Revista Cultura do Automóvel - Ed. 34 - abril/2022

Page 6

carro do brasil

Carro do Brasil O início da valorização do clássico nacional

C

época porque, como um jovem sem grana própria, os carros antigos da nossa turma eram aqueles que os “adultos” não queriam mais. Os nossos primeiros nacionais ainda eram carros de uso, acredito que não passava pela cabeça de nenhum de nós começar a guardálos. Com exceção de alguns visionários, que já viam em nossos modelos especiais um monte de história para contar. Caso do nosso amigo, jornalista e colecionador Roberto Nasser, que, em 2004, criou o Museu do Automóvel, em Brasília.

Texto e fotos Gabriel Marazzi

ostumo dizer, brincando, que comecei a gostar dos carros antigos quando eles ainda eram novos. Meia verdade. Naqueles anos 60, eu conhecia muito bem os carros nacionais – Simca, Gordini e DKW, entre outros –, mas muito pouco dos importados que rodavam por aqui antes da nossa indústria. E eles nem eram, ainda, considerados antigos. Antigos, mesmo, eram as baratinhas e os clássicos dos anos 30. Foi nos anos 70 que comecei a acumular “tranqueiras” dos anos 50. Refiro-me assim aos carros dessa

6

Abril 2022 Cultura do Automóvel


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.