
2 minute read
AFCB na Semana da Ética no Desporto da CM Covilhã
Semana da Ética no Desporto promovida pela autarquia covilhanense decorreu de 24 a 30 de outubro e contou com o apoio e presença da AF Castelo Branco.
Foram sete dias de celebração e lembrança dos valores promovidos no e pelo desporto aos quais a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) disse presente. A iniciativa partiu da autarquia covilhanense e teve os seus pontos altos com as leituras do “Compromisso da Ética” por parte de dirigentes, treinadores e pais/encarregados de educação em quatro jogos de escalões de formação organizados pela AFCB, jogos nos quais os atletas e as equipas de arbitragem exibiram uma tarja relativa ao “Movimento da Ética no Desporto e Igualdade de Género”.
Advertisement
Recordar que no âmbito da Semana da Ética no Desporto, em representação da AFCB, Joaquim Matias, Presidente da Assembleia Geral da AFCB, esteve presente no dia 24 de outubro na cerimónia da abertura, evento que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã, bem como no colóquio “Valores e Ética no Desporto” que decorreu no dia 25 de outubro no auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. ■
(Publicada em 08 novembro 2022 )
Futsal: Cinco formações albicastrenses seguem para a 3ª eliminatória
Cinco das seis formações do distrito de Castelo Branco envolvidas na 2ª eliminatória da taça de Portugal avançaram para a próxima fase.
A jogar fora e a mais de 440 km de distância entre ambas, em Chaves e Monforte, ACD Ladoeiro e ADR Retaxo também não permitiram caprichos aos seus oponentes, levando de vencidas as formações do HC Flaviense e FC Monfortense, 0-5 e 2-4 foram os resultados finais.
Já no feminino foram duas as formações a carimbarem a passagem para a 3ª eliminatória, sendo que apenas uma se quedou pela segunda eliminatória.
Com todas as formações a jogarem “fora de portas”, GD Valverde e Núcleo do Sporting CP de Castelo Branco venceram Sport Viseu Benfica e GD Ilha por 2-3 e 2-10, respetivamente. Em Pombal, frente Núcleo do Sporting CP local, NJ Proença-a-Nova teve muitas dificuldades para fazer frente a uma formação superior que foi ao longo do jogo acumulando golos que resultaram num resultado demasiado penalizador para as “amarelas” de Proença-a-Nova.
Sorteio da 3ª eliminatória - Taça de Portugal Placard Futsal
Pecúlio positivo o registado na 2ª eliminatória da Taça de Portugal Placard em futsal que se disputou no fim de semana de 12 e 13 de novembro.
No sector masculino, ARB Boa Esperança, ACD Ladoeiro e ADR Retaxo não deram quaisquer veleidades e venceram os seus jogos.
A jogar em casa, a ARB Boa Esperança até começou em desvantagem, quando ao minuto 13 o CF Os Belenenses chegou à vantagem, resultado com que chegariam ao intervalo. Todavia, na segunda parte do desafio, fruto de uma dimensão futsalista superior, os albicastrenses marcaram cinco golos sem resposta e consumaram o carimbo para a 3ª eliminatória da prova.
ARB Boa Esperança – SC Barbarense (8 de Dezembro)
ADRC Casa Ribeira – ADR Retaxo (8 de Dezembro)
SC Nun’Álvares – ACD Ladoeiro (8 de Dezembro)
GD Unidos Caxienses – Núcleo Sporting CPCB (10 de Dezembro)

Matosinhos FC – GD Valverde (10 de Dezembro)
(Créditos fotográficos: FPF). ■
(Publicada em 17 novembro 2022 )
