8 minute read

Gestao da ótica INVESTIR EM TECNOLOGIA PARA POTENCIAR

A Sua Tica

Atualmente vivemos numa sociedade em que a inovação e a tecnologia avançam a um ritmo alucinante. No setor da ótica isso não é diferente. Já várias empresas do mercado ótico têm vindo a desenvolver respostas inteligentes, que conseguem colmatar a procura de forma mais eficaz e rápida.

Advertisement

Qualquer profissional de ótica que se queira destacar com o seu negócio, terá de modernizar alguns dos seus processos e serviços, para que se afirme no mercado e tenha o diferencial, capaz de fazer o cliente escolher a si e não à concorrência.

Através das novas tecnologias do setor, mais intuitivas, fiáveis e integradas, poderá libertar todo o potencial da sua ótica, destacando-se em relação aos restantes profissionais na área, otimizando o seu fluxo de clientes e transformando o seu atendimento. Não tenha receio de inovar! Pense no que diferencia a sua ótica da concorrência e coloque-se no lugar do cliente, para poder dar um serviço mais personalizado e saber em que tecnologias será melhor investir.

Apresentamos-lhe agora alguma das mais recentes inovações do mercado ótico. Continue a ler e vá retirando apontamentos, para poder implementar na sua ótica.

Tudo Num S Dispositivo

Através do desenvolvimento de plataformas que agregam várias funções, é possível simplificar o diagnóstico ótico e aumentar as aplicações clínicas dos exames que se podem realizar nos consultórios.

Estas plataformas são conseguidas a partir da aplicação de tecnologias como a automação, miniaturização e Inteligência Artificial. Seguem algumas das plataformas mais inteligentes do setor ótico atualmente.

Eye Refract

O instrumento Eye Refract trata-se de um dispositivo que permite realizar a refração objetivo subjetiva num só dispositivo, baseando-se no mecanismo da Inteligência Artificial.

Este aparelho une as funcionalidades do autorrefratômetro e o foróptero no mesmo dispositivo. Além disso, todo o seu processo inovador, modifica o conceito clássico de graduação, já que em apenas 4 minutos, se obtêm graduações precisas. Isto irá melhorar sem dúvida a experiência do cliente na sua ótica.

Plataformas Multimodais

As plataformas multimodais são uma tecnologia inovadora que permite realizar diferentes testes clínicos num único dispositivo.

Isto irá não só permitir poupar tempo, mas também espaço nos gabinetes de ótica, que se irá traduzir em mais tempo para se relacionar e comunicar com o cliente. Desta forma terá mais espaço para lhe oferecer as melhores soluções em contactologia, lentes oftálmicas e tratamentos personalizados.

A plataforma vx650

A plataforma vx650 é o primeiro instrumento do mercado capaz de realizar a análise completa da saúde ocular, isto em apenas 90 segundos! Este processo realiza-se de uma forma simples, agilizando o trabalho do ótico e dando maior conforto ao paciente.

A plataforma combina as funções de topografia, tonometria, paquimetria, aberrometria e retinografia, além de poder ligar-se a plataformas de telemedicina, projetadas para conectar profissionais e aproximar a assistência ótica aos pacientes.

Ao proporcionar uma enorme variedade de aplicações clínicas, permite reconhecer de forma muito avançada a acuidade visual que o paciente obterá através da correção visual, proposta pelo especialista ótico.

Outro benefício é a possibilidade de verificar o formato da córnea, tanto na face anterior como posterior. Através da análise da câmara anterior e o ângulo iridocorneano, é possível entender qual é a pressão intraocular e a visualização do fundo. As possibilidades são infinitas e é, sem dúvida, uma ótima ferramenta de triagem para patologias do fundo de olho e de glaucoma.

Todas as funcionalidades da plataforma podem auxiliar, por exemplo, no rastreio do olho seco, uma patologia ocular multifatorial que se estima que afete até 30% da população.

