2 minute read

Pateo do Collegio

O mais importante encontro de motocicletas clássicas, no local da fundação de São Paulo

Encontros e grandes eventos que reúnem automóveis antigos sempre existiram, ficando mais comuns e frequentes a partir dos anos 80. As motocicletas, no entanto, sempre ficaram meio desprezadas, aparecendo, às vezes, meio tímidas em meio aos muitos automóveis expostos. É claro que sempre existiram os grupos mais dedicados a elas, mas poucos, em relação ao carros.

Advertisement

Até que um colecionador apostou em um evento diferente, só com motocicletas antigas. O primeiro Encontro Moto&Cia Classic, então, aconteceu em 2004 em um dos locais mais históricos da cidade de São Paulo, o Pateo do Collegio, exatamente onde a cidade começou, 450 anos antes.

Antes que alguém mais exigente em relação à liíngua portuguesa se manifeste em relação à escrita da palavra Pateo, uma vez que o correto seria “pátio”, foi adotada para a mostra a forma original, exatamente como ilustra a antiga placa no local, que também grafa “colégio” como Collegio.

O primeiro encontro, de 2004, foi um relativo sucesso, podendo ser considerado um grande sucesso se ainda inusitado. Participaram cerca de 200 motocicletas antigas das décadas de 30 a 70 e, na posterior divulgação, foi utilizada a expressão “um evento para abrir com chave de ouro a história dos encontros de motocicletas”. Mais que justo, pois, daí em diante, as edições seguintes do Encontro Moto&Cia Classic, sempre no Pateo do Collegio, foram estrondosos sucessos.

Em 2005, o segundo Encontro Moto&Cia Classic reuniu mais de 500 motocicletas antigas. No ano seguinte, foram 800 motocicletas e 10 mil visitantes, mostrando que o evento já atraía leigos e simpatizantes. Em 2007, mil motocicletas, número que se manteve até a última edição, em 2011. Infelizmente, uma divergência de opiniões entre o organizadores e os padres que administravam o local acabou com a alegria. Mas teve continuação. l

No segundo Moto&Cia Classic, a rara Honda SS 50Z de 1971 e a Yamaha TZ 350 de competição do piloto Adu Celso

Em 2008, uma grande seleção de clássicas italianas, como a MV Agusta 750S, a Mondial e as Ducati

As gravações do documentário Alma 70 iniciaram nesse encontro, em 2009. Kawasaki 500 H1 de 1975, em 2010