Dr. Francisco Gonçalves Gestor de Formação da Academia H Saúde
Qual será o perfil do profissional do futuro? Olhando para esta questão, aquilo que pensamos logo é quais serão as profissões que estarão em destaque nos próximos anos, certo? De facto este é também um pormenor a ter em conta pois, para se ter uma ideia, segundo um estudo realizado pela Dell Technologies, 85% das profissões que existirão em 2030 ainda nem sequer foram inventadas. Ainda não sabemos quais as profissões que teremos em 2030, mas já sabemos quais são as competências dos profissionais
8
esperadas pelo mercado de trabalho no futuro, que precisam ser desenvolvidas para acompanhar o avanço da tecnologia e as novas demandas. Para além de formação académica, o profissional do futuro terá também de possuir ética, autoconhecimento, competências, comportamentos, valores e capacidades alinhados à empresa. São e serão estes os aspetos diferenciadores competitivos do mercado no futuro.
As constantes alterações do mercado, os novos tipos de perfil de consumidor, o veloz avanço tecnológico e a globalização, originarão também alterações no tipo de profissional procurado pelas empresas. O profissional do futuro, será aquele que influenciará de forma positiva todos os que trabalham à sua volta, que valorizará cada colaborador individualmente, as suas competências, necessidades e desenvolvimento, e o que cada um pode acrescentar no trabalho em equipa.