Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Page 35

Código de Boas Práticas DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR

CONTROLO DE PRAGAS Nos locais onde se manipulam, confecionam, conservam, armazenam e expõem alimentos deve efetuar-se o controlo de pragas a fim de evitar a contaminação dos alimentos e garantir a sua segurança.

Tipos de Pragas

Exemplos

Roedores

ratos, ratazanas

Rastejantes

baratas, formigas

Insetos voadores

moscas, mosquitos, traça

Aves

pombos, pardais

Outros

cães, gatos

O controlo de pragas pode apresentar duas vertentes: preventiva e destrutiva. A vertente preventiva do controlo de pragas tem o objetivo de prevenir a entrada de qualquer tipo de pragas no interior do estabelecimento. Engloba medidas simples da responsabilidade dos colaboradores do estabelecimento. Seguem-se alguns exemplos de medidas preventivas que devem ser tidas em consideração: • Inspecionar as matérias-primas na sua receção, de modo a minimizar a probabilidade de ocorrência de uma infestação; • Inspecionar, periodicamente, as áreas mais suscetíveis de reter humidade, a fim de evitar todos os focos de aparecimento de pragas; • Em alguns casos pode haver a necessidade do uso de iscos ou outros produtos, no exterior do estabelecimento, de modo a evitar a entrada de pragas;

35


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boas Práticas na Manipulação de Alimentos by sepri.pt - Issuu