ÓPTICOS MAGAZINE N1 2023

Page 1

As modas v‹o e voltam, e no mundo da —tica n‹o é exceç‹o Atualmente dispomos de uma grande variedade de —culos de sol Alguns tornaram-se grandes referências. Como em qualquer outro setor da moda , o estilo e aparência dos —culos v‹o alterando no decorrer dos tempos No entanto, atualmente algumas regressaram para estar no mundo da moda

Faça parte do EcoSistema CECOP

COMUNIDADE . CRESCIMENTO. PROXIMIDADE .

COL ABORAÇÃO . CONFIANÇA. CREDIBILIDADE

COL ABORAÇÃO . EXCELÊNCIA . FLEXIBILIDADE . COMPROMISSO . INOVAÇÃO . ÉTICA

A ARTE DE VENDER EMOÇÕES

PPercebemos o mundo através dos sentidos. As pessoas esquecerão o que lhes fez e disse, mas nunca esquecerão como as fez sentir. Esta é a razão pela qual o processo de venda vai além da comercialização de um produto e deve abordar a experiência do consumidor.

Como na citação de Walt Disney “Wearing our guest shoes”. A resposta está em colocar-nos no lugar dos nossos clientes, conectando-nos a eles e criando uma ligação duradoura ao longo do tempo.

Temos que diferenciá-los e entregar um valor único. Na CECOP a nossa proposta de valor é ouvir as suas necessidades e aconselhá-lo a personalizar a experiência de compra dos seus consumidores, para que possa proporcionar-lhes uma experiência memorável através da criatividade e originalidade.

No programa ViveCECOP, através dos seus CECOPPontos, os nossos associados têm a possibilidade de aceder às nossas fantásticas viagens anuais. Com o SELECTA & PREMIUM, direcionamos para Estratégias de Marketing, onde premiamos as óticas com um rappel anual para utilizarem em ações de marketing e comunicação. E na SMART ACADEMY podem encontrar todas as formações apresentadas nas edições da ExpoCECOP de Espanha e Portugal, assim como os webinars dos fornecedores protocolados do grupo para um melhor desenvolvimento profissional.

Na CECOP identificamos oportunidades para que se conecte aos seus consumidores, assegurando a rentabilidade das suas lojas de ótica. Com o nosso programa FRC, com o apoio dos nossos fornecedores, todo este lucro é devolvido diretamente a si. Na CECOP, devolvemos anualmente mais de 800 mil euros aos nossos associados.

Estamos à espera que o mercado global de produtos óticos cresça nos próximos anos. De acordo com o Statista em conjunto com a Business Wire, as vendas de produtos óticos deverão crescer 8,4% até 2030. No próximo ano, o mercado ótico global deverá atingir um volume de negócios de 184,09 mil milhões de dólares e 323,77 mil milhões de dólares até 2030. É importante não só olhar para o presente, mas também pensar no “Consumidor do Futuro”. A equipa da CECOP Portugal está à vossa disposição para vos ouvir e acompanhar neste desafio, com conselhos adaptados às vossas necessidades. Obrigado por continuar a confiar em nós!

Editorial
David Carvalho Country Manager CECOP Portugal
“ “ 2023 número 1 / ópticos magazine 1
Na CECOP, devolvemos anualmente mais de 800 mil euros aos nossos associados.
É um erro pensar que o custo do associado à proposta de valor de uma empresa ou marca é apenas económico.

SMARTSHOPPER:

A REVOLUÇÃO DIGITAL

O Smart Shopper é uma plataforma revolucionária que permite aos consumidores uma experiência de compra totalmente digital. Com o Smart Shopper é possível navegar, escolher e personalizar os seus próprios óculos Ray-Ban e Oakley e ainda aceder a um catálogo infinito das coleções das marcas Luxottica.

Explore os recursos inovadores e interativos de Smart Shopper através da aplicação disponível para Tablets e Ipad’s.

Para mais informações contacte o seu consultor Luxottica.

Número 1 · 2023

REDAÇÃO E COORDENAÇÃO

EDITORIAL

Júlia Padilha

DESIGN E DIREÇÕES DE ARTE Carlota Cassapo

ILUSTRAÇÃO CAPA

- 04 -

Atualidade

Entrevista ao Associado Maxivisão

- 08 -

Gestão de óticas

Investir em tecnologia para potenciar a sua ótica

- 10 -

Falámos com Carlos Matos Country Manager HOYA Portugal

Ulisses Martín - 14 -

Gestão de óticas

Venda de óculos online Crie a sua estratégia

- 18 -

Gestão de ótica

A importaância de diversificar as formas de pagamento na sua ótica

- 22 -

Gestão de óticas

Como vender mais e melhor na minha ótica

- 26 -

info@cecop.pt

Viagens Vivececop

- 28 -

Gestão de ótica

As 6 dicas incríveis para divulgar a sua ótica

- 32 -

Eventos

Expocecop 2023

- 36 -

Lazer

Como escolher os óculos que mais se encaixam com o seu signo zodíaco.

- 38 -

Entrevista

António Paraíso Luxury. Marketing. Innovation.

20

- 42 -

Perguntas

João Corte Real Real Óptica

- 44 -

Notícias Fornecedores

30

Anos PROOPTICA

conteúdos
Rua Marquês da Fronteira Nº8, 4ºE, 1070-296 Lisboa
2023 número 1 / ópticos magazine 3
As modas v‹o e voltam, no mundo da —tica n‹o exceç‹o Atualmente dispomos de uma grande variedade de —culos de sol Alguns tornaram-se grandes referências. Como em qualquer outro setor da moda o estilo aparência dos —culos v‹o alterando no decorrer dos tempos No entanto, atualmente algumas regressaram para estar no mundo da moda 33

ENTREVISTA AO ASSOCIADO

MAXIVISÃO

A Maxivisão foi criada em 2005 e destacou-se por conseguir responder à carência de óticas em alguns lugares, e também por trazer um serviço de melhor qualidade.

Além de serem uma marca de referência em tudo o que respeita à saúde dos olhos, também têm sido pioneiros na gestão das suas redes sociais.

Atualmente a empresa dedica-se à comercialização de lentes, armações, óculos de sol e lentes de contacto, bem como à prestação de serviços de optometria, contactologia, oftalmologia, controlo de tensão ocular, entre outros.

Nesta entrevista, os responsáveis Ana Carvalho e Vítor Martins vão contar-nos um pouco sobre a sua perspetiva do mercado ótico nos dias de hoje.

Atualidade
2023 número 1 / ópticos magazine 4

Pode contar-nos um pouco sobre a história da MAXIVISÃO?

A Maxivisão nasceu em 2005 com a ideia base de tentar fazer chegar uma melhor qualidade de visão e um melhor serviço a lugares com carências de óticas.

Como foi este último ano de 2022 na sua ótica. Sentiu alguma mudança no mercado?

Este ano de 2022 foi um ano de mudanças. A guerra e a taxa de inflação estão a retirar poder de compra aos consumidores e nós tivemos de nos adaptar oferecendo-lhes a mesma qualidade de visão, mas podendo pagar de forma diferenciada.

Como é o vosso dia a dia na ótica? Como é dividida a gestão da ótica?

O nosso dia-a-dia é a conviver com quem nos visita diariamente. Temos um organograma e temos as tarefas divididas.

Quando e como entrou para a CECOP?

Entrámos em 2008 pela primeira vez e depois saímos, tendo agora voltado em 2020.

Para vocês qual o diferencial de estar dentro do grupo?

No nosso entender, todas as ferramentas de aprendizagem são úteis para a gestão da nossa ótica, e a CECOP com uma visão mais alargada do mundo da ótica, pode ajudar-nos a trilhar o nosso caminho de forma mais simples, sem termos de modificar a nossa identidade.

Como vê a evolução do mercado ótico desde a abertura da vossa ótica?

Vemos o mercado com enormes mudanças. Sentimos que apesar de parte dos grandes grupos o tentarem descredibilizar constantemente, os consumidores já entenderam o seu propósito, chamá-los para dentro das lojas, e depois lá dentro toda a publicidade se esfuma e se o cliente quiser uma melhor qualidade de visão irá ter de pagar o valor justo por ela.

Como vê o futuro do mercado ótico?

Se os óticos continuarem a lutar por oferecerem aos seus clientes uma melhor qualidade visão,

acrescentando com a isso um serviço diferenciado e qualificado, estaremos no caminho certo.

Quais são as principais ações que fazem para manter os seus clientes fidelizados?

São inúmeras as ações que fazemos todos os dias para que isso aconteça, mas a mais importante de todas é oferecer-lhes a melhor qualidade de visão possível. Depois queremos que se sintam em casa, tentando que quando entram nas nossas lojas, tenham uma experiência completamente diferente.

Como é que se tenta manter à frente da concorrência de grandes grupos que se posicionam pelo preço baixo?

Quem se posiciona pelo preço baixo, não está preocupado com a saúde do cliente. Portanto, nós temos de nos focar em continuar a arranjar soluções para que cada um tenha a melhor qualidade de visão possível.

Têm sido um dos associados CECOP pioneiros nas redes sociais. Como têm conseguido fazer esta gestão e estarem constantemente ativos?

Em 2018, mudámos a nossa imagem e com isso começamos a apostar nas redes sociais. O processo é longo e muito trabalhoso, mas se já antes da pandemia achávamos que esse era o caminho do futuro, confirmamos que com ela tudo se desenvolveu muito mais rápido. É fundamental ter conteúdo apelativo, sem ele não conseguimos cativar os clientes.

