean na UPA 24 horas”, distribuído em 50 UPAs e 8 estados brasileiros, prestou também assessoria e capacitação a quase 500 profissionais para a reestruturação do melhor fluxo de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas e permitiu-se ordenar a rotina de atendimento médico.
Desse modo, foi aperfeiçoada a qualidade dos serviços prestados à população, atenuaram-se as possibilidades de descontentamento e insatisfação dos usuários, priorizou-se o atendimento dos pacientes em condições de maiorgravidade, aumentou-se a produtividade e eficiência das equipes especializadas destas Unidades, bem como foram
reorganizados os fluxos e garantida a melhoria nos índices de atendimento.
A redução do tempo médio de permanência do paciente nas UPAs 24 horas com a implantação do Fast Track, para os pacientes com classificação verde, contribuiu para a redução de filas e espera por atendimento e, assim, gerou-se um impacto social percebido pelos pacientes e servidores das UPAs 24 horas.
Fomos reconhecidos das seguintes formas: Existem inúmeros depoimentos de reconhecimento das UPAs ao “Projeto Lean na UPA” e à Universidade Federal Fluminense. Para ler esses registros, acesse http://labdge.uff.br/noticias.
De que forma a FEC contribui para a execução deste projeto? A coordenação do “Projeto Lean na UPA 24 horas” pode dedicar o seu tempo à parte técnica e à gestão das pessoas e processos do projeto porque temos a FEC como suporte nas questões da gestão administrativa e apoio nas atividades.
A coordenação do Projeto “Lean na UPA 24 horas” agradece aos colegas da FEC pelo constante apoio e suporte nas questões administrativas e apoio nas atividades, compras, gestão de projeto, jurídico e etc!
O Mês da Mulher continua e sabemos não haver nada mais importante para uma vida justa e plena que a saúde em dia! Por isso, desde 1993, o mês de março é oficialmente o período amarelo, para alertarmos as mulheres sobre uma doença responsável por afetar a fertilidade e o bem-estar de cerca de 10% delas em todo o mundo: a endometriose.
A endometriose é uma condição inflamatória de longo prazo, caracterizada pelo crescimento de tecido similar ao que reveste o útero em outros órgãos do corpo, como ovários, trompas e intestino. Quando disseminada, as células inadequadas sangram como as do útero durante a menstruação. Nesses casos, o líquido não escapa como o necessário e acumula-se nas áreas afetadas.
Com sintomas facilmente confundíveis ou subestimados pelas próprias pacientes ou profissionais de saúde, a endometriose provoca cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica, incômodo ao urinar ou evacuar, alterações dos hábitos intestinais e dor no decorrer da relação sexual.
Sem causa conhecida para seu desenvolvimento ou cura eficaz, a doença pode ser tratada por métodos cada vez menos invasivos se descoberta precocemente, como as pílulas anticoncepcionais e os hormônios injetáveis. Portanto, não descuide e esteja atenta a qualquer sinal. Se algo não vai como o previsto em seu ciclo menstrual, busque ajuda médica!
Na última terça-feira (14/03), foi realizado um encontro com nossos parceiros da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN/UFF). O evento contou com a participação do pró-reitor de Planejamento, professor Júlio Cesar Andrade de Abreu, do coordenador da Coordenação de Projetos com a FEC (PLAP/UFF), Lourenço Tostes Valle, e com todo time operacional da PLAP, além das lideranças da FEC e do nosso diretor-presidente, professor Alberto Di Sabbato.
O encontro teve como propósito apresentar informações sobre a implementação do sistema integrado na FEC, que faz parte de uma série de medidas adotadas nos últimos anos com o objetivo de aprimorar, cada vez mais, a institucionalização e profissionalização da Fundação, além de estreitar e estimular a relação contínua de parceria com a PROPLAN.
Iniciamos com a palavra do nosso Diretor-Presidente Alberto Di Sabbato que deu as boas-vindas aos(às) convidados(as) e apresentou a equipe FEC presente no auditório. Em seguida, o pró-reitor da PROPLAN, prof. Júlio Abreu, destacou a importância do encontro para a integração cada vez maior entre as nossa equipes.
Dando início à apresentação, Bruno Olímpio, atualmente nosso Consultor de Gestão Estratégica e Inovadora, fez uma breve contextualização, apresentando os motivos pelos quais foi escolhido o sistema Conveniar. Também contamos com a participação remota do Gerente de Produto do Conveniar, senhor Guilherme Santana, que esclareceu o que é o sistema e que funcionalidades podemos esperar dele. Encerrando, Daniela Freitas, gerente do projeto de implantação dos sistemas, apresentou a atualização do andamento das atividades e o cronograma da implantação.
Após a explanação, convidamos o público presente para suas considerações e possíveis dúvidas. A experiência foi enriquecedora para todos os presentes, que puderam contribuir com perguntas e sugestões, a partir da ótica de quem tem uma relação rotineira com coordenadores(as) de projetos.
Para finalizar, foi servido um café de encerramento, no qual aconteceram trocas amigáveis, pessoas que só fazem contato virtualmente puderam se conhecer pessoalmente e foi possível consolidar o clima amistoso derivado deste encontro.
Parabenizamos todo o Time FEC, que se dedicou integralmente para que esta implantação fosse possível. Esta parceria garante o sucesso de nossas ações e projetos!
Inclusão de novos itens na Política de Reembolso: Comunicamos que, visando oferecer as condições de trabalho remoto mais seguras e confortáveis aos nossos colaboradores e colaboradoras, a FEC incluiu em sua Política de Reembolso apoios ergonômicos para pés e mousepads. Quaisquer, dúvidas entre em contato com a GRH através do e-mail: beneficios@somosfec.org.br.
Retorno de pessoal: Informamos que Leticia Feijó, ex-estagiária da GFIN, está de volta à Fundação desde o dia 06/03, agora como prestadora de serviços do mesmo setor. Damos as boas-vindas novamente à Leticia e desejamos boa sorte nessa nova etapa!
Término do contrato das aprendizes: Comunicamos que o contrato das aprendizes Giovanna Leite, do NUCON, e Yasmim Silva, da GRH, foram encerrados. Agradecemos por sua contribuição e desejamos sucesso em sua nova jornada!
Gostaria de sugerir uma pauta, uma nova coluna ou fazer uma crítica?
Envie para: comunicacao.fec@somosfec.org.br.
Dúvidas sobre RH? Encaminhe para o e-mail oficial do setor: recursos.humanos@somosfec.org.br.
Caixinha de sugestão! Deixe sua sugestão, crítica ou elogio à FEC de forma anônima: https://bit.ly/CaixadeSugestaoFEC.
LinkedIn: /company/fec-fundacao.
Instagram: @somos.fec.