Os óculos do futuro

Lentes SmartView

As lentes SmartView têm como objetivo transformar a adaptação dos seus clientes aos novos óculos graduados. Tendo em conta as necessidades em cada fase da vida, estas lentes prometem reduzir o desconforto durante o período de adaptação às lentes, algo que não é fácil para algumas pessoas. Além disso, esta tecnologia garante um maior conforto ocular, em relação à alteração frequente da posição da cabeça e dos olhos. A sua fórmula foi baseada em estudos que con- sideram os movimentos dos olhos durante o uso de dispositivos eletrónicos. No total, são três modelos de lentes diferentes que proporcionam uma visão mais confortável, a qualquer distância e em todas as direções, para todas as idades.

Lentes ultra polarizadas

Outra inovação que vale a pena conhecer são as lentes ultra polarizadas. Estas lentes, constituídas por oito camadas, protegem os olhos a 100% dos raios UVA e UVB e também dos reflexos, eliminando o excesso de luminosidade.

Esta tecnologia, fabricada na Suíça, permite uma experiência visual mais realista, que confere à lente uma maior nitidez e excelência na perceção das cores. Além disso, une um polarizador altamente eficiente, com os tratamentos antirreflexo, hidrofóbico e anti-riscos.

Óculos inteligentes

Numa perspetiva mais futurista e funcional para o utilizador, mencionamos a última novidade tecnológica, os óculos inteligentes. Esta opção é um pouco menos conhecida e acessível atualmente, contudo é interessante perceber esta tendência. O acessório promete controlar a procrastinação, vigiando a rotina de quem os utiliza, através de uma aplicação. Nela poderá definir as tarefas em que deseja estar mais concentrado.

Com recurso à inteligência artificial, o dispositivo irá enviar-lhe uma notificação, caso perca o foco na sua atividade, ajudando-o a ser mais produtivo. Essa notificação é emitida como forma de aviso, em formato de sons e de luzes.

Para que consiga acompanhar as inovações é importante que todo o empreendedor ótico se mantenha atualizado sobre as últimas tendências no setor. Poderá obter informação e aprofundar os seus conhecimentos através de livros, cursos, palestras e participações em eventos, onde existe imensa troca de conhecimentos, com os restantes empresários do mercado.

Carlos Matos

Country Manager HOYA Portugal

Falámos com Carlos Matos, country manager da HOYA em Portugal.

Carlos é licenciado em ecónomia pela Universade de Lusíada e com uma pós-graduação em Marketing pela Universidade Católica. Para além desta formaçãro, ainda tem um MBA pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Económicas de Portugal (ISCTE), além de uma vasta experiência em desenvolvimento de negócios na Europa e em África, estando muito familiarizado com o setor Óptico.

Carlos desenvolveu a sua carreira profissional da Ciba Vision para a Ibéria, na Novartis Portugal, e na Sauflon Ibéria.

Mais recentemente trabalhou na Essilor como Country Manager responsável por três países: Nigéria, Gana e Angola.

A HOYA é uma grande parceira da CECOP há anos e tem muito orgulho em trabalhar com um fornecedor que potencia tanto os nossos associados.

Qual é a filosofia da HOYA em Portugal?

A HOYA como empresa Japonesa tem uma filosofia de atuação baseada na confiança, no respeito mútuo e numa visão partilhada. A nossa principal missão é capacitar os profissionais da Visão com soluções inovadoras, para que possam fazer uma verdadeira diferença na satisfação das necessidades visuais individuais de cada paciente ao longo de toda a sua vida.

Desde que o Carlos assumiu o cargo na HOYA, quais foram os maiores desafios que encontrou?

A HOYA é uma Multinacional Japonesa com mais de 81 anos e a 2º maior da Indústria a nível Mundial, e nos dias de hoje é um parceiro exclusivo dos profissionais da Visão com um reconhecido capital de excelência e qualidade e inovação dos seus produtos.

Os desafios fazem parte do nosso dia a dia, e todas as Organizações os têm, mas com uma Equipa altamente profissional, resiliente e comprometida com os Clientes, os resultados acontecem de forma natural e sustentada.

Como avalia atualmente o mercado português de Lentes Oftálmicas, tendo em conta a situação mundial pela qual estamos a passar?

