2 minute read

E agora, desportivo

Next Article
Ambição premium

Ambição premium

Apesar de tudo, o carro elétrico não está em total desacordo com o espírito mais desportivo dos automóveis. Basta olhar para este inédito Enyaq Coupé iV, que pode atingir os 300 CV e anuncia 545 km de autonomia.

Advertisement

ASkoda desdobra a família elétrica Enyaq e enriquece-a com um apelativo crossover, ao qual denomina Coupé iV e que começará a ser comercializado em meados deste ano.

Ainda que com uma estética própria, é um modelo decalcado do Volkswagen ID.5 (tecnicamente, é o mesmo carro que os Audi Q4 e-tron, Skoda Enyaq iV e Volkswagen ID.4) e fixa como ponto de mira modelos como o

Ford Mustang Mach-E e o Kia EV6. De habitabilidade semelhante ao Enyak, oferece uma bagageira apenas 15 litros mais pequena, mas ainda assim volumosa, como atestam os 575 litros anunciados. Do mesmo modo, por ser mais aerodinâmico (Cx de 0,23 face a 0,27) ganha 25 km de autonomia quando comparado com o modelo que lhe serve de base.

Traseira E Integral

Monta baterias de 60 e 82 kWh, sendo que a mais pequena será comercializada em parceria com um motor de 180 CV e tração traseira, enquanto a maior com potências de 204, 265 ou 300 CV. O primeiro é de tração traseira e os últimos integral (equipam dois motores, um em cada eixo).

No topo da gama aparece o RS que acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e alcança uma velocidade máxima limitada a 180 km/h. Esta versão conta, ainda, com para-choques des- portivos, retrovisores lacados a negro, bancos de desenho desportivo, revestimentos com costuras em contraste e uma nova cor específica Mamba Green da carroçaria, precisamente a que aparece nestas imagens.

Em destaque

• À venda antes do verão

• 100% elétrico; até 545 km de autonomia

• Tração traseira ou integral

• 180, 204, 265 e 300 CV

• Carregamento em CA ou CC (a 125 kW, em uma hora)

O Enyaq Coupé RS iV apresenta-se com dois motores e a maior bateria disponível, anunciando 299 CV (220 kW) e 460 Nm. Com um acerto de suspensão mais desportivo, o Skoda mais potente de sempre tem suspensão rebaixada 15 mm à frente e 10 mm atrás, jantes de 20” (21” em opção) e, claro está, um visual mais agressivo no qual se destacam os logótipos RS, a grelha iluminada e detalhes exclusivos no habitáculo. De momento, a marca checa não revelou o valor da autonomia deste RS, no entanto, não deverá andar longe dos 490 km anunciados pelo “primo” Volkswagen ID.5 GTX.

De série, a gama Enyaq Coupé iV inclui ecrã multimédia de 13”, a partir do qual se pode acionar, por exemplo, a climatização, e um segundo de 5,3”, que faz de painel de instrumentos e que fornece dados do consumo. Estes podem ainda ser complementados, em opção, com um Head-up display com realidade aumentada para a navegação. Também como extra acrescenta faróis Matrix full-LED (de origem nos acabamentos Sportline e RS; nas outras versões são apenas LED) e inclusive grelha iluminada com LED e animação ao abrir e fechar o carro.

Por fim, resta falar nos assistentes à condução, onde se encaixa um programador de velocidade ativo e preditivo, manutenção na faixa de rodagem, assistente de filas de trânsito, travagem de emergência e desvio de obstáculos. Não falta, ainda, um airbag vertical que, em caso de acidente, dispara entre os bancos dianteiros para que os ocupantes não “choquem” entre si. As jantes podem chegar às 21 polegadas (como mínimo, de 19”).

This article is from: