Supertaças ROQ
Mediação AFCB 21/22, a formação em jogo
Torneio de Desenvolvimento da UEFA Sub-16
1º Torneio Triangular de Futebol de Praia - Veteranos e Femininos

Supertaças ROQ
Mediação AFCB 21/22, a formação em jogo
Torneio de Desenvolvimento da UEFA Sub-16
1º Torneio Triangular de Futebol de Praia - Veteranos e Femininos
Idanha-a-Nova foi a anfitriã da grande festa do futsal de formação albicastrense. Pavilhão Gimnodesportivo Municipal recebeu quatro jogos de nível elevado. ...
P10
O Presidente da FPF esteve presente na assinatura de protocolos, cerimónia de certificação de entidades formadoras da FPF e homenagem aos Bicampeões Europeus de Futsal. . ...
P14
Castelo Branco, Covilhã, Alcains e Idanhaa-Nova irão receber torneio quadrangular que junta as seleções nacionais de futebol sub-16 de Portugal, Bélgica, Itália e Estados Unidos da América. ...
P20
2022 arrancou a medo, os efeitos práticos e emocionais de um inimigo invisível ainda se faziam sentir, mas entre as dúvidas de um presente incerto, as máscaras foram caindo, os sorrisos, então tímidos, estavam cada vez mais despidos e os abraços começaram, enfim, a sentirem-se. 2022 será sempre um ano de mudança, de retorno, de futuro e foi na sua aurora que nos renovámos.
Na felicidade de um olhar genuíno de uma criança sobre uma bola de futebol, abraçámos novos desafios, fomos mais longe, (re)criámos o futuro.
CD Alcains e ADRC Pedrogão de S. Pedro discutem troféu da prova rainha da AF Castelo Branco. Jogo terá transmissão em diferido no Canal 11. ...
P26
Jogo entre os representantes das Associações de Futebol de Castelo Branco e Guarda está agendado para domingo, 4 de setembro, em Alcains. ..
P42
Futebol
Da notícia de que quatro clubes do distrito de Castelo Branco estavam entre os 250 clubes portugueses com mais praticantes, algo avassalador se atentarmos ao índice demográfico do interior do país, aos resultados do processo de certificação, muitos foram os momentos de regozijo. As mais diversas seleções nacionais, masculinas e femininas, do futebol de 11 ao futebol de praia, passando pelo futsal, vieram ao nosso distrito, a FPF confiou em nós! Atletas dos nossos clubes e das nossas seleções distritais mereceram a confiança dos treinadores e selecionadores nacionais em chamadas históricas para vestirem de quinas ao peito. Organizamos grandes eventos, tanto internacionais como locais. Fizemos novos
AFCB organizou pela primeira vez uma prova de Futebol de Praia. Veteranos masculinos e seniores femininos deram o pontapé de saída. Aldeia Ruiva, Proença-a-Nova, foi a localidade anfitriã. ...
P44
parceiros e apostamos em novas competições. Chegámos, a cada dia, mais longe e a mais pessoas. Fomos uma casa de portas e janelas abertas ao mundo.
Em 2023 não será diferente, queremos ser mais, queremos ser melhores, queremos projetar o futuro porque, como diz Jorge Palma, “enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar. Enquanto houver ventos e mar, a gente não vai parar!”
Federação Portuguesa de Futebol revelou a lista dos 250 clubes portugueses com mais atletas inscritos. AD Estação, SC Covilhã, ARC Bairro do Valongo e Desportivo de Castelo Branco são os clubes do distrito de Castelo Branco que integram a lista.
Depois de um conturbado período resultante da pandemia da Covid-19, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revela, em documento publicado no dia 3 de janeiro, que o número de atletas inscritos apresenta-se na linha dos números de período homólogo pré-pandemia, o que vai ao encontro das expectativas de crescimento delineadas para as modalidades sob sua alçada e que são o resultado do trabalho e esforço conjunto alicerçado em três ve-
tores: FPF, associações de futebol e clubes. Numa lista liderada pelo SL Benfica, com 741 praticantes inscritos, e onde constam maioritariamente clubes de distritos densamente povoados, Lisboa, Porto e Braga, a Associação de Futebol de Castelo Branco consegue colocar no Top 250 quatro clubes, sendo a Associação Desportiva da Estação (Covilhã) aquele que se encontra num lugar mais alto, 215º lugar com
203 atletas inscritos. Seguem-se Sporting Clube da Covilhã, 225º lugar (198 atletas), Associação Recreativa Cultural Bairro do Valongo (Castelo Branco), 226º lugar (196 atletas) e Desportivo de Castelo Branco, 236º lugar (195 atletas inscritos).
Recordar que entre futebol e futsal, tanto masculino como feminino, a FPF tem um total de 181495 atletas inscritos. ■
(Publicada em 23 janeiro 2022)
Atleta da AD Penamacorense chamada para os trabalhos da seleção nacional Sub-15.
Taça das Regiões da UEFA arranca hoje. Fase zonal definirá as seleções distritais que irão disputar a fase final da competição.
Foi na quinta-feira, 20 de janeiro que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou os nomes das 25 atletas convocadas por Ricardo Tavares para os trabalhos da seleção nacional sub-15. Entre eles, o de Filipa Maísa, atleta da AD Penamacorense e da seleção distrital da AFCB. A chamada, que se deseja ver repetida no futuro, representa a primeira convocatória de um/a atleta da AD Penamacorense e da Filipa à seleção nacional. Filipa Maísa é pois o nome do momento em Penamacor, ela que desde o escalão dos traquinas representa a formação do clube da terra.
Aos 15 anos, Filipa Maísa, que pela falta de meninas no futebol sempre jogou com rapazes e no seu escalão, tem nesta chamada de Ricardo Tavares o reconhecimento do trabalho, resiliência, dedicação e paixão que empresta ao futebol, mas tem, acima de tudo, a oportunidade de, na casa onde se forjam campeões, mostrar o seu potencial para concretizar o sonho de jogar pela seleção nacional.
Recordar que que os trabalhos da seleção nacional sub-15 irão decorrer na Cidade do Futebol entres os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, num estágio de quatro dias em que estão previstas seis sessões de treino. ■
(Publicada em 23 janeiro 2022 )
A Seleção Distrital Sénior Masculina Futebol 11 de Castelo Branco já se encontra no distrito de Portalegre onde irá disputar com as seleções distritais das Associações de Futebol de Portalegre, Santarém e Ponta Delgada o acesso à fase final (nacional) da Taça das Regiões da UEFA.
Serão três jogos de elevado grau de exigência que irão colocar à prova a fibra dos comandados por Francisco Pires, selecionador/treinador distrital.
O primeiro jogo acontecerá, frente à seleção anfitriã, estando o pontapé de saída marcado para as 19 horas no Estádio Municipal de Gáfete. Sábado, pelas 15 horas, em Nisa, a seleção distrital da AFCB marca encontro com a AF Santarém, para no domingo, 30 de Janeiro e dia de eleições legislativas, pelas 11 horas, fechar a fase zonal num frente a frente com a congénere insular da AF Ponta Delgada.
Para esta fase zonal da competição da UEFA, orientada para as competições distritais/ amadoras, o selecionador/treinador distrital da AF Castelo Branco, Francisco Pires, convocou 20 atletas de seis clubes da Liga Churrasqueira da Quinta.
Caso a seleção da AF Castelo Branco consiga o primeiro lugar da série C, disputará pela
segunda edição consecutiva a fase final da competição, isto depois de ter participado na última edição da fase final da Taça das Regiões da UEFA, edição que teve como anfitriã a própria AF Castelo Branco e que consagrou a seleção Eborense como a grande vencedora da prova.
Recordar que a fase final, que apurará a melhor seleção distrital portuguesa para a Regions Cup da UEFA, terá lugar no distrito de Santarém entre os dias 22 e 25 de abril, com a participação das melhores equipas da fase zonal.
Convocados da Seleção Distrital da AF Castelo Branco:
Diogo Marques e Tomás Sousa (ADC Pedrogão de S. Pedro ); Diogo André, Elian Gamboa, João Henriques e João Salvado (ADC Proença-a-Nova); Diogo Raínho e Guilherme Geraldes (CA Fundão); Gonçalo Nunes, José Simão, Paulo Santos, Pedro Jacinto e Ricardo Gonçalves (CD Alcains); Bruno Rafael, Davi Lima, Epifanio Bento e Afonso Gaspar (CDRC Vila Velha de Ródão); Bruno Taborda, David Oliveira, Francisco Viegas e Leonel Carvalho (GD Águias do Moradal). ■
(Créditos fotográficos: UEFA) (Publicada em 28 janeiro 2022 )
Uma vitória e duas derrotas empurram a AFCB para o 3º lugar da Série C e colocam-na fora da fase final da Taça das Regiões da UEFA.
Em dia de eleições legislativas, a Seleção Distrital FUT 11 Seniores Masculinos da AFCB jogava em Gáfete, na 3ª jornada da Série C, a última cartada na luta pelo apuramento para a fase final (nacional) da Taça das regiões da UEFA. Depois da vitória na primeira jornada, 3-1, frente à Seleção Distrital da AF Portalegre e da derrota 0-4 na segunda jornada, com a Seleção Distrital da AF Santarém, só a vitória, desejavelmente “gorda”, interessava aos comandados por Francisco Pires que, legitimamente, ainda aspiravam ser os segundos melhores classificados das cinco séries da fase zonal.
Com o passar dos minutos, num jogo equilibrado frente à Seleção Distrital da AF Ponta Delgada (Açores) percebeu-se que um resultado dilatado não iria acontecer, mas havia a percepção de que a vitória estava ao alcance dos Albicastrenses. Oportunidade que surgiu “ao cair do pano”, com uma grande penalidade a ser assinalada a
favor dos de Castelo Branco, decorria o minuto 92. Contudo, o infortúnio ditou que a bola beijasse a base do poste, fugisse pela linha de fundo e os tão ambicionados golo e vitória escapassem por entre os dedos.
Como o azar não mora sozinho, na jogada seguinte é assinalada grande penalidade a favorecer a formação insular. Cobrança realizada, guarda-redes para um lado, bola para o outro, golo cantado, vitória no jogo e segundo lugar na Série C para a formação que viajou da ilha de S. Miguel.
Com a derrota por 0-1 frente à Seleção Distrital da AF Ponta Delgada e o empate, a zero, no jogo que opôs as formações das Seleções Distritais das associações de futebol de Portalegre e Santarém, a formação albicastrense ficou colocada no 3º lugar da Série C e fora da fase final nacional que será disputada em Fátima, distrito de Santarém, entre os dias 22 e 25 de abril.
Classificação Série C
1º lugar – AF Santarém (7 pontos)
2º lugar – AF Ponta Delgada (6 pontos)
3º lugar – AF Castelo Branco (3 pontos)
4º lugar – AF Portalegre (1 ponto)
Apurados para a fase final da Taça das Regiões da UEFA
AF Braga (1º classificado Série A)
AF Vila Real (1º Classificado Série B)
AF Santarém (1º Classificado Série C)
AF Lisboa (1º Classificado Série D)
AF Beja (1º Classificado Série E)
AF Ponta Delgada (Melhor 2º classificado) ■ (Publicada em 31 janeiro 2022 )
AF de Castelo Branco e Casa do Benfica em Idanha-a-Nova aderem, em parceria, à iniciativa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova.
Momentos de recolha de bens essenciais/ prioritários:
- 5 de Março - Durante o jogo ACD Ladoeiro “b”/ CB Idanha-a-Nova CB – GDAC Bouça a contar para a 12ª jornada da Liga Kia AMatosCar
- 6 de Março - Durante todo o evento “Supertaças AFCB Futsal”.
Exemplos de bens essenciais/prioritários:
- Alimentos não-perecíveis (Ex. Arroz, massas, feijão, conservas, etc.);
- Medicamentos e material médico (Ex. Analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, desinfetantes, kits de primeiros socorros, ligaduras diversas, soros, luvas, betadine, etc.)
AFCB e CB Idanha-a-Nova dão as mãos em prol do povo ucraniano associando-se à iniciativa de recolha de bens prementes promovida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova que permitirá um apoio imediato a todos aqueles que, na sua terra, sofrem as vicissitudes da invasão russa.
Assim, numa diligência a dois tempos, a AFCB e a CB Idanha-a-Nova proporcionarão, a quem quiser contribuir com a sua generosidade, dois momentos de recolha de bens que são considerados essenciais e prioritários e que mais tarde serão colocados no quartel sede dos BV Idanha-a-Nova.
- Material de Higiene (Ex. Fraldas de criança e adultos, toalhitas, escovas de dentes, dentífricos, sabonetes sólidos, produtos de higiene feminina, etc.)
- Roupa quente (Ex. Cobertores, gorros, luvas, roupa térmica, etc.) ■
(Publicada em 4 março 2022 )
Terminou terça-feira, 1 de março, o Torneio Interassociações Futsal Feminino Sub-17. Evento teve lugar em Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela, distrito de Viseu.
Foi em Oliveira de Frades que a Seleção Distrital de Futsal Feminino Sub-17 da AF Castelo Branco realizou o quarto e último jogo do Torneio Interassociações que teve a AF Viseu como anfitriã. Uma derrota por 3-1 frente à congénere alentejana da AF Beja que revelou o que já se conhecia das comandadas por Catarina Rondão: Atletas
empenhadas, resilientes, de uma entrega incondicional, apaixonadas pelo jogo e pela modalidade e imbuídas de um espírito de fair-play a toda a prova.
Se as quatro derrotas averbadas em outros tantos jogos não permitiram acumular pontos na tabela classificativa, os resultados desfavoráveis
vieram revelar um cada vez mais forte espírito do grupo e reforçar a ideia de que os efeitos da interioridade, a que se juntaram, nos últimos dois anos, os efeitos da pandemia, exigem de todos (ainda) mais trabalho e que o caminho para melhores resultados é árduo e longo. ■
(Créditos fotográficos: AF Viseu) (Publicada em 4 março 2022 )
albicastrense. Pavilhão Gimnodesportivo Municipal recebeu quatro jogos de nível elevado.
Depois de na época transata a pandemia ter “roubado” as supertaças, em 2021/2022 elas voltaram a acontecer e com uma qualidade que, com certeza, deixará todos os clubes presentes orgulhosos do trabalho desenvolvido.
E se na última edição, em 2019/2020, houve um clube (ARB Boa Esperança) que arrecadou duas Supertaças, em 21/22 não houve qualquer clube a bisar e foram quatro clubes diferentes que no Pavilhão Gimnosdesportivo Municipal de Idanha-a-Nova fizeram a festa e levaram para casa um importante título do futsal de formação distrital.
Em infantis, num jogo equilibrado e mui -
to disputado, o SL Águias do Dominguizo levou a melhor sobre os covilhanenses do GD Mata/AAUBI. Aos dois golos marcados na primeira parte pelo Águias do Dominguizo, resultado com que se foi para o intervalo, o GD Mata/AAUBI respondeu com um golo na segunda parte do desafio, contudo insuficiente para tirar o troféu das mãos dos também covilhanenses do SL Águias d Dominguizo.
Em iniciados, num dérbi belmontense, a UD Cariense foi mais forte do que os jovens do CCRD Carvalhal Formoso. Todavia, os números do resultado final, 5-1, são enganadores quanto à supremacia do vencedor. Se por um lado o mérito da vitória dos Carienses é inquestionável, por
outro os de Carvalhal Formoso estiveram sempre ligados ao jogo e só já na reta final do encontro, a cinco minutos do último apito do árbitro e depois de uma perdida que podia ter dado o empate, o CCRD Carvalhal Formoso sucumbiu à força da UD Cariense que, com três golos nesse curto espaço de tempo, deu expressividade ao marcador e fez a festa em Idanha-a-Nova.
Em Juniores, numa final que voltou a contar com formações do GD Mata/AAUBI e da UD Cariense, assistiu-se no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Idanha-a-Nova a mais um grande jogo de futsal. Com uma constante incerteza no resultado e com ambas as equipas a passarem
pela liderança no marcador, o empate a seis bolas no final dos quarenta minutos de jogo era um resultado que dava expressão às emoções de um jogo em alta rotação. Na decisão pela marcação de grandes penalidades o GD Mata/AAUBI foi mais forte e levantou o “caneco” para a Covilhã.
Na última final do dia, em juvenis, AD Fundão e ADR Retaxo “anularam-se”, em mais um jogo que haveria de ser decidido pela marcação de grandes penalidades.
No jogo jogado, sempre equilibrado, o golo da ADR Retaxo já perto do final da primeira metade do jogo levava os retaxenses em vantagem para os balneários. Contudo, a AD Fundão regressou à quadra com vontade de fazer mais e melhor, algo que conseguiu à passagem do quinto minuto da segunda parte com um belíssimo golo de calcanhar. Golo que restabelecia
a igualdade no marcador e que levava o jogo para as grandes penalidade. Aí, a sorte e mérito sorriram aos do Retaxo que, fortemente apoiados, levaram o troféu para casa.
No cômputo final, as Supertaças ROQ Mediação 2021/2022, foram uma ode ao futsal de formação distrital, onde o respeito, a alegria, a emoção, o desportivismo, a superação e o fair-play estiveram sempre presentes dentro da quadra.
Recordar que as Supertaças em Futsal da AFCB 21/22 tiveram o apoio da ROQ Mediação de Seguros, empresa que dá o namming ao evento, da Autarquia de Idanha-a-Nova e da Casa do Benfica em Idanha-a-Nova que foram anfitriãs das finais. Já a transmissão foi assegurada pela Aduane Sport Solutions, empresa especializada na organização e transmissão de eventos, consultadoria e gestão de carreiras.
Resultados dos jogos:
INFANTIS:
GD Mata/AAUBI 1 – 2 SL Águias do Dominguizo
INICIADOS:
UD Cariense 5 – 1 CCRD Carvalhal Formoso
JUVENIS:
AD Fundão 1(3) – 1(4) ADR Retaxo
JUNIORES:
GD Mata/AAUBI 6(10)* – 6(8)* UD Cariense
*Resultado após recurso a pontapés de grande penalidade. ■
(Publicada em 04 março 2022)
O Presidente da FPF esteve presente na assinatura de protocolos, cerimónia de certificação de entidades formadoras da FPF e homenagem aos Bicampeões Europeus de Futsal.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, esteve em Castelo Branco na assinatura de protocolos, entrega dos diplomas e das placas relativos à Certificação de Entidades Formadoras da FPF e homenagem aos Bicampeões Europeus de Futsal do distrito de Castelo Branco.
Para além do Presidente da FPF, estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; Presidente da Direção da AF Castelo Branco, Manuel Candeias e o Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes.
No seu discurso, Fernando Gomes elogiou o trabalho feito na AF Castelo Brano, destacando a projeção da Academia da AFCB, a
relevância dos protocolos a serem celebrados entre a FPF, AFCB, Autarquias e Agrupamentos de Escolas para implementação do Futebol e Futsal nas Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo, aplaudindo o envolvimento dos clubes do distrito de Castelo Branco no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da FPF e enaltecendo a homenagem aos Bicampeões Europeus de Futsal oriundos do distrito de Castelo Branco.
Seguiu-se a assinatura dos protocolos de colaboração entre FPF, AFCB, as autarquias de Belmonte, Oleiros e Castelo Branco e os AE Pedro Álvares Cabral (Belmonte), AE Padre António de Andrade (Oleiros), AE Afonso de Paiva (Castelo Branco), AE Nuno Alvares (Castelo Branco) e AE José Sanches e S. Vicente da Beira.
O evento prosseguiu com a entrega dos diplomas e das placas relativas aos Processo de Certificação de Entidades Formadoras da FPF na época 2020/2021, destacando-se as vinte e seis certificações atribuídas.
Quase a terminar cerimónia, e em forma de agradecimento pelo trabalho desenvolvido e pelo troféu conquistado, foram homenageados os Bicampeões Europeus de Futsal provenientes do Distrito de Castelo Branco: André Sanano (Fotógrafo FPF), António Fonseca (Enfermeiro), Bruno Travassos (Treinador Fisiologista), José Luís Mendes (Treinador Nacional), bem como o Diretor da FPF, Pedro Dias, e Fernando Gomes, Presidente da FPF. ■
(Publicada em ???2022)
Guarda-redes dos iniciados da UD Cariense e da Seleção distrital da AF Castelo Branco chamado pela primeira vez aos trabalhos de uma seleção nacional.
Terça-feira, 3 de maio, será uma data que Martim Borrego, jovem guarda-redes da UD Cariense, jamais esquecerá. Na convocatória para um estágio de preparação da Seleção Nacional de Futsal Sub-15, a realizar no Luso, o cariense era um dos 30 atletas convocados pelo selecionador nacional Emídio Rodrigues.
Ao longo de 4 dias, de 8 a 11 de Maio, e com cinco sessões de treino agendadas, Martim terá a oportunidade de expressar o seu valor para futuras convocatórias e para poder defender, em jogo, as cores nacionais.
A chamada de Martim Borrego, bem como de outros atletas de clubes com menos expressão nacional, de zonas do interior do país e demograficamente reduzidas, revela não só o apurado trabalho de prospecção dos selecionadores nacionais e da importância do Torneios Interassociações, bem como manifesta o bom trabalho desenvolvido pelos clubes dessas zonas do país.
Filipa Maísa e Tiago Couto nos trabalhos das seleções nacionais de Futebol Feminino Sub-15 e Futsal Masculino Sub-19.
Filipa Maísa, atleta da ADEP - Associação Desportiva Penamacorense, termina o estágio de quatro dias (18 a 21 de abril) na Cidade do Futebol (Oeiras) às ordens do Selecionador Nacional Prof. Ricardo Tavares.
Tiago Couto, guarda-redes da equipa sénior da Associação Desportiva do Fundão, foi convocado pelo Selecionador Nacional Prof. José Luís Mendes e tem estágio agendado para Évora de 24 a 27 de abril. PARABÉNS. ■
(Publicada em 21 abril 2022)
Atletas convocados pelo selecionar nacional de futsal sub-15 Emídio Rodrigues:
ADC Nogueiró Tenões: Daniel Oliveira, João Guimarães;
ADCR Caxinas Poça Barca: Diogo Pereira, Diogo Sousa, Martim Sousa;
Armamar Futsal: João Cardoso
Ass. Moradores da Granja: Gonçalo Freitas; Casa Benfica Montemor-o-Velho: Gonçalo Cadima;
CDE Corvo: Rafael Emílio;
CS S. João Urgicentro Sanfil: Rafael Ruela;
GD Biscoitos: João Raposo;
GD EB D. João I: Leandro Nobre;
GDR Lameirinhas: Bernardo Freire; Gejupce Portimão: Martim Nunes; Internacional SC: Tomás Zurzica; Núcleo SCP Pombal: Rafael Reis;
PARC: Afonso Pires, Leandro Pinho;
SL Benfica: Afonso Mourinha, Diogo Almeida, Diogo Santos, Gonçalo Figueiredo, Tomás Valdez;
Sporting CP: Simão Alves, Tiago Rodrigues, Vasco Martins;
UD Cariense: Martim Borrego; Viseu 2001 ADSC: Afonso Vilar;
Vitória Santarém: Cristiano Bernardino, Diogo Canha. ■
(Publicada em 05 maio 2022)
Seleção Distrital de Futebol 9 Feminino Sub-16 ficou em segundo lugar na Liga de Bronze no Torneio Interassociações disputado no distrito da Guarda.
Foi em dia de Páscoa que a Seleção Distrital Feminina de Futebol 9 sub-16 da AF Castelo Branco disputou a final da Liga de Bronze do Torneio Interassociações para a modalidade/escalão/sexo. Num jogo que colocou as albicastrenses frente a frente com as congéneres da seleção distrital de Leiria, foi um golo madrugador das Leirienses que abriu o marcador e que deixou em desvantagem as comandadas do aniversariante Francisco Pires que, com resiliência e competência, ainda conseguiram restabelecer a igualdade no marcador. Todavia, a maior experiência das da cidade do Lis voltou a sobressair e o resultado acabaria por fixar-se num 5-1 muito pesado para o futebol apresentado pelas Albicastrenses.
De recordar que a Seleção Distrital da AFCB chegou à final da Liga de Bronze depois de na sexta-feira, dia 15 de abril, ter defrontado e vencido os dois jogos disputados com as seleções distritais da Guarda e Angra do Heroísmo. 4-0 e 3-2 foram, respetivamente, os resultados desses encontros.
Apesar de não terem conseguido levantar o troféu da Liga de Bronze, liga que posiciona as seleções distritais do 17º ao 22º lugar da geral, o 2º lugar na Liga de Bronze e o 18º lugar na classificação geral deixaram as atletas e equipa técnica com a sensação de dever cumprido mas perspetivando muito trabalho para o futuro, na certeza que as questões demográficas e outras resultantes da interioridade são fatores com os quais os clubes e a AFCB continuarão a debater-se.
Resultados AFCB – Torneio Interassociações
Futebol 9 Feminino Sub-16:
Jogo 1:
AFCB 4 – 0 AF Guarda (15 Abril 2022)
Jogo 2:
AFCB 3 – 2 AF Angra do Heroísmo (15 Abril 2022)
Jogo 3 (Final):
AFCB 1 – 5 AF Leiria (17 Abril 2022) ■ (Publicada em 21 abril 2022 )
Desafios em nome do desenvolvimento e crescimento do futebol amador em Portugal nos próximos anos geraram partilha de informação e definição de estratégias comuns.
As Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADRs) reunidas em plenário, no passado sábado, na sede da Associação de Futebol de Castelo Branco, vincaram, mais uma vez, a responsabilidade institucional que lhes é reconhecida e debateram o reforço do futebol amador, em nova reunião de trabalho promovida pela Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário.
“As ADRs continuam numa senda de espírito de compromisso e partilha de informação para responder da melhor forma ao desafio que a Federação Portuguesa de Futebol nos lançou, como é o caso do Programa Crescer 2024”, começou por enaltecer António Marques da Silva, presidente da Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário das ADRs e líder diretivo da Associação de Futebol de Vila Real.
Em Castelo Branco “definiram-se estratégias similares que visam, entre outros objetivos, o aumento do número absoluto de praticantes e o crescimento do futebol feminino em Portugal”, salientou António Marques da Silva, sem esquecer que, para dar a melhor respos-
ta possível à implementação do Programa Crescer 2024, “as ADRs consideram haver necessidade de reforçar os recursos humanos e ferramentas de apoio”.
Contudo, e em jeito de avaliação, o presidente da Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário, congratulou-se pela evidente uniformização de procedimentos e de projetos que tendem a ser desenvolvidos no seio das 22 ADRs em nome do crescimento do futebol, futsal e futebol de praia em Portugal nos próximos anos”.
António Marques da Silva agradeceu à Associação de Futebol de Castelo Branco pelo “acolhimento e toda a colaboração prestada na organização de mais uma importante reunião das ADRs”.
Na qualidade de anfitrião da jornada de trabalho, Manuel Candeias, presidente da AF Castelo Branco, ao assumir “especial gosto por receber os colegas”, considerou, desde logo, que “os objetivos que tínhamos para
esta reunião foram atingidos”, confiando que “os frutos serão visíveis dentro de pouco tempo”.
“As ADRs vão apresentar os seus projetos e esta reunião foi muito produtiva, com a partilha de ideias no sentido de podermos vir a cumprir os objetivos identificados pela FPF, um dos quais passar a fasquia dos 300 mil praticantes”.
“Não podemos esquecer que as ADRs movimentam cerca de 97% daquilo que é o futebol nacional”, apontou o presidente da AF Castelo Branco, reconhecendo que sem a importância fundamental das associações na dinamização de um “trabalho muito sério e árduo, não vamos a lado nenhum”. “Creio que a FPF já reconheceu isso e tem estado, de alguma forma, a apoiar as nossas iniciativas, potenciando, com a nossa ajuda, a concretização dos objetivos”, assinalou Manuel Candeias. ■
(Publicada em 03 maio 2022)
Castelo Branco, Covilhã, Alcains e Idanha-a-Nova irão receber torneio quadrangular que junta as seleções nacionais de futebol sub-16 de Portugal, Bélgica, Itália e Estados Unidos da América. Todos os jogos têm entrada livre e serão transmitidos pelo Canal 11.
Quando o relógio marcar 14 horas será dado o pontapé de saída do primeiro jogo do Torneio de Desenvolvimento da UEFA Sub-16. O Itália-EUA marca assim o início de um importante torneio que se disputará em quatro localidades do distrito de Castelo Branco e que tem o cunho FPF e AFCB.
Portugal entra em campo às 17 horas, no Estádio Municipal Vale do Romeiro, frente à congénere belga, num jogo aguardado com grande expectativa e no qual se espera uma boa moldura humana nas bancadas em apoio à seleção nacional portuguesa.
Com entrada livre em todos os jogos, o amante do desporto rei terá oportunidade de ver em ação aqueles que num futuro próximo serão ídolos de milhões e estrelas do futebol mundial.
Recordar que durante a manhã de ontem, quarta-feira, numa comitiva liderada pelo presidente da direção da AFCB, Manuel Candeias, a Seleção Nacional Portuguesa visitou a escola sede do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, momento que permitiu o convívio entre atletas, equipa técnica e alunos albicastrenses. ■
Agenda de jogos:
5 . Maio . 2022 (Quinta-feira)
14 horas – Itália - EUA Campo de Jogos
António Trigueiros de Aragão (Alcains)
17 horas – Portugal - Bélgica Estádio Municipal Vale do Romeiro (Castelo Branco)
7 . Maio . 2022 (Sábado)
14 Horas – EUA – Bélgica Estádio Municipal de Idanha-a-Nova (Idanha-a-Nova)
17 Horas - Portugal – Itália Campo de Jogos António Trigueiros de Aragão (Alcains)
10 . Maio . 2022 (Terça-feira)
11 Horas – Bélgica – Itália Estádio José Santos Pinto (Covilhã)
17 Horas - Portugal - EUA Estádio Municipal Vale do Romeiro (Castelo Branco) (Publicada em 05 maio 2022
Visita da Seleção Nacional de Futebol Sub-16, presente no Torneio de desenvolvimento da UEFA, que se disputa no distrito de Castelo Branco, à escola sede do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco. Liderou a visita o Presidente da Direção da AF Castelo Branco, Manuel Candeias. Momentos do Jantar Oficial do Torneio de Dsenvolvimento da UEFA Sub-16. ■
(Publicada em 31 maio 2021)
2022|2023. Novo parceiro dará o nome à competição, Liga Comtesse Lisbonne.