2023 número 1 / ópticos magazine 5
(...) queremos que se sintam em casa, tentando que quando entram nas nossas lojas, tenham uma experiência completamente diferente.

O cliente de hoje é muito diferente do tipo de cliente de há quinze anos atrás. Hoje, se não fores diferente, com tanta concorrência, outro problema grave que o nosso setor tem, pois qualquer pessoa pode abrir uma ótica e elas aparecem como cogumelos, serás só mais um e acabas por ser aglutinado pelos “glutões”.

Todo este trabalho de aposta nas redes, culminou em 2022, com um fantástico 3º lugar a nível nacional das óticas com mais interações. É um resultado extraordinário. Todas as interações efetuadas pelos nossos clientes diariamente, e não pagas, como a maior parte das outras empresas, faz-nos perceber que estamos a ir no caminho certo, apostando na diferença e na qua-

-lidade ao invés do preço baixo.

Quais são as perspetivas e planos da MAXIVISÃO para este ano 2023?

Queremos fazer a nossa Missão Solidária anual, outra coisa que nos tem distinguido a nível nacional, tendo já estado presentes em várias rádios nacionais, jornais, sites e até na televisão.

Queremos continuar a apostar na excelência da qualidade de visão de quem nos visita e em oferecer-lhes algo único quando entram nas nossas lojas. O resto virá o que tiver de vir.

2023 número 1 / ópticos magazine 6

Gestao da ótica

INVESTIR EM TECNOLOGIA

PARA POTENCIAR

A SUA ÓTICA

Atualmente vivemos numa sociedade em que a inovação e a tecnologia avançam a um ritmo alucinante. No setor da ótica isso não é diferente. Já várias empresas do mercado ótico têm vindo a desenvolver respostas inteligentes, que conseguem colmatar a procura de forma mais eficaz e rápida.

Qualquer profissional de ótica que se queira destacar com o seu negócio, terá de modernizar alguns dos seus processos e serviços, para que se afirme no mercado e tenha o diferencial, capaz de fazer o cliente escolher a si e não à concorrência.

Através das novas tecnologias do setor, mais intuitivas, fiáveis e integradas, poderá libertar todo o potencial da sua ótica, destacando-se em relação aos restantes profissionais na área, otimizando o seu fluxo de clientes e transformando o seu atendimento. Não tenha receio de inovar! Pense no que diferencia a sua ótica da concorrência e coloque-se no lugar do cliente, para poder dar um serviço mais personalizado e saber em que tecnologias será melhor investir.

Apresentamos-lhe agora alguma das mais recentes inovações do mercado ótico. Continue a ler e vá retirando apontamentos, para poder implementar na sua ótica.

TUDO NUM SÓ DISPOSITIVO

Através do desenvolvimento de plataformas que agregam várias funções, é possível simplificar o diagnóstico ótico e aumentar as aplicações clínicas dos exames que se podem realizar nos consultórios.

Estas plataformas são conseguidas a partir da aplicação de tecnologias como a automação, miniaturização e Inteligência Artificial. Seguem algumas das plataformas mais inteligentes do setor ótico atualmente.

Eye Refract

O instrumento Eye Refract trata-se de um dispositivo que permite realizar a refração objetivo subjetiva num só dispositivo, baseando-se no mecanismo da Inteligência Artificial.

Este aparelho une as funcionalidades do autorrefratômetro e o foróptero no mesmo dispositivo. Além disso, todo o seu processo inovador, modifica o conceito clássico de graduação, já que em apenas 4 minutos, se obtêm graduações precisas. Isto irá melhorar sem dúvida a experiência do cliente na sua ótica.

Plataformas Multimodais

As plataformas multimodais são uma tecnologia inovadora que permite realizar diferentes testes clínicos num único dispositivo.

Isto irá não só permitir poupar tempo, mas também espaço nos gabinetes de ótica, que se irá traduzir em mais tempo para se relacionar e comunicar com o cliente. Desta forma terá mais espaço para lhe oferecer as melhores soluções em contactologia, lentes oftálmicas e tratamentos personalizados.

2023 número 1 / ópticos magazine 8

A plataforma vx650

A plataforma vx650 é o primeiro instrumento do mercado capaz de realizar a análise completa da saúde ocular, isto em apenas 90 segundos! Este processo realiza-se de uma forma simples, agilizando o trabalho do ótico e dando maior conforto ao paciente.

A plataforma combina as funções de topografia, tonometria, paquimetria, aberrometria e retinografia, além de poder ligar-se a plataformas de telemedicina, projetadas para conectar profissionais e aproximar a assistência ótica aos pacientes.

Ao proporcionar uma enorme variedade de aplicações clínicas, permite reconhecer de forma muito avançada a acuidade visual que o paciente obterá através da correção visual, proposta pelo especialista ótico.

Outro benefício é a possibilidade de verificar o formato da córnea, tanto na face anterior como posterior. Através da análise da câmara anterior e o ângulo iridocorneano, é possível entender qual é a pressão intraocular e a visualização do fundo. As possibilidades são infinitas e é, sem dúvida, uma ótima ferramenta de triagem para patologias do fundo de olho e de glaucoma.

Todas as funcionalidades da plataforma podem auxiliar, por exemplo, no rastreio do olho seco, uma patologia ocular multifatorial que se estima que afete até 30% da população.

Os óculos do futuro

Lentes SmartView

As lentes SmartView têm como objetivo transformar a adaptação dos seus clientes aos novos óculos graduados. Tendo em conta as necessidades em cada fase da vida, estas lentes prometem reduzir o desconforto durante o período de adaptação às lentes, algo que não é fácil para algumas pessoas. Além disso, esta tecnologia garante um maior conforto ocular, em relação à alteração frequente da posição da cabeça e dos olhos. A sua fórmula foi baseada em estudos que con-

sideram os movimentos dos olhos durante o uso de dispositivos eletrónicos. No total, são três modelos de lentes diferentes que proporcionam uma visão mais confortável, a qualquer distância e em todas as direções, para todas as idades.

Lentes ultra polarizadas

Outra inovação que vale a pena conhecer são as lentes ultra polarizadas. Estas lentes, constituídas por oito camadas, protegem os olhos a 100% dos raios UVA e UVB e também dos reflexos, eliminando o excesso de luminosidade.

Esta tecnologia, fabricada na Suíça, permite uma experiência visual mais realista, que confere à lente uma maior nitidez e excelência na perceção das cores. Além disso, une um polarizador altamente eficiente, com os tratamentos antirreflexo, hidrofóbico e anti-riscos.

Óculos inteligentes

Numa perspetiva mais futurista e funcional para o utilizador, mencionamos a última novidade tecnológica, os óculos inteligentes. Esta opção é um pouco menos conhecida e acessível atualmente, contudo é interessante perceber esta tendência. O acessório promete controlar a procrastinação, vigiando a rotina de quem os utiliza, através de uma aplicação. Nela poderá definir as tarefas em que deseja estar mais concentrado.

Com recurso à inteligência artificial, o dispositivo irá enviar-lhe uma notificação, caso perca o foco na sua atividade, ajudando-o a ser mais produtivo. Essa notificação é emitida como forma de aviso, em formato de sons e de luzes.

Para que consiga acompanhar as inovações é importante que todo o empreendedor ótico se mantenha atualizado sobre as últimas tendências no setor. Poderá obter informação e aprofundar os seus conhecimentos através de livros, cursos, palestras e participações em eventos, onde existe imensa troca de conhecimentos, com os restantes empresários do mercado.

2023 número 1 / ópticos magazine 9

Carlos Matos

Country Manager HOYA Portugal

Falamos com 2023 número 1 / ópticos magazine 10 ´

Falámos com Carlos Matos, country manager da HOYA em Portugal.

Carlos é licenciado em ecónomia pela Universade de Lusíada e com uma pós-graduação em Marketing pela Universidade Católica. Para além desta formaçãro, ainda tem um MBA pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Económicas de Portugal (ISCTE), além de uma vasta experiência em desenvolvimento de negócios na Europa e em África, estando muito familiarizado com o setor Óptico.

Carlos desenvolveu a sua carreira profissional da Ciba Vision para a Ibéria, na Novartis Portugal, e na Sauflon Ibéria.

Mais recentemente trabalhou na Essilor como Country Manager responsável por três países: Nigéria, Gana e Angola.

A HOYA é uma grande parceira da CECOP há anos e tem muito orgulho em trabalhar com um fornecedor que potencia tanto os nossos associados.

Qual é a filosofia da HOYA em Portugal?

A HOYA como empresa Japonesa tem uma filosofia de atuação baseada na confiança, no respeito mútuo e numa visão partilhada. A nossa principal missão é capacitar os profissionais da Visão com soluções inovadoras, para que possam fazer uma verdadeira diferença na satisfação das necessidades visuais individuais de cada paciente ao longo de toda a sua vida.

Desde que o Carlos assumiu o cargo na HOYA, quais foram os maiores desafios que encontrou?

A HOYA é uma Multinacional Japonesa com mais de 81 anos e a 2º maior da Indústria a nível Mundial, e nos dias de hoje é um parceiro exclusivo dos profissionais da Visão com um reconhecido capital de excelência e qualidade e inovação dos seus produtos.

Os desafios fazem parte do nosso dia a dia, e todas as Organizações os têm, mas com uma Equipa altamente profissional, resiliente e comprometida com os Clientes, os resultados acontecem de forma natural e sustentada.

Como avalia atualmente o mercado português de Lentes Oftálmicas, tendo em conta a situação mundial pela qual estamos a passar?

Apesar da situação anormal e incerteza que vivemos, primeiro com uma pandemia e depois com uma guerra, o mercado tem tido a capacidade e a resiliência de se manter dinâmico garantindo alguma estabilidade, sobretudo pelo facto de sermos um sector de saúde e de termos excelentes profissionais nas Óticas onde prestam um serviço de qualidade.

Pode falar um pouco sobre o vosso projeto MiYOSMART e o impacto que teve no mercado ótico Português?

O projeto MiYOSMART tem o ADN da HOYA, uma empresa japonesa que tem como um dos eixos estratégicos, a inovação tecnológica e a HOYA conseguiu lançar mais que uma lente um tratamento que vai melhorar a qualidade de vida das crianças da idade juvenil até á sua idade adulta de uma forma extremamente positiva.

Tendo em conta que o aumento da miopia é considerado pela OMS, Organização Mundial de Saúde como uma pandemia silenciosa, em que se estima que mais de 50% da população Mundial sofrerá de Miopia no ano 2050, a MiYOSMART marca uma nova era na gestão e controle da pandemia.

Os únicos resultados científicos a 6 anos demonstram comprovadamente a sua eficácia e com essa garantia temos a comunidade de todos os profissionais da visão, comprometidos e proativos na prescrição e rendidos a essa validada evidência.

2023 número 1 / ópticos magazine 11

Atualmente qual é a lente que mais comercializam? Como explicam esse sucesso?

As lentes do Portfólio HOYA são recomendadas e prescritas de uma forma geral, tendo em conta a variedade de soluções oftálmicas que estão disponíveis em função do perfil do consumidor, no entanto o conceito da personalização tem uma clara tendência de crescimento. Cada vez mais, fabricamos lentes que são únicas e desenhadas exclusivamente para um determinado perfil de consumidor, tendo em conta o seu estilo de vida.

Qual o balanço que fazem em termos de volume de negócio do ano de 2022?

Não podemos esquecer que em 2021 ainda estivemos mergulhados nos condicionalismos provocados pelo Covid, pelo que 2022 foi significativamente melhor para todos os players do mercado. 2022 foi sem dúvida um ano de investimentos, com o lançamento da Miyosmart em Portugal, e com o consolidar da HOYA Portugal através dos seus produtos inovadores e de comprovada qualidade.

A HOYA Portugal tem conseguido desenvolver um trabalho sólido de confiança sustentado com os seus parceiros Óticos. Sabemos que estamos perante um ecossistema exigente e que temos que apoiar incondicionalmente os nossos parceiros, de modo a surpreender os clientes de forma positiva.

Quais são as apostas em termos de produto e mercado da HOYA para este ano 2023?

A HOYA Portugal continuará a desenvolver a sua Estratégia que foi definida há 3 anos apoiando parcerias sólidas e exclusivas para os Óticos. São eles os nossos “Visionários” e é para eles e com eles que trabalhamos diariamente. Como empresa, focada na inovação, é certo que 2023 trará novidades.

A HOYA atualmente renovou a sua plataforma de encomendas online, a HOYAiLog. O que é que essa ferramenta proporciona aos clientes da HOYA?

A HOYA tem como parceiros privilegiados os Óticos e nesse sentido toda a inovação quer em produtos quer em sistemas tem como objetivo principal o de proporcionar uma experiência positiva ao interagir com o Mundo HOYA. No caso da HOYAiLog, procurámos melhorar conteúdos e funcionalidades, tornando-a mais user friendly, nomeadamente na facilidade do contato, nos pedidos e na utilização da visualização 3D para melhor perceção de como fica a lente em termos de formato e espessura.

A HOYA é um fornecedor protocolado da CECOP. Quais os benefícios que consegue ver em estar dentro de um grupo como o da CECOP?

O facto de a HOYA ser um fornecedor protocolado é um motivo que muito nos honra e orgulha. O atual mundo em que vivemos e as consequentes alterações que ultimamente se verificam de forma mais consecutiva e inesperada, faz com que o Ótico pelo facto de estar associado á CECOP possa estar bem preparado para responder às incertezas do mercado, pois o grupo oferece diferentes soluções individualizadas e feitas à medida de cada associado, disponibilizando o seu expertise que já tem uma escala global.

2023 número 1 / ópticos magazine 12
Não podemos esquecer que em 2021 ainda estivemos mergulhados nos condicionalismos provocados pelo Covid, pelo que 2022 foi significativamente melhor para todos os players do mercado.

Apaixonados pelo Sol

Disfrute ao máximo, mas sem esquecer a proteção dos seus olhos

Na compra do seu primeiro par de lentes, obtenha condições especiais no 2° par de lentes coloridas.

#INTHESUNNYDAYSHOYA

Lentes coloridas, polarizadas e espelhadas da HOYA.

Tecnologia japonesa para a visão.

2023 número 1 / ópticos magazine 13

Gestao da ótica

VENDA DE ÓCULOS ONLINE

crie a sua estratégia

Atualmente vivemos num ambiente online dinâmico e frenético, que permite a inúmeros negócios potenciarem os seus produtos e serviços através da venda online. O ambiente virtual é diferente do físico. Antigamente o cliente dirigia-se apenas à ótica, onde negociava presencialmente, e a venda era realizada no momento.

Hoje como o consumidor está perante imensa informação, para concretizar uma venda é essencial que as óticas invistam em estratégias digitais, capazes de converter o cliente. A internet além de ampliar o alcance da sua ótica, também irá tornar o processo de compra mais prático para o cliente, que pode escolher se quer óculos de sol ou graduados, ou até que tipo de cor ou de armação prefere.

No mundo online, o cliente é mais desconfiado, sendo importante sair da zona de conforto, mas mantenha clareza na informação que é colocada, para que o cliente não abandoneb o carrinho de compras.

No entanto, Sabia que os óculos são dos produtos mais vendidos online mundialmente?

Pois é, aqui tem uma oportunidade valiosa para investir! Fique aqui com algumas dicas importantes para construir a sua estratégia e aumentar as suas vendas de óculos online.

Eleve a experiência do cliente

Num meio tão competitivo como o online é essencial entregar uma experiência elevada ao cliente, diferente do que a maioria da concorrência oferece. Se pensarmos bem, uma das maiores dificuldades da venda online é o cliente não conseguir experimentar os vários modelos de óculos, algo que o pode fazer desistir da compra.

Contudo existe uma alternativa: a prova virtual dos óculos. Esta tecnologia pode ser desenvolvida através de um sistema específico, onde o utilizador envia uma foto através do seu dispositivo, em tempo real, para avaliar como determinado modelo fica no seu rosto.

Na prática a estratégia simula se o cliente gosta de ver a armação no seu rosto ou não.

Outra tecnologia que poderá implementar na sua ótica é o pupilómetro virtual. Esta ferramenta que normalmente é utilizada de forma manual, também poderá ser feita à distância de um clique. A tecnologia permite medir a distância naso-pupilar (DNP), através de uma fotografia enviada pelo cliente.

Estas tecnologias irão não só auxiliar na escolha da armação ideal, mas sobretudo impedir que o cliente tenha insegurança quando compra online.

2023 número 1 / ópticos magazine 14

Diversifique os modelos que vende

É importante que enquanto empresário de ótica perceba que cada cliente tem preferências e necessidades diferentes.

Existem diversos tipos de aros de óculos, desde os mais tradicionais redondos e retangulares, até aos mais ousados em quadrado, ovais ou aviador. Além disso há uma grande variedade de tamanhos, materiais e cores, dos mais pequenos aos grandes, do metal ao acrílico, e a infinidade de cores que podem ir do monocromático, à combinação de tons, até aos estampados.

Cada cliente terá um gosto e forma de se exprimir diferente, daí ser importante oferecer várias opções para que possa estender a sua venda online a um maior número de pessoas.

Construa uma loja online apelativa Da mesma maneira que o seu estabelecimento físico está organizado de forma apelativa, também é importante manter assim a sua loja online.

Esta vai ser a sua montra no digital e deve personalizá-la de acordo com os seus objetivos e identidade visual.

Para que os seus produtos tenham a visibilidade pretendida é imprescindível que as fotos tenham boa qualidade e que as descrições das lentes e armações estejam o mais completas possíveis. Disponha online as medidas dos óculos, para que o cliente possa comparar aos seus óculos atuais ou a algum modelo antigo.

Algo que não pode faltar é um chat online capaz de responder a todas as dúvidas dos utilizadores. Pode encontrar alguns gratuitos e fáceis de instalar, sendo que alguns oferecem ainda relatórios de conversas para futura avaliação. Ao ter tudo estipulado de forma correta, irá passar mais segurança ao cliente durante a venda online.

Aproveite as funcionalidades das redes sociais

As redes sociais têm ganho terreno no que toca às vendas online. Estas plataformas funcionam

2023 número 1 / ópticos magazine 15

não só como uma maneira de interagir com a audiência, mas também como um canal de venda. Instagram

A funcionalidade da Loja do Instagram é um exemplo de eficácia em aumentar o desejo de compra do cliente, já que o mesmo poderá fazer as suas compras sem sair da plataforma, mostrando-se um excelente canal de compras online. Para lhe explicar de uma forma mais clara, sempre que fizer uma publicação no perfil da loja, pode adicionar a etiqueta de marcação com o preço do produto, bem como mostrar se as ofertas estão ativas.

