2 minute read

Em destaque

Do mesmo modo que o novo Peugeot 308 disponibiliza a carroçaria familiar SW (carrinha), a mais recente geração Opel Astra, que é o mesmo carro mas com uma “pele” diferenciada, oferecerá no início de 2022 uma carroçaria deste tipo.

Chama-se Astra Sports Tourer e vem substituir a carrinha equivalente lançada em 2016. Para além da 308 SW, os seus 4,64 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 1,48 m de altura permitem-lhe competir com a Ford Focus SW, Hyundai i30 SW, Kia Ceed Tourer, SEAT Leon Sportstourer, Skoda Octavia Break, Volkswagen Golf Variant… Esteticamente, e tal como no irmão de cinco portas, a marca alemã aposta na já conhecida filosofia estilística Opel Vizor, mas, aqui, acompanhada na traseira pelo conceito Opel Compass, que se distin- gue pela luz de travagem em posição vertical e por uma óticas de desenho esguio e fino, tudo rematado pela designação Astra por debaixo da matricula.

Advertisement

Anuncia uma distância entre eixos cerca de 6 cm maior que o Astra de cinco portas (2,73 metros contra 2,67), o que possibilita mais espaço para as pernas de quem viaja atrás e uma bagageira que pode oscilar entre os expressivos 608 os 1.634 li-

DE TUDO UM POUCO tros, este último com o rebatimento dos bancos traseiros (548 e 1.574 litros nas versões híbridas plug-in).

A oferta mecânica do novo Astra Sports Tourer é comum à carroçaria hatchback (cinco portas). Desta forma, irá disponibilizar propulsores turbo a gasolina 1.2T de 110 e 131 CV (ambos de três cilindros) e 1.6T de 180 CV; turbodiesel 1.5 de 130 CV e, pela primeira vez, híbridos plug-in 1.6 de 180 ou 224 CV, sendo que ambos anunciam cerca de 70 km de autonomia elétrica. As versões a gasolina e gasóleo surgem acopladas a caixa manual de seis velocidades, estando disponível, em opção, uma transmissão automática de oito relações (eletrificada nas variantes PHEV) para os blocos mais potentes.

Vers Til

Conta com um versátil encosto traseiro que rebate na proporção 40:20:40 e oferece o denominado pacote Intelli-Space, que acrescenta um piso de carga móvel com duas alturas e a possibilidade de o posicionar de forma vertical para di- vidir o espaço. Ao mesmo tempo, a chapeleira pode ser retirada e guardada debaixo do piso da mala num local específico, o kit anti furos está numa posição acessível, mesmo com a mala cheia, e o portão traseiro pode ter acionamento elétrico (inclui a abertura com o movimento do pé sob o para-choques).

Instrumentação projetada no para-brisas Head-up display, faróis Intelli-Lux LED Pixel (84 díodos por farol), bancos dianteiros com certificação

AGR, assistentes de condução com 4 câmaras, 5 radares e sensores de ultrassom Intelli-Drive 2.0, programador de velocidade ativo e preditivo, sistema de ultrapassagem semiautomático e, ainda, alerta de trânsito cruzado traseiro e sistema de manutenção na faixa de rodagem fazem parte dos muitos dispositivos propostos de série ou em opção.

This article is from: