DICAS DE COMO SE MANTER EM DIETA
celebrar com
Existem muitas dietas a serem seguidas: reeducação alimentar, low carb, paleo, jejum intermitente, detox, mediterrânea, vegetarianas e muitas outras. Você deve estar se perguntando: “Qual a melhor a seguir?” A resposta não é tão simples assim, pois cada indivíduo é um ser diferente, com metabolismos, gostos, horários, treinos e objetivos que variam de pessoa para pessoa. Nada melhor do que procurar um profissional nutricionista para ajudar nesta tarefa. Depois de escolher o profissional qualificado para ajudar a escolher e montar sua dieta, você deve confiar no profissional e se propor de verdade a fazê-la.
Antônio Passoni Nutricionista | CRN: 11585 Endereço: Clínica Imagem - Rua João Rosa Góes, 1940 - Jardim América, Dourados - MS, Telefone: (67) 3420-4000 | (67) 98406 - 8952
Entretanto, é necessário estar ciente, principalmente no início, de que temos que escapar de algumas armadilhas que aparecem e acabam sabotando o processo e colocam em risco os resultados que você tanto procura. Listei algumas dicas, que oriento aos meus pacientes e irão te ajudar:
Distinguir Fome de Sede – O Hipotálamo é o responsável por enviar ao corpo a sensação de fome ou sede. Algumas vezes, quando estamos precisando de água, nosso corpo entende que é fome e acabamos comendo sem necessidade. Toda vez que sentir fome fora do horário, beba de um a dois copos de água e aguarde alguns minutos para ver se passa.
68
Distinguir Fome de Vontade de Comer – Quando vemos algum alimento de que gostamos, sentimos vontade de comer, mas nem sempre isso é indício de fome. Devemos respeitar os horários e saber controlar esses impulsos.
Realizar atividades físicas no horário em que sente mais “Vontade de Comer” – A atividade física libera duas substâncias muito importantes para o controle da dieta: a Serotonina e Endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar, pelo controle do sono, combatem a depressão, estresse, ansiedade e mau-humor e agem como anestésico natural. E tudo isso ajuda a conseguir controlar os impulsos de comer sem necessidade. Você pode também sair para passear, caminhar, andar de bicicleta, sair ao ar livre, ou qualquer outra atividade que lhe dê prazer e não envolva comida. Mude o foco.
Realizar várias refeições durante o dia – 5 a 6 refeições pequenas durante o dia são muito eficientes para ajudar a não comer em excesso.