No entanto, não basta apenas colocar os óculos à venda, terá de agregar valor ao produto, através de conteúdos que sejam úteis para os utilizadores. Para isso é essencial que saiba filtrar o seu público-alvo. Uma ideia de conteúdo que poderá publicar é partilhar fotos dos clientes a utilizar os vários modelos, criando a prova social, que demonstra a satisfação dos seus clientes. Não tem fotos dos clientes? Pode sempre publicar imagens de modelos a utilizar as várias armações.

Além disso pode demonstrar autoridade no assunto, dando dicas sobre que tipo de óculos realçam cada tipo de rosto, ou sugerir outfits para cada estilo, com os vários modelos de óculos, como por exemplo “o intelectual”, “o geek” ou “a romântica”. Esta estratégia irá permitir que construa um relacionamento mais próximo com os seus clientes, através de toda a interação promovida na plataforma, com o objetivo de criar um vínculo duradouro de confiança.

WhatsApp Business

Um dos recursos mais completos para executar as suas vendas online é o WhatsApp Business. Esta plataforma agiliza a interação com os seus clientes, aproximando-os do seu negócio.

O primeiro passo é criar um perfil comercial na aplicação e a partir daí terá acesso às várias ferramentas, que irão a ajudar na gestão da loja online, tais como:

Os potenciais clientes podem obter informações, de forma mais imediata acerca da ótica, como por exemplo o horário de funcionamento;

Através dos catálogos de produtos poderá criar a sua montra online, à vista de possíveis clientes;

A criação de mensagens automáticas, como por exemplo de saudação e de ausência, agilizando o atendimento;

Disponíveis relatórios de mensagens, para faça uma análise de como se comporta este canal;

Criação de etiquetas, onde filtra os seus clientes por categorias, que pode personalizar.

A partir do momento que todo o empresário de ótica percebe como vender online e quais são as plataformas mais viáveis para o seu negócio, as possibilidades de ter sucesso no digital tornam-se cada vez reais.

2023 número 1 / ópticos magazine 16

My Business

Que informação incluir no Google My Business?

Direção Telefone Horário Categoria de negócio

Serviços Imagens Página Web

Vantagens de Google My Business

Localizar o seu negócio Google Maps, e portanto, no motor de busca Google.

O seu negócio irá cobrar a visibilidade na internet.

Proporcionará informação do seu negócio a potenciais clientes.

Irá gerar feedback, ou seja, saberá a opinião dos seus clientes.

Irá melhorar a sua imagem corporativa face ao seu público-alvo.

Irá permitir comparar ofertas e serviços com a sua concorrência.

Gestao da ótica

ótica

Na atual economia instável, é essencial que disponha de várias alternativas de pagamento aos seus clientes, não só para que tenha as contas em dia, mas também para manter o fluxo de caixa positivo.

Ao diversificar as formas de pagamento na sua ótica irá ter vantagens para o seu negócio, e também para o cliente, que tem mais opções disponíveis, aumentando a possibilidade de fechar a venda.

Vamos a números? Segundo a Marketest, o método de pagamento mais utilizado pelos portugueses em 2022 foi a Referência Multibanco, cerca de 73,8% dos inquiridos. O MB Way subiu em relação ao ano anterior (59,4%), afirmando-se como o método de pagamento que mais subiu em Portugal.

Nas posições abaixo encontram-se os cartões de débito e crédito (58,9%), a Paypal (39,3%), a transferência bancária (35,6%) e cartões online como a Revolut (25,9%).

Acompanhe-nos neste guia, onde o iremos ajudar a escolher o melhor método de pagamento na sua ótica e a conhecer mais das principais formas de pagamento que se praticam em Portugal.

A importância de diversificar as formas de pagamento na sua
2023 número 1 / ópticos magazine 18

Saiba como escolher o melhor método de pagamento

Quando decidir que métodos de pagamento quer praticar na sua ótica, deve de saber imediatamente quem é o seu cliente. Ao reconhecer o seu público deverá imediatamente perceber qual é o seu método de pagamento preferido. Imagine que um dos seus clientes está a fazer compras no seu site e não encontra o seu método de pagamento preferido? É muito provável que abandone o carrinho de compras.

Além disso, existem determinados fatores que deve considerar quando comparar os diversos tipos de pagamentos:

Preço: Conforme o método de pagamento, poderá ter de pagar elevados montantes para cada transação, isto no que respeita a uma grande parte do pagamento total. Tenha em atenção que alguns sistemas de cartões poderão

cobrar uma percentagem da transação e um preço fixo por pagamento.

Funcionalidades: Uma grande abrangência de países e ligação à conta bancária, são algumas das funcionalidades que os diferentes serviços poderão oferecer. Considere que funcionalidades irão beneficiar mais a sua ótica.

Flexibilidade: Quanto tempo irão demorar os pagamentos a ser depositados na sua conta comercial? Qual é a política de reembolso? Se estas questões são relevantes para a sua ótica, descubra as respostas antes de se aliar a qualquer tipo de serviço de pagamento.

Segurança: Este é um dos fatores mais importantes a considerar. Numa situação de fraude de pagamento, quem será o responsável pelos danos, a sua empresa ou o prestador de serviços de pagamento? Informe-se.

2023 número 1 / ópticos magazine 19

Que métodos de pagamento podem ser aplicados?

Existem duas principais formas de pagamento, em loja e online. Ambas as formas abrangem vários métodos de pagamento, que iremos apresentar de seguida.

Dinheiro

A forma mais primordial de pagamento é em dinheiro, o método que tem caído cada vez mais em desuso ao longo dos últimos anos. Este é o tipo de pagamento que mais beneficia a saúde financeira da ótica, visto que vai diretamente para a caixa e assegura um fluxo financeiro contínuo. Tenha sempre a caixa abastecida com notas e moedas, em caso de ser necessário dar troco ao cliente. É importante para a economia que o dinheiro circule, mas há fatores que complicam a utilização deste método, como a devolução em troco e o risco de assalto, daí ser importante que tenha um bom sistema de segurança para guardar o dinheiro.

Referência multibanco

Este tipo de pagamento ocorre habitualmente nas lojas online, através de uma referência que é gerada automaticamente, que o cliente utiliza para pagar. O pagamento pode ocorrer através de um terminal multibanco, home-banking, MB Spot, telemóvel ou TPA.

Este método é bastante seguro porque não existe a introdução de qualquer dado pessoal do utilizador. A principal desvantagem prende-se com o processo interno do comerciante, pois o pagamento é realizado após a conclusão da encomenda, resultando num esforço acrescido na gestão do inventário.

Cartão de crédito e débito

A maioria das pessoas utilizam cartões bancários para efetuar pagamentos. Os sistemas de cartões mais populares a nível mundial são Visa, MasterCard e American Express. Há que ter em atenção quando se aceita este tipo de paga-

mentos, já que precisa de investir em serviços de transferência eletrónica, que acarretam muitas vezes elevados pagamentos de taxas.

Embora haja essa desvantagem, os cartões bancários são uma das formas mais populares de pagamento entre os consumidores, valendo a pena considerar este método para o seu negócio, para que não perca nenhuma oportunidade de venda. O surgimento da nova tecnologia Contacless, permite agilizar os pagamentos com cartão, já que o cliente apenas tem de aproximar o mesmo ao terminal do multibanco, tornando a experiência de compra mais rápida e apelativa.

MB Way

O MB Way é uma aplicação que foi lançada em 2015, com o objetivo de facilitar as compras online. Um dos seus diferenciais é a adesão ser bastante simples, sendo apenas necessário associar o número de telemóvel e cartão bancário, um procedimento que pode ser realizado em qualquer caixa Multibanco. O MB Way é uma das plataformas mais utilizadas atualmente em Portugal para realizar pagamentos. Para executar um pagamento apenas terá de inserir o número de telemóvel e de seguida recebe uma notificação para confirmar a ação. Este método de pagamento não requer a transmissão de dados financeiros e contém dupla autenticação, o que o torna num meio seguro para transações online.

Criptomoedas

As criptomoedas são um tema que assusta muita gente, por ser relativamente recente. Este método de pagamento online é cada vez mais considerado pelas empresas, pelo facto de ser muito mais seguro do que os habituais métodos tradicionais. A Bitcoin é uma das criptomoedas mais populares, bem como a Ethereum, a Tether ou a USD Coin. O pagamento em criptomoeda não requer verificação de terceiros e não é armazenado nenhum dado do comprador na plataforma centralizada. Uma das grandes desvantagens de aceitar estes pagamentos é que o seu valor é bastante volátil, podendo um dia valer bastante e noutro muito pouco, influenciando bastante o lucro da sua ótica.

2023 número 1 / ópticos magazine 20
2022 número 1 / ópticos magazine 21 PARA MAIS INFORMAÇÕES
A CECOP APRESENTA UMA SOLUÇÃO DE PAGAMENTO PARA A SUA ÓTICA! 100% digital 100% automática Simples e seguro Entre em contacto com o Dep. de Marketing marketing@cecop.pt ou com o seu KAM
FACILITE A COMPRA DO SEU CLIENTE

Gestao da ótica

COMO VENDER MAIS E MELHOR NA MINHA ÓTICA

2023 número 1 / ópticos magazine 22

Todas as óticas que desejam obter sucesso, precisam de gerar vendas para que o negócio cresça saudável. Num mercado cada vez mais competitivo, pode tornar-se desafiante sobressair-se, contudo com as técnicas corretas, é certo que irá ter o sucesso que tanto almeja na sua ótica.

