
2 minute read
ID.5 O mais dinâmico da gama
Eis novo membro da família elétrica ID da Volkswagen, nesta caso uma declinação pseudo coupé do crossover ID.4, apelidada de ID.5. Salvo algumas nuances é, na essência, o mesmo veículo, todavia não oferece as opções de bateria mais acessíveis que estão disponíveis no “original”. Além disso, é mais exclusivo e apelativo.

Advertisement

Afamília de veículos elétricos da Volkswagen, debaixo da submarca ID, segue o seu percurso de vento em popa. Depois do ID.3 e do ID.4, é agora a vez da marca alemã lançar a declinação coupé do segundo, o ID.5, que vai começar a ser vendido no início de 2022.

É um automóvel muito idêntico ao ID.4, exceção feita ao design diferenciado a partir do pilar B, que lhe proporciona uma queda do tejadilho mais pronunciada até ao final da carroçaria. De qualquer for- ma, mantém os cinco lugares e fixa a sua mira em rivais como o Ford Mustang Mach-E, Hyundai Ioniq 5 e Kia EV6, sem deixar para trás o “primo” Audi Q4 e-tron que, tecnicamente, é um ID.5 com uma “roupagem” mais exclusiva.

Mede 4,60 metros de comprimento por 1,61 de altura, ou seja, menos 3 cm que o ID.4, face ao qual supera a bagageira em 6 litros (total de 549 litros) e melhora a aerodinâmica (de 0,26 a 0,27, segundo as versões). A marca de Wolfsburgo contempla três versões: ID.5 Pro, de tração traseira e com motor posterior de 174 CV; ID.5 Pro Performance, cuja potência sobe aos 204 CV graças a um segundo motor dianteiro de 109 CV e traseiro de 204; e ID.5 GTX, de 299 CV, que tal como o anterior, conta com tração integral seletiva, ainda que nos modos de condução Sport (mais reativo) e Traction (para pisos escorregadios) funcionem os dois motores ao mesmo tempo.
Carregamento Mais R Pido
Jantes de 19 a 21” de desenho favorável à passagem do vento,
• À venda no início de 2022; 5 lugares
• 100% elétrico; bateria de 77 kWh
• Motores de 174, 204 e 299 CV

• Até 520 km de autonomia grelha móvel que abre apenas se for preciso fazer refrigeração…


A autonomia, de acordo com a homologação WLTP, oscila entre 480 e 520 km, um pouco mais que o ID.4.
Sobre o carregamento, pode recuperar a um nível de potência superior em corrente continua ao do ID.4: até 135 kW (125 kW no irmão mais pequeno). Deste modo, e segundo a VW, o ID.5 carrega entre 320 a 390 km em meia hora. Além disso, pode ser ligado a tomadas de corrente alterna até 11 kW. Posteriormente, a médio prazo, estará disponível o sistema de carga bidirecional V2L, o mesmo que dispõe a dupla Hyundai Ioniq5 e Kia EV6, para quando não for necessária a energia da bateria, esta poder voltar a ser reposta na rede doméstica ou então carregar uma bicicleta elétrica ou uma trotinete.







Ao volante, o tablier apresenta um desenho essencialmente simétrico ao do ID.4, desde o painel de instrumentos digital de 5,3” a um grande ecrã tátil multimédia de 12”, comando por voz natural à ordem de “Olá ID” ou, ainda, Head-up display com realidade aumentada e projeção no para-brisas, entre outros.
Muitos Mimos
Faróis e farolins (dispõe de fibra ótica para um efeito 3D) em LED de ativação sequencial (o ID.5 GTX pode ter Matrix LED IQ Light), luz ambiente de 10 cores (30 em opção e de série no ID.5 GTX, este com estofos mistos de couro sintético), assistente de manutenção na faixa de rodagem Lane Assist e Travel Assist com informações do trânsito, ajuda ao estacionamento Park Assist Plus (procura o lugar, manobra e memoriza a mesma)… Estão, também, disponíveis um portão traseiro de acionamento elétrico e um gancho de reboque rebatível eletricamente (reboca de 1.200 a 1.400 kg, segundo as versões).