
1 minute read
PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS
DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS
Advertisement
Na preparação de alimentos um dos aspetos fundamentais a ter em conta é a limpeza e o estado de conservação dos utensílios.
Esta preocupação deve ser ainda mais acentuada quando se utilizam utensílios em madeira ou verga que, podendo ser utilizados, têm obrigatoriamente que estar em perfeito estado de conservação. Estes se não estiverem nas corretas condições de conservação e higiene, podem ser focos de proliferação microbiana, podendo dar origem a contaminações cruzadas, necessitando por isso de ser substituídos.
Neste seguimento existem alguns utensílios que requerem cuidados específicos:
Facas, espátulas e tesouras
• Devem, sempre que possível, possuir cabos em materiais não porosos para facilitar a limpeza.
• Para a preparação de alimentos crus, devem existir, preferencialmente, utensílios para esse fim. Após qualquer manipulação entre alimentos diferentes, deve ter-se o cuidado de os higienizar corretamente.
Placas de corte
• As placas de corte devem ser sempre de materiais não porosos (para evitar a acumulação de resíduos de alimentos e facilitar a limpeza), pelo que o uso da madeira, embora permitido, não é aconselhável.
• Para a preparação de alimentos crus devem existir, preferencialmente, placas de corte exclusivamente para esse fim.
• As placas de corte para alimentos cozinhados devem destinar-se, exclusivamente, a esse fim, devendo estas ser devidamente higienizadas após cada utilização.
• No caso de não ser possível a existência de placas individuais, deve proceder-se à correta limpeza e posterior desinfeção das mesmas, sempre que existir uma mudança de preparação de alimentos.
• Substitua as placas de corte quando estas estiverem desgastadas, pois podem-se alojar bactérias nas superfícies que não estejam lisas.