Para que existam vendas é essencial que todos os funcionários da ótica estejam alinhados com os mesmos valores e objetivos, e que estejam capacitados para atender às necessidades dos clientes.

Não basta apenas contratar funcionários experientes, é essencial que aposte na sua formação contínua, sobretudo no tipo de abordagem que devem de ter com o cliente. Desta forma, irão transmitir a confiança necessária, não só para o cliente comprar, mas sobretudo para voltar.

Desta forma, o ato da compra está 100% relacionado à credibilidade que a sua ótica transmite, na procura da resolução das “dores” dos clientes, que irá fazer com que se fidelizem ao seu negócio.

Neste artigo explicamos como se procede o ciclo de vendas e as dicas que deve de seguir, para vender mais e melhor, de modo a qualificar as suas vendas.

O ciclo de vendas

O segredo por detrás do sucesso de vendas de uma ótica é a postura do gestor. Sim, engane-se de quem pensa que a parte administrativa é a mais importante do negócio. Simplificar a gestão de vendas é um erro que muitos empresários cometem, pois é essencial monitorizar os resultados e ter em conta todo o ciclo de vendas.

Gestão é o ato de organizar, administrar, criar e de implementar tudo que diz respeito às vendas, desde o planeamento de como serão realizadas, até à análise dos resultados.

A primeira fase do ciclo de vendas é a prospeção. Antes da venda é crucial que se coloque na pele do seu cliente, de modo a entender o seu processo de compra.

A segunda fase é a que estabelece o primeiro contacto, já que para convencer o cliente, terá de lhe oferecer em troca algo de valor material ou emocional. Aqui o objetivo é a sua ótica ser a quem o potencial cliente se dirige para solucionar o problema.

A terceira fase consiste em oferecer uma proposta ao cliente, baseando-se nas suas qua-

lificações enquanto especialista ótico. Deverá conhecer todos os seus produtos e serviços, etambém demonstrar que o que recomenda tem potencial competitivo.

Na negociação, o quarto passo, terá de estar preparado para desfazer qualquer objeção que o cliente tenha em relação à compra. Quer seja em relação ao preço, marca ou até condições de pagamento, terá de deixar sempre claro que tem a melhor alternativa.

Chegamos ao momento decisivo, o fechar a venda. Aqui poderá comprovar a qualidade do que oferece, através de histórias de satisfação de outros clientes que adquiriam o mesmo produto ou serviço.

Após o fecho da venda, não se afaste dos seus clientes! Pelo contrário, aposte no pós-venda, ao criar uma relação de proximidade, que o auxilia em situação de problemas com o que adquiriu, ou até para divulgar as promoções da sua loja.

5 dicas para vender mais e melhor

Para que alinhe a estratégia de vendas da sua ótica, reunimos 5 dicas que com certeza irão melhorar a sua relação com o cliente.

2023 número 1 / ópticos magazine 23

Saiba tudo sobre o que vende

Mais do que saber dominar todo o processo de venda, o especialista ótico deverá ter conhecimentos sobre saúde ocular, visto que está num local onde se vende “saúde”. Não irá querer passar insegurança ao cliente em relação a um tema tão importante. Deverá estar seguro acerca de assuntos como problemas oculares e leitura de receitas. É fundamental também que esteja informado acerca de todo o material, serviços, inovações e procedimentos da ótica, isto para que possa dar a melhor oferta à “dor” do seu cliente.

Demonstrar conhecimento é o primeiro passo para criar uma ligação e realizar um atendimento de qualidade.

Transmita confiança no momento da venda

O processo de confiança começa a ser construído muito antes de fazer qualquer menção à venda. Receba o cliente com simpatia, cordialidade, mas sobretudo com boa energia e vontade de ajudá-lo realmente a encontrar a melhor solução. Antes de sugerir algo, escute as suas necessidades. Quando fizer um atendimento que envolve a venda de óculos, irá exigir uma maior proximidade física com o cliente. Acompanhe a linha de raciocínio do cliente e crie um vínculo nesse momento.

Disponibilize várias opções que sabe que vão de acordo às necessidades do cliente. Não tente vender algo que sabe que apenas vai beneficiar financeiramente a ótica, já que isso é meio caminho para o cliente não voltar. Se o cliente ficar satisfeito com o atendimento e com o produto que adquiriu, vai ser positivo para ambos.

Faça com que o cliente se lembre de si e crie parcerias em vez de vendas.

Seja sincero com os seus clientes

Imagine que está a atender o cliente e não consegue esclarecê-lo em relação a determinado assunto. Neste momento evite mentir ou dizer

que domina o tema, arriscando-se a transmitir informações erradas que podem prejudicar a saúde do cliente e criar-lhe inseguranças.

Para resolver esta situação, peça ao cliente para aguardar, enquanto procura pela informação correta, junto dos seus colegas de trabalho mais experiente ou ao gerente da ótica.

Ouça o seu cliente

Vender não é apenas dizer os melhores argumentos para convencer o cliente, mas é sobretudo saber ouvir. Ao ouvir mais do que fala, irá reter informações que poderão virar o jogo a seu favor no momento da negociação. O cliente tem sempre razão e as suas preocupações precisam de ser ouvidas.

Imagine que o cliente lhe diz que já se deslocou a outras lojas e que tem informações acerca de determinado produto. Neste momento poderá aproveitar esse discurso e comprovar o diferencial da sua ótica em relação aos concorrentes.

Receba o seu cliente fazendo-o sentir-se em casa, perguntando se quer uma água ou um café. Evite julgá-lo e trate-o sempre pelo nome. Se ele pretender algo mais em conta, não tente impingir algo que não faça parte disso.

Invista no relacionamento pós-venda

A jornada do cliente continua mesmo depois da venda, e a melhor maneira de reforçar os laços prende-se com o acompanhamento pós-venda.

Uma das ferramentas mais práticas para manter esse contacto é o WhatsApp. Esta ferramenta permite que tenha feedback quanto aos serviços da sua ótica, permitindo criar uma relação mais próxima e de confiança, que poderá resultar em recomendações a futuros clientes.

Aproveite o serviço pós-venda para enviar as novas promoções da sua ótica, ou até para oferecer um voucher de desconto no aniversário do cliente. Estas ações irão criar uma relação mais duradoura e fidelizada.

2023 número 1 / ópticos magazine 24

ATÁLOGO MERCHANDISING 2023

O programa ViveCECOP é um programa de fidelização que premeia o associado de acordo com a sua fidelidade à CECOP e aos fornecedores participantes. É também um programa onde podemos recompensar o profissionalismo e dedicação dos nossos óticos associados.

Para aderir a este programa, temos de ter em conta os consumo que o associado realiza de Janeiro a Dezembro com os fornecedores participantes no programa, que adquire CECOPontos e podem ser trocados por euros e utilizados para a viagem.

Quando?

Partida: Quinta feira, 19 de Junho 2023

Chegada: Terça feira, 26 de Junho de 2023

PALMA DE MALLORCA

A capital da ilha de Mallorca, situada na baía de Palma, conta com um clima privilegiado o ano inteiro. Conhecida por seu turismo de sol e praia, possui além disso um bonito centro histórico.

2023 número 1 / ópticos magazine 26

Viagens

Conseguimos neste programa juntar momentos de descanso e diversão por todo o mundo. Este ano, tendo em conta o sucesso do ano anterior, decidimos abrir novamente DOIS destinos de viagem.

Todos os associados, mesmo os que não tenham CECOPontos estão habilitados a inscreverem-se para uma delas, ou até mesmo, para as duas viagens.

JAPÃO

Fazer turismo no Japão é como conhecer um mundo novo. É um país totalmente diferente desde as deslumbrantes paisagens, cultura. tradições milenares, educação, costumes, gastronomia, organização das cidades, receptividade e gentileza da população.

Quando?

Partida: Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023

Chegada: Sábado, 23 de Setembro de 2023

2023 número 1 / ópticos magazine 27

Gestao da ótica

as 6 dicas incríveis para divulgar a sua ótica

Para que alcance novos clientes e faça o seu negócio de ótica crescer é essencial que elabore uma estratégia de promoção.

Antes de divulgar o que seja, deve criar uma identidade única para a sua ótica. Criar um nome que fique na mente das pessoas, definir as cores que irá utilizar nas suas comunicações, os seus valores e a maneira como se irá comunicar. Após definir a sua identidade, inicie a divulgação dos seus serviços e conquiste espaço no mercado.

Uma das formas mais eficazes de divulgar a sua ótica é através do digital, o local onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo e se mantêm conectadas. O poder do digital eleva qualquer negócio em termos de captação de clientes, dependendo claro dos canais e da maneira como são utilizados. Por esse motivo, é importante que encontre o canal mais adequado ao público que quer atingir.

Quer pretende apostar no online ou noutro canal, damos-lhe agora 6 ideias de canais, que vale a pena investir na divulgação da sua ótica. Confira agora!

2023 número 1 / ópticos magazine 28

Faça promoções locais para divulgar a ótica

É bastante comum os pequenos negócios terem uma grande ligação ao local onde estão estabelecidos, o que pode limitar a sua área de atuação. Caso esteja nesta situação, uma das formas de ultrapassar este problema é divulgar o seu negócio através de plataformas como o Google My Business.