O auditório do Instituto Português da Juventude de Castelo recebeu na passada sexta-feira, 26 de agosto, a apresentação do Campeonato Distrital Sénior de Futebol 22|23, Liga Comtesse Lisbonne.
Na cerimónia solene, que contou com dezenas de convidados e vários elementos da comunicação social regional, foi apresentado e assinado o protocolo de colaboração com o novo parceiro que dará o nome à prova maior da AF Castelo Branco.
Manuel Candeias, Presidente da Direção da AFCB e Bruno Ramos, representante da Comtesse Lisbonne realçaram a importância da parceria para a promoção e desenvolvimento do futebol albicastrense bem como da empresa que agora dá o nome à competição que na época 22|23 contará com 11 formações.
ACR Atalaia do Campo, ACRD Cabeçudo, ADRC Pedrogão de S. Pedro, ADC Proençaa-Nova, CA Fundão, CCD Estrela da Zêzere Boidobra, CDRC Vila Velha de Rodão, CU Idanhense, GD Águias do Moradal, GDC Silvares, GD Vitória de Sernache são os clubes que ao longo de 22 jornadas, 110 jogos e 9900 minutos tudo darão pela conquista do almejado título de campeão distrital e que na sexta-feira ficaram a conhecer a 1ª jornada da prova e a 1ª eliminatória da Taça de Honra José Farromba.
Realçar o facto que a 1ª jornada da Liga Comtesse Lisbonne está agendada para o dia 18 de setembro e a 1ª eliminatória da Taça de Honra José Farromba terá lugar no dia 5 de março de 2023.
No final da cerimónia seguiu-se um pequeno repasto de confraternização oferecido pela AF Castelo Branco a todos os presentes.
LIGA COMTESSE LISBONNE
1ª jornada – 18 / 09 / 2022
GD Águias Moradal – CA Fundão
CU Idanhense – ACRD Cabeçudo
ADC Pedrogão de S. Pedro – GD Silvares
GD Vitória de Sernache – CCD Estrela do Zêzere Boidobra
ADC Proença-a-Nova – CDRC Vila Velha de Ródão
TAÇA DE HONRA JOSÉ FARROMBA
1ª eliminatória – 05 / 03 /2023
CU Idanhense – ADC Pedrogão S. Pedro
GD Vitória de Sernache - CCD Estrela do Zêzere Boidobra
ACRD Cabeçudo – CDRC Vila Velha de Ródão
GD Águias Moradal – ACR Atalaia-do-Campo
GD Silvares – ADC Proença-a-Nova
CA Fundão (Isento) ■
(Publicada em 29 agosto 2022)
Será pelas 17H no domingo, 29 de maio, que será dado o pontapé de saída no jogo da final da prova rainha da AFCB, a Taça de Honra “José Farromba”.
CD Alcains, segundo classificado da Liga Churrasqueira da Quinta 21/22, encontra a ADRC Pedrogão de S. Pedro que na presente temporada alcançou o ultimo lugar do pódio da Liga Churrasqueira da Quinta, imediatamente atrás do adversário da final. Numa final em que o favoritismo não é
mais do que pura especulação, os dados do jogos entre as duas equipas ao longo da época desportiva 21/22 revelam que a ADRC Pedrogão de S. Pedro ainda não conseguiu levar de vencida a formação do CD Alcains, com os da terra do General Ramalho Eanes a contabilizarem 3 vitórias, um empate e nenhum derrota ante os Pedroguenses de S. Pedro.
Recorde-se que as formações de Alcains e Pedrogão de S. Pedro chegam à grande final depois de nas meias-finais terem ven-
cido, em casa e pelo margem mínima (10), as formações do CCD Estrela do Zêzere (Boidobra-Covilhã) e CDRC Vila Velha de Ródão respetivamente.
A final da Taça de Honra “José Farromba” realiza-se no Estádio Municipal Vale do Romeiro (Castelo Branco), tem entrada livre e conta com transmissão no Canal 11, em streaming (em direto) no dia jogo e em diferido (televisão) em data e horário a anunciar pelo canal televisivo da FPF. ■
(Publicada em 27 maio 2022)
Seleção distrital feminina Sub-12 da AFCB participa na primeira edição do Torneio Carolina Mendes. Torneio organizado pela AF Portalegre conta ainda com as presenças das seleções distritais das associações de futebol de Évora e de Santarém.
morações do Dia da Cidade de Portalegre, o torneio pretende homenagear a atleta estremocense que já leva mais de uma centena de internacionalizações pela Seleção Nacional A Feminina de Portugal e que se projeta como exemplo e inspiração para todas as meninas portuguesas, em especial para as atletas das zonas do interior do país.
A competição terá lugar no Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, onde as quatro seleções marcarão encontro ao longo de um dia inteiramente dedicado ao futebol feminino.
O 1º Torneio Carolina Mendes – 22 . Maio . 2022
Calendário de jogos da Seleção Distrital da AF Castelo Branco:
11h - AF Portalegre - AF Castelo Branco
Será no dia 22 de maio, domingo, que a seleção distrital feminina sub-12 da AFCB entrará em campo para participar no 1º torneio Carolina Mendes.
Organizado pela AF Portalegre e inserido no âmbito dos projetos #SouJogadora e de desenvolvimento do futebol feminino no Alto Alentejo e ainda integrado nas come-
15h - AF Castelo Branco - AF Évora
17h - AF Castelo Branco - AF Santarém ■ (Publicada em 20 maio 2022)
Leões da Serra têm o jogo da época no próximo domingo. Vitória sobre o FC Alverca permite permanência na Liga SABSEG.
Será domingo, dia 29 de Maio, pelas 17 horas, que o SC Covilhã joga a cartada decisiva pela manutenção na Liga SABSEG. Em dia de rampa da Serra da Estrela o Estádio José Santos Pinto vai ter a esperada enchente no apoio à formação do sopé da Serra da Estrela, estando os bilhetes para o jogo esgotados há vários dias.
A população e os adeptos covilhanenses responderam afirmativamente à solicitação de apoio à equipa para aquele que revela ser o jogo mais importante da época e que terá transmissão em direto no Canal 11, o canal televisivo da FPF.
Depois de uma primeira mão em Alverca, num jogo em que as duas equipas anularam-se, o Covilhã chega ao último e decisivo jogo dependendo apenas de uma vitória, sendo que o fator casa e a força das gentes
covilhanenses poderão empurrar os Leões da Serra para um resultado que lhes permita fechar em chave d’Ouro uma época que ficou aquém das expectativas.
Recordar que o SC Covilhã é o representante da AF Castelo Branco que se encontra colocado num patamar mais alto das competições nacionais de futebol e que há vários anos almeja a subida ao patamar mais alto do futebol português.
A AF Castelo Branco manifesta o desejo que o seu representante na Liga SABSEG alcance a desejada vitória e atinja os objetivos a que se propõe.
Domingo estaremos em campo convosco a empurrar-vos para a vitória.
FORÇA SC COVILHÃ. ■
(Publicada em 27 maio 2022)
Summer Football School, atividade promovida pela AF Castelo Branco dirigida a crianças e jovens do distrito de Castelo Branco. (Publicada em 05 junho 2022)
Final da Taça AFCB - Iniciados entre as formações da Associação Desportiva da Estação e a ADC Proença-a-Nova
Final da Taça AFCB - Juvenis entre as formações do Sertanense Futebol Clube e da ARC Bairro do Valongo.
Jogo entre os representantes das Associações de Futebol de Castelo Branco e Guarda está agendado para domingo, 4 de setembro, em Alcains.
Final da Supertaça Beira Interior regressa ao distrito de Castelo Branco e irá colocar frente a frente os representantes da AF Castelo Branco e da AF da Guarda.
GD Alcains e Guarda Desportiva FC disputarão o primeiro troféu da época, podendo o resultado do encontro determinar o primeiro bicampeão da competição. Se por um lado a Guarda Desportiva FC disputa pela primeira vez a Supertaça Beira Interior, já o GD Alcains é a terceira vez que disputa a prova, tendo vencido a mesma em 2020 ante o CCDR Vila Cortez do Mondego.
Recorde-se que a competição, que este ano celebra a sua 5ª edição, junta em campo as formações que na época transata disputaram os respetivos campeonatos distritais e que alcançaram a subida ao Campeonato de Portugal.
A Supertaça Beira Interior está agendada para as 17 horas de domingo, 4 de Setembro, no Campo Trigueiros de Aragão, Alcains, sendo a entrada gratuita. ■
(Publicada em 18 junho 2021)
AFCB organizou pela primeira vez uma prova de Futebol de Praia. Veteranos Proença-a-Nova, foi a localidade anfitriã.
Foi no Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva, Proença-a-Nova, que no passado fim de semana a AF Castelo Branco deu início a provas oficias de futebol de praia, momento histórico em que participaram seis formações do distrito de Castelo Branco divididas entre os escalões veteranos masculinos e seniores femininos.
No sábado, numa tarde de intenso calor, coube à ADC Proença-a-Nova e à ACR Atalaia do Campo “estrearem o areal”. Num jogo bem disputado, com os atletas à procura da melhor forma, algo em comum às três formações de veteranos, a vitória so-
rriu aos da casa num 4-2 de boa disposição e fair play.
Ao segundo jogo da tarde, e na estreia do GD Teixosense, a chuva de golos. Apesar do cansaço acumulado do primeiro jogo, os de Proença impuseram um 8 -4 final que lhes garantiu, desde logo, a conquista do 1º Torneio Triangular de Futebol de Praia da AFCB.
A fechar o dia, a luta pelo segundo lugar. Num jogo em que a falta de frescura física foi evidente nos contactos físico e nas altercações, o GD Teixosense superiorizou-se à ACR Atalaia do Campo. No final, 7-3 a favor dos covilhanenses
Já no Domingo, mais um dia de muito calor para receber o quadro feminino da competição. Núcleo Juventude Proença-a-Nova e Núcleo do Sporting CP de Castelo Branco “abriram” o areal num jogo em que as Albicastrenses foram mais fortes e sem consentirem golos fizeram a bola beijar as redes adversárias por três vezes.
Na segunda partida, GD Valverde estreou-se nas areias da Aldeia Ruiva em grande estilo. 4-1 sobre um Núcleo Juventude, muito desgastado do primeiro jogo, foi o resultado final.
Ao terceiro jogo, a “final”. GD Valverde e Núcleo do Sporting CP de Castelo Branco mediam forças para determinar quem no final dos 3 períodos do jogo levantaria o 1ª troféu de torneios triangulares de futebol de praia. Num jogo muito equilibrado e aguerrido, a vitória “caiu” para as fundanenses de Valverde que com a diferença mínima, 4-3 resultado final, foram as grandes vencedoras da primeira prova de uma modalidade que promete entrar em força no distrito de Castelo Branco.
Classificação Final – 1º Torneio Triangular de Futebol de Praia
Veteranos Masculinos
1º lugar
ADC Proença-a-Nova
2º lugar
GD Teixosense
3º lugar
ACR Atalaia do campo
Seniores Femininos
1º Lugar
GD valverde
2º Lugar
Núcleo Sporting CP de Castelo Branco
3º Lugar
Núcleo Juventude Proença-a-Nova ■
(Publicada em 23 setembro 2022)
Seleção Nacional Feminina Futebol de Praia está a realizar um estágio de preparação no distrito de Castelo Branco. Aldeia Ruiva, Proença-a-Nova, é a localidade anfitriã das craques dos areais portugueses.
O Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva , Proença-a-Nova, foi o espaço desportivo escolhido pela FPF para um estágio de preparação da Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia.
As rainhas portuguesas do futebol de praia estarão no distrito de Castelo Branco até sábado, 24 de setembro, dia em que realizam o segundo jogo de preparação com a seleção distrital feminina de Futebol de Praia da AFCB.
Recordar que pelas 18 horas, as Seleções Nacional e a Distrital femininas de Futebol
de Praia medem forças num primeiro encontro particular. A entrada é livre em ambos os jogos.
Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia – Convocadas
ACADEMIA CCMI LEIRIA: Mariana Rosa
AD NAZARÉ 2022: Carolina Caetano
AD PASTÉIS: Matilde Dias
CASA BENFICA CALDAS: Inês Sommer
CLUBE DE ALBERGARIA: Diana Oliveira
CR GOLPILHEIRA: Ema Toscano
GD ESTORIL PRAIA: Catarina Sobral; Mariana Veríssimo
GD ILHA: Marta Simões
GD VIDREIROS: Sofia Vicente
GDC A-DOS-FRANCOS: Catarina Mesquita
UAC LAGOS: Cristina Cruz ■
(Publicada em 23 setembro 2022)
Clube Académico do Fundão superioriza-se à ADRC Pedrogão de S. Pedro e conquista a Supertaça AFCB. 2-1 foi o resultado final em jogo disputado em Alcains.
O GPS não enganava, às 15 horas do dia 5 de outubro, dia em que celebra a Implantação da República, no Campo Trigueiros de Aragão, Alcains, a Supertaça AFCB 22/23 estava à mesma distância temporal do Fundão e de Pedrogão de S. Pedro, 27 minutos.
A realidade com que os comandados de David Almeida e André Matias se deparavam aquando do apito inicial do árbitro covilhanense David Duarte durou apenas sete minutos, momento em que Rui Proença, capitão de equipa fundanense, colocou o CA Fundão em vantagem e en -
curtou a distância entre Alcains e Fundão. E mais perto a Supertaça ficou quando à passagem da meia hora de jogo o ponta de lança brasileiro Guilherme dilatou a vantagem para os academistas. 2 -0 foi o resultado com que se chegou ao intervalo.
Com a certeza de que na segunda parte o rumo dos acontecimentos teria de ser outro, André Matias viu a sua equipa crescer e ir atrás do resultado, mas as investidas revelavam-se infrutíferas perante um CA Fundão que defendia bem e que estava de os olhos postos na baliza à guarda de Rodrigo Henriques.
Quando o jogo já se encontrava no seu crepúsculo, Joaquim Marques, “Quinzinho”, à passagem do minuto 86, fez os adeptos do Pedrogão de S. Pedro vibrar e acalentou a ambição de uma reviravolta épica. Volte-face que não surgiu e que permitiu aos fundanenses fazer a festa e levantar, rumo ao Fundão, a Supertaça AFCB 22/23. ■
(Publicada em 07 outubro 2022 )
Esteve à discussão um modelo de financiamento das ADR’s com a Liga de Futebol Profissional e um conjunto de propostas a efetuar à Federação Portuguesa de Futebol.
assertiva naquilo que é o futuro do futebol em Portugal”.
A terminar, realçou que “cada distrito e cada região tem a sua vicissitude e o seu contexto próprio das dificuldades que estão inerentes ao desenvolvimento da modalidade em cada ponto do país e que com a partilha de ideias e de informação todos podem evoluir naquilo que é o desejo de todos, ou seja, o crescimento e melhoria do nosso futebol”, concluiu.
As Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADR’s) reuniram em Plenário, sábado, 08 de outubro, em Angra do Heroísmo.
No auditório da sede da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, os dirigentes associativos debateram, entre outros temas, um modelo de financiamento das ADR’s com a Liga de Futebol Profissional e um conjunto de propostas a efetuar à Federação Portuguesa de Futebol.
António Marques da Silva, Presidente da Direção da Associação de Futebol de Vila Real, que assume a liderança da Mesa do Plenário das Associações Distritais e Regionais de Futebol, fez um balanço extremamente positivo do encontro, onde salientou “a unidade das Associações em prol do futebol não profissional, dos interesses
comuns, um conjunto de ideias que foram debatidas de forma elevada e com muita perseverança, acreditando num futuro ainda melhor”. O presidente da Mesa mostrou-se satisfeito pela “forma como fomos aqui recebidos e, no fundo, por ver que estamos juntos naquilo que são os interesses comuns do futebol, que é um maior e melhor desenvolvimento, um pouco por todo o país”.
António Marques da Silva manifestou, ainda, as preocupações associadas aos projetos que as ARD’s estão a desenvolver em parceria com a FPF, a saber o Crescer 24 e o Futebol 2030, referindo que “preparamos o presente, olhando para o futuro e julgo que todas as Associações estão a trabalhar de uma forma vincada e muita
Reunião aconteceu dia 15 de Novembro e centrou-se no desenvolvimento da modalidade.
Com a discussão a centrar-se na organização de provas distritais como motor de captação e retenção de equipas e atletas numa modalidade em crescimento, as Associações Distritais e Regionais de Futebol da zona centro do país reuniram em Fátima com o patrocínio da Federação Portuguesa de Futebol. José Alberto Ferreira, Júlio Vieira, dirigentes FPF e Madjer, coordenador do Futebol de Praia da FPF e recentemente agraciado como Lenda do Futebol de Praia na Gala Beach Stars, apadrinharam uma conversa onde os representantes das associações de futebol reunidas expuseram o trabalho desenvolvido e os projetos de futuro para a modalidade.
Por sua vez, Maurício Toledo, Presidente da Direção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, na qualidade de anfitrião do encontro, disse estar muito satisfeito, na medida em que “hoje, Angra foi o centro de discussão de todo o futebol distrital e regional do nosso país”. Indicou também que “desta reunião sai um conjunto de ideias que serão propostas à FPF, com o intuito de melhorar os quadros competitivos”, terminando com referência à “enorme alegria por, pela primeira vez, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo ter sido palco de um Plenário das Associações Distritais e Regionais de Futebol”.
Na presente reunião da Mesa do Plenário a AF Castelo Branco fez-se representar por Manuel Candeias, Presidente da Direção da AF Castelo Branco. ■
(Publicada em 10 outubro 2022 )
te época desportiva a AFCB irá, novamente, tentar fazer algo no futebol de praia feminino e masculino, assim com na formação, aproveitando também o período de transição dos campeonatos distritais”. Nuno Alves destacou ainda ser importante haver mais uma infraestrutura (de futebol de proais) no centro do distrito uma vez que já existe uma a oeste e outra a este.
A finalizar, o dirigente albicastrense destacou ainda o incentivo da AFCB para a modalidade, reportando o facto de na época transata os clubes não terem tido quaisquer custos associativos com futebol de praia.
(Publicada em 21 novembro 2022 )
Ciente da relevância da formação na carreira dos treinadores de futebol e de futsal, a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) promove as Jornadas Inicias de Formação AFCB que terão lugar nos dias 17 e 18 de Setembro no auditório da AF Castelo Branco.
A formação, creditada e gratuita, apresenta um conjunto de nomes que são um garante da qualidade expectável das jornadas. No futebol, e com o cunho FPF, Ricardo Tavares,* Joaquim Milheiro** e Silvino Morais*** serão os preletores do dia 17 de setembro. Já no dia 18, Raul Moreira e Nuno Silva, respetivamente diretor desportivo e coordenador técnico da Associação Desportiva Cultural e
Recreativa das Caxinas (Vila do Conde – AF Porto), debruçar-se-ão sobre temáticas intimamente ligadas ao Futsal.
* - Ricardo Tavares – Selecionador Nacional Futebol Feminino Sub15
** - Joaquim Milheiro – Coordenador
Técnico das Seleções Nacionais de Futebol Masculino e Selecionador Nacional Sub18
*** - Silvino Morais – Treinador de Guarda-redes das Seleções Nacionais de Futebol Masculino ■
(Publicada em 29 agosto 2022)
Sucesso das I Jornadas de Medicina Desportiva AFCB projetam reedição em 2023. Feedback positivo de preletores e audiência na génese da ideia.
ministração do Centro Hospitalar Cova da Beira em representação do Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde e de Mário Raposo, Reitor da Universidade da Beira Interior, ficou patente a importância da realização destes tipo de eventos formativos na região, bem como das parcerias estreitas entre instituições de referência nacional e regional como são a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), a Universidade da Beira Interior (UBI), a Faculdade de Ciências da Saúde - UBI e o Departamento de Ciências do Desporto – UBI.
As preleções, transmitidas com elevação científica e técnica, debruçaram-se sobre temáticas que foram desde a concussão no desporto ao (anti) doping, passando pela nutrição, hidratação, suplementação alimentar ou o Return to Play (Regresso ao jogo/competição) e acompanharam uma plateia atenta e interventiva.
Foi no passado dia 22 que o Auditório Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Covilhã) recebeu as primeiras jornadas de Medicina Desportiva AFCB, evento que trouxe até à Beira Interior temáticas
de pertinência impar no panorama desportivo português.
Com a cerimónia de abertura pelas vozes de Manuel Candeias, Presidente da Direção da AFCB, Vítor Mota, Vogal Executivo do Conselho de Ad-
A fechar as jornadas, a certeza de que estas tiveram impacto na construção de conhecimento individual dos presentes e que cumpriram em larga medida com o objetivo de contribuir para uma eficiente estruturação profissional das equipas de saúde dos clubes, algo que leva a organização a projetar para 2023 uma segunda edição das Jornadas de Medicina Desportiva AFCB.. ■ (Publicada em 24 outubro 2022 )
AF Castelo Branco e AF Guarda serão as anfitriãs do mais importante torneio de futebol de formação nacional. A competição arranca dia 17 de junho e tem o seu epílogo a 24 de junho.
Apesar da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ainda não ter noticiado a atribuição do Torneio Interasssociações Lopes da Silva, sabe-se há cerca de duas semanas que as AF de Castelo Branco e Guarda sucedem às congéneres de Évora e Beja na organização do mais icónico torneio de futebol de formação do país.
Para a AF Castelo Branco, a atribuição da organização deste torneio, em parceria com a AF Guarda, é o reconhecimento, por parte da FPF, da experiência e capacidade organizativa de grandes eventos da associação albicastrense. Recordando-se, a título de exemplo, as organizações da fase final da Taça das Regiões 2020 e, mais recentemente, do TIA Sub-17 Masculino em Futsal 2021.
Mas vamos à história, aos número e às curiosidades que fazem a identidade do Torneio Interassociações Lopes da Silva e o tornam uma prova diferente das demais.
“Lopes da Silva”, o homem: Luís Carlos Lopes Da Silva, foi um dirigente desportivo, nascido em Vila Real, que se destacou pelo trabalho desenvolvido nas associação de futebol de Vila Real e de Coimbra e na Fede-
ração Portuguesa de Futebol onde foi o dirigente máximo entre os anos de 1992 e 1993.
A Federação Portuguesa de Futebol homenageou Lopes da Silva, a título póstumo, pelos serviços relevantes ao Futebol Português através da atribuição, em Assembleia Geral, da "Medalha de Ouro ao Mérito".
