CAPA
39ª Convenção Nacional Assobens reúne mais de 160 participantes na Alemanha Evento celebrou os 50 anos da Associação no berço da Mercedes-Benz A celebração pelos 50 anos da Assobens foi memorável. Para comemorar este meio século de história, a 39ª Convenção Nacional da Assobens aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, país berço da Mercedes-Benz. De 8 a 11 de novembro, mais de 160 pessoas acompanharam a programação, incluindo parceiros, colegas da fábrica e integrantes da Rede de Concessionários, além de seus acompanhantes.
Somos uma constelação “Ter a presença maciça dos concessionários em Stuttgart demonstrou a força da nossa Rede, a história que temos e o orgulho de alcançar tantos anos neste negócio. Agora precisamos construir os próximos 50 anos e, para isso, é necessário entender que o mercado está em contante mudança. Para percorrer esse novo caminho, devemos ser cada vez mais flexíveis e homogêneos. Muito além de uma estrela, é necessário sermos uma constelação, agindo juntos e unidos”, destacou Joel Alberto Beckenkamp, presidente da Assobens. Os participantes da Convenção acompanharam uma série
6
de apresentações sobre o mercado de caminhões, ônibus e vans. O ano de 2023 foi bastante desafiador para o negócio, mas Joel ressaltou os diversos avanços conquistados pela rede nos últimos cinco anos. “Nesse período, aumentamos em 58% nossas receitas totais, em mais de 100% a venda de peças e em 86% a venda de serviços. Outros destaques foram o aumento da absorção de 66% para 97% e a melhora da satisfação dos clientes. Comparando com 2020, o NPS aumentou de 63,8% para 83,5%, enquanto o CXI subiu de 89,6% para 94%”, detalhou o presidente. Há ainda muito espaço para evolução, como no aumento da cobertura de mercado e na melhora da velocidade de atendimento nas oficinas. “Há desafios pela frente, mas a satisfação de ver todos juntos, como na Convenção, compensa o trabalho. Vamos viver essas transformações com união, compartilhando boas práticas e agindo como Rede e não como concorrentes”, pontua Bruno Volpini, CEO do Grupo Minasmáquinas e primeiro vice-presidente da Assobens.