Esta plataforma é o ideal para expandir a sua divulgação local, já que a sua empresa poderá ser encontrada sempre que se realizem pesquisas próximas da sua loja. Esta ferramenta permite realçar informações do seu negócio, posicioná-lo no topo das pesquisas, construir autoridade e prova social. Além de enriquecer a experiência do utilizador, a plataforma permite que crie campanhas no Google Ads e que recolha várias estatísticas relevantes, isto de forma gratuita!

Tem preferência pelos meios tradicionais? Poderá sempre apostar em panfletos para alcançar as pessoas que se dirigem à sua localidade, ou até investir nos meios de comunicação da sua região, como anúncios de rádio ou jornal.

Invista em Email Marketing

De acordo com dados da Estatista, prevê-se que o número de utilizadores globais de email cresça para 4,48 bilhões em 2024. Se pretende melhorar o relacionamento com os seus clientes e aumentar as vendads, o email marketing é uma ferramenta ótima para gerar bons resultados.

A estratégia de email marketing vai muito mais além de divulgar promoções.

É essencial ajudar o seu cliente através de comunicações relevantes, solucionando problemas diários, para que se justifique a subscrição à newsletter.

Faça uma segmentação do seu público e personalize os emails, evitando que a mensagem seja enviada de forma padrão para todos. A estratégia deve não só ter o objetivo de chamar a atenção, mas sobretudo manter a conexão e estimular à compra e fidelização. Algumas das ferramentas que poderá utilizar no email marketing é o MailChimp ou o RD Station, que já contam com vários templates que facilitam o seu trabalho.

Faça parcerias com outros estabelecimentos

Alie-se a negócios com que tenha afinidade e confiança para divulgar a sua ótica. A entreajuda entre duas empresas pode ser bastante produtiva para ambas, podendo até elevar a sua reputação.

Ao realizar uma parceira com um negócio que tenha como público-alvo o seu, poderão alcançar muito mais facilmente um maior público, além de que diminui bastante os custos.

As parcerias não têm necessariamente de ser em espaços físicos, também é possível produzir conteúdos online em conjunto, como é o exemplo das publicações colaborativas do Instagram. Esta funcionalidade permite convidar alguém para colaborar numa publicação no Feed ou Reels, sendo que esse conteúdo também vai ser partilhado no perfil da outra empresa. Muito útil, não acha?

2023 número 1 / ópticos magazine 29

Crie um bom site para a sua ótica

O site é uma das portas de entrada do cliente para a sua ótica. Existem várias caraterísticas que fazem de um site um bom site, contudo o objetivo será sempre que o cliente tenha uma boa experiência ao navegar na página.

A primeira impressão visual é sempre a mais importante, por isso é crucial que a aparência do site seja cativante e profissional. Deve apostar no bom uso das cores, o texto deve ser fácil de ler e as fotografias têm de ter qualidade. Os conteúdos terão de ser interessantes e estar minimamente organizados, para que o cliente tenha vontade de continuar a navegar no site. Atualize regularmente os conteúdos e crie uma dinâmica que atinja as expectativas do leitor.

Faça networking

Para ter sucesso não basta resguardar-se na sua bolha de estratégias, terá de sair da sua zona de conforto e procurar fazer networking.

O networking permite que crie uma imagem forte da sua ótica e que a divulgue mais organicamente. Participe em eventos online ou presenciais, em feiras, webinars ou cursos acerca do setor ótico. Não deixe escapar a oportunidade de frequentar os eventos, já que são um polo de conhecimento de outros profissionais, bem como de novos conhecimentos e de inovações do setor.

Após este contato, é essencial continuar a alimentar a conexão com os profissionais que conheceu, para que se crie uma ligação mais consistente e de ganhos mútuos. O Linkedin é a plataforma ideal para isso, pois é uma das mais importantes redes corporativas do digital, que lhe poderá trazer várias oportunidades.

2023 número 1 / ópticos magazine 30
AJUDAMO-LO A DEFINIR A SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING Contacte o seu KAM para realizar o seu calendário anual de marketing com a CECOP UTILIZE A SUA APORTAÇÃO DE MARKETING PLANO Faça uma revisão! PLANO HOMOO cialist em saúde ual a mais suave líq Façaumarevisão! CAANDEVENÇÃOD ECIAAS AÚISU PROG PREMIU Esco + LENTES MONOFOCAIS Quem tudo dá por oferecer uns entes A? PLANO PARA PEDIR AS SUAS CAMPANHAS ANUAIS

EXPOCECOP APRESENTA RESULTADOS RECORDE NA EDIÇÃO DESTE ANO EM ÍLHAVO

A CECOP PORTUGAL CONFIRMA O SUCESSO DA ÚLTIMA EDIÇÃO EXPOCECOP EM ÍLHAVO, ATRAVÉS DE RESULTADOS RECORDE, QUE FAZEM DO EVENTO UM DOSMAIS IMPORTANTES DO SETOR ÓTICO EM PORTUGAL

A ExpoCECOP, realizada nos últimos dias 4 e 5 de março, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel foi um sucesso.

O evento que teve como mote “Reinventar o Presente, para Olhar o Futuro”, contou com a presença de 80 óticas, 17 fornecedores protocolados da CECOP, totalizando cerca de 200 participantes entre associados e fornecedores.

Ao longo de dois dias, palestrantes de renome em Portugal puderam munir os associados com enriquecedoras ferramentas, com o objetivo de impulsionar os seus negócios. O primeiro dia iniciou com Francisco Lufinha, campeão nacional português de Kitesurf, que falou acerca dos “Desafios extremos em alto mar” e também João Catalão, Presidente da Associação Ibero-americana de Coaching, que nos brin-

dou com “A magia do 7 - como maximizar resultados”.

A ExpoCECOP, realizada nos últimos dias 4 e 5 de março, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel foi um sucesso. O evento que teve como mote “Reinventar o Presente, para Olhar o Futuro”, contou com a presença de 80 óticas, 17 fornecedores protocolados da CECOP, totalizando cerca de 200 participantes entre associados e fornecedores.

Ao longo de dois dias, palestrantes de renome em Portugal puderam munir os associados com enriquecedoras ferramentas, com o objetivo de impulsionar os seus negócios. O primeiro dia iniciou com Francisco Lufinha, campeão nacional português de Kitesurf, que falou acerca

2022 número 1 / ópticos magazine 32
Eventos

que falou acerca dos “Desafios extremos em alto mar” e também João Catalão, Presidente da Associação Ibero-americana de Coaching, que nos brindou com “A magia do 7 - como maximizar resultados”.

O dia finalizou com o jantar entre a comunidade de associados da CECOP, acompanhado de um espetáculo, onde se destacaram vários momentos, como o vídeo de acontecimentos marcantes no mundo, de 5 em 5 anos, bem como de alguns momentos fotográficos dos últimos 20 anos da CECOP em Portugal. O jantar seguiu ao som de muita música e animação, ao som de Rui Drumond e da sua banda, e de talentosos bailarinos que dançaram ao som das músicas mais inesquecíveis dos últimos 20 anos.

O segundo dia iniciou com a transformadora comunicação “O digital como o grande agente da mudança” de Helder Amador, especialista em soluções integradas para softwares de óticas. Segui-se Ana Penim, Coach e Formadora, autora de inúmeros best sellers nacionais e internacionais, com “Os segredos de vendas para o presente e futuro”, e Eduardo Espinheira, uma das grandes referências de profissionais de coaching em Portugal, que abordou o tema “Crescer e aprender em comunidade.”

O evento foi finalizado com um almoço especial em que os associados puderam assistir uma apresentação do fornecedor protocolado POLO a contar as suas novidades no mercado.

Deixamos alguns momentos do nosso evento:

2023 número 1 / ópticos magazine 33
2022 número 1 / ópticos magazine 34
2023 número 1 / ópticos magazine 35

Lazer

COMO ESCOLHER OS ÓCULOS QUE MAIS

SE ENCAIXAM COM O SEU SIGNO DO ZODÍACO

Gosta de ler o seu horóscopo semanal e descobrir o que as estrelas têm reservado para si? Fique a saber com base no seu signo e na sua personalidade como escolher os óculos que melhor lhe convêm.

Carneiro. Os carneiros são apaixonados por aventuras e desafios e, acima de tudo, por estar no comando. Nas suas relações procuram pessoas que tragam estabilidade para equilibrar a sua personalidade impulsiva e aventureira. Para eles, a melhor opção é um confortável par de óculos, feitos de materiais resistentes e com cores básicas.

Caranguejo. Os caranguejos têm tendência a viver no passado. Especialmente quando são solteiros, enquanto que, se estão em num relacionamento saudável, tentam-se concentrar no futuro e atingir seus objetivos. Eles são pessoas muito ternas e sensíveis, por isso estão sempre na defensiva. O quadro que melhor se adapta à sua personalidade, tendem a transmitir ternura e carinho, por isso procuram cores brilhantes e claras, mas não muito brilhantes.

Touro. Pessoas teimosas, mas também constantes e leais, se perder a sua confiança será muito difícil recuperá-la. As pessoas de Touro consideram-se muito elegantes e sofisticadas e procuram sempre a perfeição, por isso os seus óculos dão-lhes poder mas, ao mesmo tempo, elegância.

Leão. Dizem que os Leões são fáceis de reconhecer pelo seu caráter forte. Se entrarem numa sala todos os olhos ficam postos neles. São líderes naturais e gostam de ser o centro das atenções. São pessoas que não aceitam críticas de ninguém e fazem vista grossa quando sabem que fizeram algo errado. Procuram parceiros que estejam atentos, tenham poucas palavras e prefiram escutar. O seu estilo é muito ousado e estabelecem tendências onde quer que vão, por isso os seus óculos não podem ser menos e procuram aqueles que chamam à atenção.

Gêmeos. As relações podem ser difíceis para eles, mas tentam torná-las estáveis e duradouras, embora vivam constantemente mudanças nas suas vidas, não se sentem confortáveis quando as pessoas à sua volta evoluem e escolhem perspetivas diferentes. São bons comunicadores e não têm problemas em entender-se. Tal como a sua personalidade, procuram óculos estáveis que durem no tempo e mesmo que saiam de moda não se importam, pois não gostam de sofrer mudanças constantes.

Virgem. O perfil principal é baseado em lógica e organização. Adoram seguir uma rotina diária e não precisam de grandes aventuras para serem felizes. Procuram simplicidade e encontram felicidade nas pequenas coisas. Nos seus relacionamentos procuram a abordagem prática e podem contentar-se com alguém por quem não são apaixonadas se sentirem valorizadas por ela. Sendo firmes e organizados, eles tentam procurar cores básicas como o azul e um confortável par de óculos para seu dia a dia.

2023 número 1 / ópticos magazine 36

Lazer

Balança. Alguma dificuldade para tomar decisões, precisam que a sua vida seja equilibrada para serem felizes. Eles são os seus próprios inimigos solocando-se a si mesmos à prova, provocando situações extremas. São muito indecisos nos seus relacionamentos, levando muito tempo para encontrar possibilidades. Não estabelecem relacionamentos sérios se não tiverem um conhecimento profundo de si mesmos. A personalidade é baseada na indecisão, por isso sempre optam pela saída fácil e tomam decisões fáceis, muitas vezes escolhendo óculos simples e discretos que não atraem muita atenção.

Capricórnio. Os Capricórnios têm uma grande necessidade de se sentirem aceitos e incluídos em um bom status social. Eles são pessoas honestas e não suportam mentirosos em seu ambiente, por isso não hesitam em dizer o que pensam. Quanto aos seus relacionamentos, eles dão importância ao aspecto físico quando procuram novos relacionamentos. Estão sempre procurando companheirismo, mas tendem a fazer promessas que não cumprem. Eles tentam estar na moda para serem aceitos, mas não se destacam muito, optando por cores neutras, como o cinza.

Escorpião. Não há pessoa mais intensa e curiosa do que um Escorpião. São muito introvertidos, flexíveis e existencialistas, precisam de ter a certeza de tomar uma decisão e muitas vezes não ouvem ninguém além deles mesmos para agir. Têm interesses variados, pois não são capazes de se concentrar em uma coisa e sua imaginação e competitividade tornam-nos imparáveis. As siuas relações são definidas por uma intensa dedicação, que muitas vezes é interpretada como possessividade e pode assustar as pessoas. Eles buscam cores brilhantes e ousadas, que estão relacionadas à paixão e intensidade, os tons vermelhos são muitas vezes o seu ponto forte.

Aquário. Os aquários são sempre os mais populares, eles têm um dom natural para conquistar qualquer evento a que vão. Têm uma boa capacidade de conversar e dar às pessoas o que elas querem e isto os faz sentir-se poderosos, embora situações íntimas com uma pessoa pessoal os façam sentir-se inseguros. Se nos seus relacionamentos se sentem pressionados porque lhes é pedido mais do que eles podem oferecer, eles optam por cortar esse relacionamento. Para sentir este poder, escolhem óculos coloridos, demonstrando esta força para que não se sintam inseguras diante dos outros.

Sagitário. São muito autoconfiantes e muitas vezes são a vida da festa. Os sagitarianos são apreciados porque têm uma energia muito positiva e uma visão otimista do futuro. Eles são pessoas muito sociáveis e estabelecem novas relações muito facilmente, além de transmitirem confiança.Tendem a romper os relacionamentos rapidamente se começarem a ver incompatibilidades. Por serem tão confiantes, escolhem óculos que seguem a moda, sem medo de críticas.

Peixes. Peixes são pessoas muito sonhadoras que estão baseadas no mundo da imaginação, por isso os seus desejos são muitas vezes impossíveis e isso causa frustração com o mundo real.Tentam aproveitar a vida sem parar para pensar, são muito apaixonados em seus relacionamentos, mas nem sempre se entregam a eles, às vezes começam novos relacionamentos para se entreter e isso gera mal-entendidos. Um simples mas imaginativo e colorido par de óculos é a melhor escolha para eles.

2022 número 1 / ópticos magazine 37

António Paraíso

Luxury. Marketing. Innovation. Consulting & Talks.

Entrevista

Entrevistámos António Paraíso, um dos formadores que tem parceria com a CECOP e já fez formações personalizadas para alguns dos nossos associados do grupo.

Consultor de empresas como Porsche, L’Oréal, Armani, Loewe e outras grandes empresas ele afirma ser contido por natureza e não tem grande desejo por itens de luxo.

Para ele, os grandes desafios de uma empresa são conseguir uma presença digital da marca com criatividade e beleza, emocionar, conseguir uma presença de marca que proteja o planeta e seja inspiradora com seu propósito e jeito de ser, e aposte num luxo mais experiencial que o faça sonhar.

Quando e como começou a ter interesse pelo mercado de luxo?

Muito obrigado por me convidar para esta conversa. Desde muito jovem, sou fascinado pela beleza, excelência e perfeição. Sou obsessivo com detalhes. Nos anos 80, na universidade, li “A Paixão pela Excelência” de Tom Peters e Nancy Austin, e esse livro teve um impacto enorme na minha forma de fazer as coisas a partir dessa altura.

Durante duas décadas, trabalhei como Diretor Comercial em grandes empresas. Mais tarde, quando decidi criar a minha empresa de consultoria de marketing, para mim foi uma decisão natural especializar-me no negócio da excelência. E decidi ir para Madrid estudar Gestão de Marcas de Luxo.

Diante do atual cenário mundial, como acredita que a inovação pode ajudar uma empresa a sair de uma crise?

Inovação significa fazer diferente, desenvolver produtos e serviços com valor diferenciado para conquistar os clientes.

Atualmente, o mercado é demasiado competitivo, há muitas empresas e marcas que estão em crise porque têm dificuldade em enfrentar os

seus concorrentes e mamnter os seus clientes fidelizados. Se não oferecem produtos e serviços verdadeiramente diferentes, então só conseguirão vender, baixando preços. Mas é difícil ganhar dinheiro e ter sucesso, com preços baixos.

Por isso, eu acredito sinceramente, que a inovação é a resposta para uma empresa repensar o seu negócio, a sua presença no mercado e definir uma estratégia de inovação que lhe permita diferenciar-se dos concorrentes, lançar novos produtos e serviços, seduzir novos clientes e reconquistar alguns clientes antigos.

Qual a sua dica para óticas que queiram entrar no mercado de luxo? Quais são os primeiros passos?

Partindo do princípio que as óticas que desejarem trabalhar nesse nicho de mercado do luxo, já terão a coleção de produtos adequados, o passo seguinte será definir os processos para oferecer ao cliente um serviço de excelência e dar formação às equipas para saberem prestar esse serviço. Por fim, é preciso um plano de comunicação adequado ao perfil de clientes que deseja seduzir.

Onde acredita que começa o processo de inovação dentro de uma empresa?

O processo de inovação começa com a mudança de mentalidade das pessoas e com a vontade de mudar e fazer diferente. A resistência à mudança, sobretudo por parte dos empresários, mas também, muitas vezes, por parte das equipas, é o maior obstáculo à inovação.

Acredita que pequenas empresas conseguem estabelecer mais facilmente processos de inovação? Qual a diferença para as grandes?

Sim, as empresas pequenas têm estruturas hierárquicas mais planas, mais pequenas e mais flexíveis permitindo tomar decisões mais rápidas e implementar processos de mudança e de inovação também mais rapidamente. As empresas grandes têm estruturas pesadas, mais burocráticas, o processo de decisão envolve mais pessoas, é mais lento e, frequentemente, existe mais receio em mudar.

2023 número 1 / ópticos magazine 39

Como explica a importância da continuidade de formação e atualização para continuar a ser um bom profissional?

O mundo muda todos os dias a uma velocidade cada vez mais rápida, devido a fatores de natureza externa, que a empresa não controla, como fenómenos políticos, sociológicos e tecnológicos. As empresas e profissionais que não apostarem em atualizar o conhecimento e aprender novas formas de resolver problemas, novas soluções para a gestão do negócio, ficarão para trás e serão ultrapassadas pela concorrência que estiver melhor preparada.

Acredita que o mercado de luxo está preparado para este novo mundo da sustentabilidade?

Está bem preparado. Todas as marcas de luxo estão a fazer avanços impressionantes e publicam nos seus websites os planos de sustentabilidade. Tudo é feito com transparência. E o mais interessante é que as marcas obrigam os seus fornecedores a cumprir também essas medidas, impactando positivamente toda a cadeia de abastecimento.

Por exemplo, redefinir a estratégia de comunicação de um hotel de negócios ou trabalhar com uma marca de vinhos para se posicionar no segmento da restauração de luxo, mas talvez o mais surpreendente e desafiador tenha sido o convite que recebi de um empresário para eu ser o seu conselheiro pessoal, ajudando-o a pensar e tomar decisões sobre assuntos da sua vida profissional, nos seus diferentes negócios.

Como vê o mercado de luxo hoje em Portugal?

Bem, o luxo é um fenômeno global, sem fronteiras, e não é igual para todos. Existem diferentes níveis de luxo. Há luxo que só pode ser comprado pelas classes muito altas e há luxo acessível para as classes médias.

Portugal é um mercado muito pequeno com poder de compra limitado. O seu luxo vive sobretudo de turistas ricos. Tem poucas marcas de luxo, mas algumas verdadeiramente excecionais como a Vista Alegre, com quase 200 anos ou as grandes marcas de Vinho do Porto, com mais de 300 anos de história e qualidade requintada. Agora após a pandemia, acredito que a grande oportunidade, nesta década, é investir e desenvolver ainda mais o setor do luxo das experiências elegantes e com autenticidade, para mostrar aos portugueses e estrangeiros o que há de melhor no nosso país.

Como a sua consultoria ajuda empresas, principalmente no mercado ótico?

Qual foi o seu projecto de consultoria favorito até hoje?

É difícil para mim escolher um favorito. Tive e tenho muitos projetos de consultoria interessantes, em Portugal e Espanha.

O meu trabalho de consultoria de marketing estratégico ajuda as empresas a pensar o seu negócio, a procurar novas soluções para os problemas, a redefinir a forma da empresa se dar a conhecer ao mercado e, se esse trabalho de mudança for desenvolvido e implementado pela empresa, normalmente, produz os resultados desejados.

2023 número 1 / ópticos magazine 40
O mundo muda todos os dias a uma velocidade cada vez mais rápida, devido a fatores de natureza externa, que a empresa não controla, (...)
Para mais informação contacte: info@indo.pt

Perguntas à João Corte Real 20 proprietário

da real óptica

enquadrada no perfil de integração à vida profis -sional para sentir mais confiança e adquirir mais conhecimentos.

4.Qual o diferencial da Real Óptica?

A Real Óptica é feita de pessoas da Terra para as pessoas da Terra, onde todos se conhecem. Diferenciamo-nos por essa proximidade que temos com o nosso cliente e pela confiança que as pessoas têm no nosso trabalho e profissionalismo.

5. Fazem o serviço de optometria na loja?

Sim, temos consultório totalmente equipado e Serviço de Optometria diário.

1.Quem é o João Corte Real?

O João Corte Real é natural da Murtosa, concelho situado no coração da ria de Aveiro, rico em natureza e paisagens únicas. Licenciado e Mestre em Ciências da Visão e Optometria pela Universidade da Beira Interior.

2.Quando é que Real Óptica foi fundada?

Em Março de 2014.

3.Qual foi o momento mais difícil da sua carreira profissional?

O momento imediato pós-formação, que senti a insegurança inicial de iniciar a carreira, pela falta de estágio curricular e contacto com a prática. Optei por fazer inicialmente uma formação extra,

6.O que diria ao ótico que quer empreender?

Ame o que faça, goste de pessoas e trate-as como gostaria de ser tratado! E reúna uma equipa que reflita a sua visão e os seus valores.

7.Qual é o problema de visão que mais encontra nos clientes que vão à sua loja? Presbiopia.

8.De quanto em quanto tempo recomenda fazer uma revisão visual? De 1 em 1 ano.

9.Considera importante que seja feita a prevenção da saúde visual em crianças?

Sem dúvida, a prevenção é sempre o melhor caminho para a deteção precoce de problemas

2023 número 1 / ópticos magazine 42

Perguntas à João Corte Real 20

visuais e correção dos mesmos. Quanto mais precoce a deteção maior será a probabilidade de sucesso.

10.Em que idade as pessoas começam a perder a visão?

Se pensarmos numa pessoa saudável, sem patologias associadas, é esperado que comecem a perder a visão entre os 40 e 45 anos. Num entanto, cada caso é um caso, e recomendo sempre a prevenção, com realização de avaliações periódicas, desde a infância.

11.O que gosta de fazer no seu tempo livre? Desporto. Pratico desportos coletivos desde a infância, então no meu tempo livre gosto de jogar futebol, fazer ciclismo.

12.Qual foi a melhor fase da sua vida até hoje?

É difícil referir-me a “uma melhor fase”. A vida é feita de um continuum, vamos vivendo, crescendo e amadurecendo. Sinto que tudo o que vivi foi importante para toda a minha experiência de vida e para chegar até aqui, onde me encontro hoje – Feliz!

13.Como explica aos seus clientes a importância de fazer revisões visuais periódicas? Fazendo-os entender que a única forma de despistar eventuais problemas que possam surgir, ou no caso de já ter patologia associada, de se manter um acompanhamento para evitar o agravamento.

14.Qual conselho que dá aos seus clientes para melhorar a saúde visual? Hoje em dia, com o uso e abuso das ecrãs, penso que o melhor conselho que poderei dar para melhorar a visão, ou para não piorar no caso dos que já demonstram ter problemas, é diminuir o tempo excessivo de uso de ecrãs (tele-

móveis, computadores, …), respeitar a distância de trabalho, hidratar bem os olhos e uso de correção visual adequado.

15.Quais são os cuidados de visão que todos deveriam conhecer?

Todos deveriam de conhecer e ter fácil acesso aos cuidados primários da visão. É da máxima importância prevenir ,detetar e agir para uma visão saudável.

16.O que mudaria se pudesse viajar para o passado?

Não mudava nada no passado. Vivo o presente, com os ensinamentos do passado, mas não agarrado a ele.

17. Depois de viver os piores momentos da pandemia. Como vê o panorama atual?

A pandemia e as restrições de circulação deram-nos a oportunidade de chegar a mais pessoas que não conheciam o nosso trabalho e os nossos serviços e começaram a consumir no comércio local. Neste ponto de vista foi positivo para nós.

18.O quão é importante para si trabalhar em equipa?

É muito importante! Uma equipa a trabalhar em sintonia, todos com o mesmo objetivo e propósito permite-nos obter os melhores resultados com menor esforço.

19.Quem são as pessoas que mais lhe dão apoio na vida?

Os meus pais e a minha esposa Helena, que é o meu braço direito na empresa e em todas as aventuras da vida.

20.Uma mensagem que queira passar ao setor ótico.

Há toda uma evolução com o digital que é importante conseguirmos acompanhar, mas acredito que nada conseguirá substituir a essência do contacto pessoal e das emoções que só pessoalmente as conseguimos transmitir. Acredito no profissionalismo e no humanismo acima de tudo.

2023 número 1 / ópticos magazine 43

De olhos postos no futuro

É com enorme orgulho que celebramos 30 anos de história!

Várias vezes eleita PME Líder e PME Excelência, a Prooptica é atualmente uma referência no mercado ótico ibérico, graças à dedicação e empenho de uma equipa experiente, comprometida e de confiança.

A Prooptica rege-se por vínculos relacionais fortes. Palavras como esforço, proximidade e envolvimento fazem parte dos nossos valores e definem a postura que temos junto dos nossos clientes, parceiros e amigos.

Após 30 anos de vivências, desafios e conquistas, continuamos comprometidos e empenhados em fazer mais e melhor e fazemos questão de estar sempre presentes e acompanhar o progresso de quem faz parte da nossa história.

De “olhos postos no futuro”, vamos continuar a crescer e construir histórias juntos!

1993 2023 Notícias Fornecedores
PROOPTICA, SA. | Tel.: 213 616 580 | www.prooptica.pt | loja.prooptica.pt © Lanidor 2023

MAIS FORTES CONSIGO

2023 número 1 / opticus magazine 2 3 COLÔMBIA Bogotá EEUU Flórida BRASIL São
MÉXICO Mexico D.F. ALEMANHA Frankfurt PORTUGAL Lisboa UK & IRLANDA Londres ESPANHA Madrid ITÁLIA Milão FRANÇA Levallois
Paulo
*1,2 LENTES DE CONTACTO MENSAIS LENTES DE CONTACTO DIÁRIAS *Aplicável as lentes de contacto DAILIES TOTAL1TM esféricas e multifocais e TOTAL30TM esféricas. Referência: 1. In a clinical study wherein patients (n=66) used AOSEPT® solution for nightly cleaning, disinfecting, and storing; Alcon data le, 2021. 2. Perez-Gomez I, Giles T. European survey of contact lens wearers and eye care professionals on satisfaction with a new water gradient disposable contact lens. Clinical Optometry. 2014;6:17-23. As lentes de contacto DAILIES TOTAL1™ e  TOTAL30™ são dispositivos médicos indicados para a correção visual. Para mais informações sobre Proporcione aos seus clientes UM CONFORTO EXCECIONAL*1,2 Contacte o seu gestor comercial Alcon para mais informações sobre as lentes de contacto TOTALTM Tão confortáveis como se não usasse nada*1,2 indicações, advertências, precauções, contraindicações e efeitos adversos, leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização, disponíveis em h ps://ifu.alcon.com. ©2023 Alcon Inc. Revisto em 01/2023. Alcon Portugal-Produtos e Equipamentos O almológicos, Lda. NIPC.501 251 685. PT-T30-2300014. PUB
OU NEO 424 COL: 01
NEW COLLECTION JUST FOR Y

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.