1ª edição do TIA Lopes da Silva: 1995 (Com a atual designação); Modalidade/Escalão/sexo: Futebol Sub-14 masculino
TIA Lopes da Silva – torneio: É a maior competição de formação organizada pela FPF e serve como base de recrutamento da futura seleção nacional de sub-15;
TIA Lopes da Silva 2023: 27ª edição da prova; O histórico: AF Lisboa venceu a prova por catorze vezes; a AF Porto nove vezes; AF Algarve, AF Aveiro e AF Braga levantaram o troféu uma vez;
Jogadores históricos: João Vieira Pinto, Figo, Pauleta, Rui Costa, Quaresma e Rui Patrício são alguns dos muitos atletas internacionais portugueses que passaram pelo “Lopes da Silva”;
Arbitragem: O TIA Lopes da Silva conta com VAR, algo que permite certificar novos árbitros na respetiva função;
Edição 2022: A AF Braga venceu a 26ª edição da prova tendo levado de vencida a AF Lisboa (5-4 nas grandes penalidades após um 0-0 no tempo regulamentar);
Edição 2023 – Dias de Futebol: 8 dias de Futebol (17 a 24 de junho de 2023)
Edição 2023 – Localidades anfitriãs: Covilhã, Belmonte, Guarda e Celorico da Beira;
Edição 2023 – Fases: Três fases;
Edição 2023 – Número de jogos: 63 jogos (1ª fase – 30 jogos, 2ª fase – 24 jogos, 3ª fase – 9 jogos);
Edição 2023 – Minutos de jogo: 3780 minutos (63 horas);
Edição 2023 – Associações: 22 seleções distritais de futebol;
Edição 2023 – Atletas: 440 atletas;
Edição 2023 – Staff AF: 176 elementos entre equipas técnicas e dirigentes. ■
(Publicada em 21 novembro 2022)
Semana da Ética no Desporto promovida pela autarquia covilhanense decorreu de 24 a 30 de outubro e contou com o apoio e presença da AF Castelo Branco.
Foram sete dias de celebração e lembrança dos valores promovidos no e pelo desporto aos quais a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) disse presente. A iniciativa partiu da autarquia covilhanense e teve os seus pontos altos com as leituras do “Compromisso da Ética” por parte de dirigentes, treinadores e pais/encarregados de educação em quatro jogos de escalões de formação organizados pela AFCB, jogos nos quais os atletas e as equipas de arbitragem exibiram uma tarja relativa ao “Movimento da Ética no Desporto e Igualdade de Género”.
Recordar que no âmbito da Semana da Ética no Desporto, em representação da AFCB, Joaquim Matias, Presidente da Assembleia Geral da AFCB, esteve presente no dia 24 de outubro na cerimónia da abertura, evento que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã, bem como no colóquio “Valores e Ética no Desporto” que decorreu no dia 25 de outubro no auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. ■
(Publicada em 08 novembro 2022 )
Cinco das seis formações do distrito de Castelo Branco envolvidas na 2ª eliminatória da taça de Portugal avançaram para a próxima fase.
A jogar fora e a mais de 440 km de distância entre ambas, em Chaves e Monforte, ACD Ladoeiro e ADR Retaxo também não permitiram caprichos aos seus oponentes, levando de vencidas as formações do HC Flaviense e FC Monfortense, 0-5 e 2-4 foram os resultados finais.
Já no feminino foram duas as formações a carimbarem a passagem para a 3ª eliminatória, sendo que apenas uma se quedou pela segunda eliminatória.
Com todas as formações a jogarem “fora de portas”, GD Valverde e Núcleo do Sporting CP de Castelo Branco venceram Sport Viseu Benfica e GD Ilha por 2-3 e 2-10, respetivamente. Em Pombal, frente Núcleo do Sporting CP local, NJ Proença-a-Nova teve muitas dificuldades para fazer frente a uma formação superior que foi ao longo do jogo acumulando golos que resultaram num resultado demasiado penalizador para as “amarelas” de Proença-a-Nova.
Sorteio da 3ª eliminatória - Taça de Portugal Placard Futsal
Pecúlio positivo o registado na 2ª eliminatória da Taça de Portugal Placard em futsal que se disputou no fim de semana de 12 e 13 de novembro.
No sector masculino, ARB Boa Esperança, ACD Ladoeiro e ADR Retaxo não deram quaisquer veleidades e venceram os seus jogos.
A jogar em casa, a ARB Boa Esperança até começou em desvantagem, quando ao minuto 13 o CF Os Belenenses chegou à vantagem, resultado com que chegariam ao intervalo. Todavia, na segunda parte do desafio, fruto de uma dimensão futsalista superior, os albicastrenses marcaram cinco golos sem resposta e consumaram o carimbo para a 3ª eliminatória da prova.
ARB Boa Esperança – SC Barbarense (8 de Dezembro)
ADRC Casa Ribeira – ADR Retaxo (8 de Dezembro)
SC Nun’Álvares – ACD Ladoeiro (8 de Dezembro)
GD Unidos Caxienses – Núcleo Sporting CPCB (10 de Dezembro)
Matosinhos FC – GD Valverde (10 de Dezembro)
(Créditos fotográficos: FPF). ■
(Publicada em 17 novembro 2022 )
Taças AFCB 2022/23 viajaram para todos os cantos do distrito com cinco formações a fazerem a festa em cinco finais extremamente disputadas e com incerteza no resultado. A competição decorreu em Proença-a-Nova nos dias 3 e 4 de dezembro.
Dois dias de prova, sete jogos, cinco finais e cinco vencedores diferentes. Foi assim a festa das Taças AFCB Futsal 22/23.
O primeiro dia de prova iniciou-se com a final de infantis entre a AD Fundão e o SL águias do Dominguiso, tendo a contenda “caído”, de forma desnivelada, a favor da formação do concelho da Covilhã.
Às 11 horas, nova final entre AD Fundão e SL Águias do Dominguiso que reeditavam a final do início da competição, mas agora no escalão de Juvenis. Desta feita a taça rumou ao Fundão, estavam desvendados os dois primeiros grandes vencedores das Taças AFCB Futsal.
Na parte da tarde mais dois jogos, as meias-finais da Taça de Honra Carlos Ranito Xistra, prova disputada num modelo de “final four”.
O primeiro jogo, entre a ACD Ladoeiro/CB Idanha-a-Nova e o CCRD Carvalhal Formoso, resultou num 3-1 a favor dos Idanhenses, números de marcador idênticos aos da segunda meia-final entre o CB Oleiros e o
GDAC Bouça, com a vitória a sorrir aos de Oleiros.
Já no Domingo, os juniores abriram a primeira final do dia com um jogo muito disputado e que acabariam por ser decidido na marca dos 6 metros após um 2-2 no tempo regulamentar. A vitória sorriu aos covilhanenses do GD Mata/AAUBI.
Em seniores femininos, mais um jogo com incerteza no resultado até ao último segundo. Núcleo do Sporting CP de Castelo Branco superiorizou-se ao GD Valverde, tendo a esperança das fundanenses de levar o jogo para os penáltis esbarrado no poste no derradeiro lance do jogo. 2-1 foi o resultado final a favor das albicastrenses.
A fechar o fim de semana futsalístico, duas casas do Benfica mediram forças. CB Oleiros e ACD Ladoeiro/CB Idanha-a-Nova, vencedores das respetivas meias-finais do dia anterior, não deixaram o público que se deslocou ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Proença-a-Nova desiludido.
O 6-4 final, a favor dos Idanhenses, foi sintomático da festa do golo, do bom futsal
praticado e da incerteza quanto ao vencedor da Taça de Honra Carlos Ranito Xistra 22/23.
Resultados Taças AFCB futsal 22/23:
Infantis:
AD Fundão 1 – 7 SL Águias Dominguiso
Juvenis:
AD Fundão 3 – 1 SL Águias do Dominguiso
Seniores M. (meia-final):
ACD Ladoeiro/CB Idanha-a-Nova 3 – 1 CCRD Carvalhal Formoso
Seniores M. (meia-final) :
GDAC Bouça 1 – 3 CB Oleiros
Juniores:
UD Cariense 2 – 2* GD Mata /AAUBI
Seniores Femininos:
GD Valverde 1 – 2 NSCP Castelo Branco
Seniores Masculinos:
ACD Ladoeiro 6 – 4 CB Oleiros ■
* Após a marcação de grandes penalidades (Publicada em 12 dezembro 2022)