1 minute read

Pelo Mundo

Quando menos se espera...

É um prazer inesperado cruzar com clássicos na esquina

Advertisement

Já aconteceu comigo várias vezes. Circulando pelo mundo, de repente cruzamos com um automóvel antigo, daqueles de exposição, pela rua. Em seguida, mais outro. E assim vai, até que viramos a esquina e lá estão eles, expostos na rua para que todos os vejam. Esse tipo de encontro, principalmente no velho continente, era festejado por nós, viajantes, até que o mesmo passou a acontecer, rotineiramente, em muitos lugares do nosso país. Que bom. Das vezes em que consegui lembrar – e achar alguma fotografia, que, na época, ainda não era digital –, selecionei duas ocasiões memoráveis, cada uma com sua particularidade. Lá pelos anos 80, ou início dos 90, não lembro ao certo, estava caminhando pelas ruas da cidade alemã de Trier, quando me vi literalmente dentro de uma exposição dessas. Diferente do que estava acostumado, acumulando carros antigos americanos no meu quintal, ou então visitando as feiras da Pensilvânia, aqueles pequenos europeus eram menos familares Por outro lado, as outras fotografias, também resgatadas de velhos álbuns quase esquecidos, são de um evento pra lá de interessante, principalmente considerando

que são de mais de 30 anos atrás. Em uma cidade da Flórida, daquelas bem festeiras, devido à proximidade dos complexos Disney, também notei uma peregrinação anormal de carros antigos para uma vila, espécie de shopping center a céu aberto, chamado de Old Town. O que eles chamam de mall. Eram os preparativos para o BMW Isetta divulgando o museu, em Trier Saturday Night Cruise, patrocinado por uma rádio retrô da região. Por horas – muitas – os participantes, em sua quase total maioria com suas famílias e em carros americanos, circularam pelas estreitas vias do local. Lembrei daqueles famosos “footings”, que algumas cidades do interior do Brasil ainda praticavam, com as moças casadoiras circulando – a pé, é claro – e os rapazes interessados ao lado, observando. Eu mesmo fiquei observando aqueles carros circulando, fotografando e aproveitando as atrações vintage por todos os lados, como o famoso copo de CocaCola a cinco centavos de dólar.

Old Town, na Flórida, onde tudo é retrô Imaginando, naquela época, de como seria bom termos movimentos como esses, vejo com satisfação que, hoje, temos tudo isso por aqui. E muito mais.