Apesar da situação anormal e incerteza que vivemos, primeiro com uma pandemia e depois com uma guerra, o mercado tem tido a capacidade e a resiliência de se manter dinâmico garantindo alguma estabilidade, sobretudo pelo facto de sermos um sector de saúde e de termos excelentes profissionais nas Óticas onde prestam um serviço de qualidade.

Pode falar um pouco sobre o vosso projeto MiYOSMART e o impacto que teve no mercado ótico Português?

O projeto MiYOSMART tem o ADN da HOYA, uma empresa japonesa que tem como um dos eixos estratégicos, a inovação tecnológica e a HOYA conseguiu lançar mais que uma lente um tratamento que vai melhorar a qualidade de vida das crianças da idade juvenil até á sua idade adulta de uma forma extremamente positiva.

Tendo em conta que o aumento da miopia é considerado pela OMS, Organização Mundial de Saúde como uma pandemia silenciosa, em que se estima que mais de 50% da população Mundial sofrerá de Miopia no ano 2050, a MiYOSMART marca uma nova era na gestão e controle da pandemia.

Os únicos resultados científicos a 6 anos demonstram comprovadamente a sua eficácia e com essa garantia temos a comunidade de todos os profissionais da visão, comprometidos e proativos na prescrição e rendidos a essa validada evidência.

Atualmente qual é a lente que mais comercializam? Como explicam esse sucesso?

As lentes do Portfólio HOYA são recomendadas e prescritas de uma forma geral, tendo em conta a variedade de soluções oftálmicas que estão disponíveis em função do perfil do consumidor, no entanto o conceito da personalização tem uma clara tendência de crescimento. Cada vez mais, fabricamos lentes que são únicas e desenhadas exclusivamente para um determinado perfil de consumidor, tendo em conta o seu estilo de vida.

Qual o balanço que fazem em termos de volume de negócio do ano de 2022?

Não podemos esquecer que em 2021 ainda estivemos mergulhados nos condicionalismos provocados pelo Covid, pelo que 2022 foi significativamente melhor para todos os players do mercado. 2022 foi sem dúvida um ano de investimentos, com o lançamento da Miyosmart em Portugal, e com o consolidar da HOYA Portugal através dos seus produtos inovadores e de comprovada qualidade.

A HOYA Portugal tem conseguido desenvolver um trabalho sólido de confiança sustentado com os seus parceiros Óticos. Sabemos que estamos perante um ecossistema exigente e que temos que apoiar incondicionalmente os nossos parceiros, de modo a surpreender os clientes de forma positiva.

Quais são as apostas em termos de produto e mercado da HOYA para este ano 2023?

A HOYA Portugal continuará a desenvolver a sua Estratégia que foi definida há 3 anos apoiando parcerias sólidas e exclusivas para os Óticos. São eles os nossos “Visionários” e é para eles e com eles que trabalhamos diariamente. Como empresa, focada na inovação, é certo que 2023 trará novidades.

A HOYA atualmente renovou a sua plataforma de encomendas online, a HOYAiLog. O que é que essa ferramenta proporciona aos clientes da HOYA?

A HOYA tem como parceiros privilegiados os Óticos e nesse sentido toda a inovação quer em produtos quer em sistemas tem como objetivo principal o de proporcionar uma experiência positiva ao interagir com o Mundo HOYA. No caso da HOYAiLog, procurámos melhorar conteúdos e funcionalidades, tornando-a mais user friendly, nomeadamente na facilidade do contato, nos pedidos e na utilização da visualização 3D para melhor perceção de como fica a lente em termos de formato e espessura.

A HOYA é um fornecedor protocolado da CECOP. Quais os benefícios que consegue ver em estar dentro de um grupo como o da CECOP?

O facto de a HOYA ser um fornecedor protocolado é um motivo que muito nos honra e orgulha. O atual mundo em que vivemos e as consequentes alterações que ultimamente se verificam de forma mais consecutiva e inesperada, faz com que o Ótico pelo facto de estar associado á CECOP possa estar bem preparado para responder às incertezas do mercado, pois o grupo oferece diferentes soluções individualizadas e feitas à medida de cada associado, disponibilizando o seu expertise que já tem uma escala global.

This article is from: