
3 minute read
RANGE ROVER Colossal
A Land Rover iniciou a comercialização da quinta geração do topo de gama Range Rover. A escolha faz-se entre versões curta e longa, lotações de 4, 5 e 7 lugares, e motores Diesel, gasolina e PHEV com até 113 km de autonomia. Os preços arrancam nos 140.625 €.
Aquinta geração mantém os traços originais, com a pose imponente, até porque este novo Ranger Rover cresceu de forma significativa face ao modelo que substitui, alcançando agora os 5,06 metros na versão SWB (+ 45 cm) e 5,26 m na de chassis longo (+ 58 cm). Esta última pode propor três filas de bancos para uma configuração de até sete ocupantes, com uma bagageira de 312 litros; na opção de cinco lugares disponibiliza 1.050 litros.
Advertisement
O aumento das dimensões é bem evidente num perfil de carroçaria mais alongado e numa secção traseira que muda drasticamente, com um novo dese- nho do portão traseiro e dos farolins; a tampa da mala mantém a abertura bipartida. À frente, os faróis Matrix LED são mais esguios. De igual forma, também a vertente tecnológica foi amplamente reforçada ao nível da conetividade e novos sistemas, onde se destacam os altifalantes “noise canceling” montados nos encostos de cabeça, cujo objetivo é reduzir o barulho exterior provocado, por exemplo, por ruídos aerodinâmicos ou de rolamento.
Plataforma Mais Evolu Da
A quinta geração Range Rover estreia a plataforma MLA. Capaz de oferecer mais 50% de rigidez torsional e produzir menos 24% de ruído que a anterior, a MLA é composta em 80% por alumínio e está apta a acolher tanto motores de combustão como elétricos. Para reforçar o conforto e a dinâmica foram introduzidos uma suspensão pneumática e um sistema de controlo de chassis com barras de torção ativas (controlo automático da firmeza) em cada um dos eixos, sendo que ambos os dispositivos funcionam de forma preditiva, ou seja, através das informações que recebem do sistema de navegação e das câmaras colocadas à frente, ajustando por antecipação a firmeza e o nível de amortecimento. O novo modelo conta, ainda, com eixo traseiro direcional (o ângulo das rodas pode virar até sete graus), que permite reduzir o diâmetro de viragem para 11 metros, um excelente valor tendo em conta as dimensões da carroçaria.
GASOLINA, DIESEL E PHEV
Se há algo que o novo Range Rover se pode orgulhar é de oferecer mecânicas para todos os gostos. Para começar, a oferta Diesel assenta num seis cilindros em linha com 3 litros de capacidade, 350 CV e 700 Nm de binário máximo. A velocidade máxima cifra-se nos 234 km/h. Passando para a gasolina, a aposta recai num V8 de 4.4 litros com 530 CV, uma unidade que passa a dispor de dois turbos de conduta dupla (twin-scroll) que permitiram aumentar a referida potência e o binário para os 750 Nm. Porém, a grande novidade assenta numa versão híbrida plug-in (PHEV) totalmente reformulada. Para que se tenha uma ideia, na geração anterior esta versão dispunha de um motor 2 litros a gasolina de 4 cilindros em parceria com uma bateria de 13,1 kWh de capacidade, dos quais resultava uma autonomia de menos de 30 km. Agora, o novo PHEV passa a contar com um bloco a gasolina 3.0 de 6 cilindros associado a um motor elétrico de 105 kW para uma potência combinada de 440 CV e 620 Nm de binário. A velocidade máxima é de 225 km/h, o consumo combinado de 0,8

Em destaque
• Versões a gasolina, Diesel e híbrida plug-in
• Motor 100% elétrico em 2024
• Lotação até 7 lugares
• 5 acabamentos: SE, HSE, SV, Autobiography e First Edition
• Nova plataforma MLA l/100 km e a autonomia elétrica de... 113 km (80 km em percurso misto). Há ainda uma segunda variante PHEV com 510 CV, com a mesma bateria de 38,2 kWh e a mesma autonomia elétrica. Em todos os casos, a tração é integral e a caixa automática de oito velocidades. Para 2024 a marca britânica prepara o lançamento de uma versão 100% elétrica cujo carregamento poder ser efetuado mediante recurso a carre- gadores rápidos (até 50 kW), o que permite repor 80% da capacidade máxima em apenas uma hora (cinco horas em casa com uma wallbox de 7,2 kW de capacidade).
Destaque para o tablier redesenhado, com um novo volante e painel de instrumentos digital. O ecrã central passa a ser flutuante e o comando da caixa ostenta novo formato. As jantes têm, igualmente, novos desenhos.



A Sec O Traseira A Que Evidencia Maiores Diferen As Est Ticas
TODO-O-TERRENO PURO E DURO
A quinta geração do Range Rover mantém intactas as aptidões todo-o-terreno. Assim, e para além do habitual contributo do sistema Terrain Response 2, anuncia ângulos de ataque e saída de 29º e 34,7º, respetivamente, uma altura ao solo de 295 mm e um modo de passagem a vau até 900 mm de profundidade. Conta também com quatro rodas direcionais, barras estabilizadoras ativas (alimentadas pelo sistema elétrico de 48V), que reduzem o adornar da carroçaria, e suspensão adaptativa, capaz de reagir às imperfeições do asfalto em cinco milissegundos e de reduzir a altura ao solo em 16 mm a velocidades mais elevadas para melhorar a aerodinâmica. Estreia igualmente na versão SV, a mais luxuosa, jantes de 23”, as maiores de sempre num Range Rover.

MAZDA CX-5
