
6 minute read
Unidos para sempre, até nas corridas Ambiente de trabalho!

Unidos para sempre, até nas corridas
Advertisement
Neiba Ota, da TV MS Record, | Enviada especial para Dourados
Paulo e Marilis Donato renovam os votos do matrimônio em cada prova
Casais apaixonados pela corrida encontram, nos percursos, mais cumplicidade e harmonia para a vida a dois. São capazes de atravessar o mundo pelo mesmo objetivo: cruzar a linha de chegada. Assim os empresários Paulo Donato, 62, e Marilis Mariotto Donato, 61, não perdem a oportunidade de participar de provas locais, em Mato Grosso do Sul, nacionais e até internacionais. Fazem economias e, quando podem, viajam


para correr. “É sempre emocionante! A superação dos nossos limites, as nossas conquistas e um esperando pelo outro. Isso fortalece a nossa união! Faz um bem!”, comenta Marilis.
Com tanta alegria que a atividade proporciona, o casal se motivou a sair de Campo Grande, no último dia 28 de maio, e pegar a estrada. Os dois fizeram a Rota das Estações – Etapa Dourados, no percurso de 10 km. Ambos foram os primeiros colocados em suas categorias.
Além de voltarem para casa com troféus, eles carregam lembranças inesquecíveis. “Foi maravilhosa a minha chegada! Como sempre, ele (Paulo) estava me esperando e vibrando com o meu resultado!”, disse Marilis. Orgulhoso pelo desempenho da esposa, Paulo Donato completou o pensamento dela. “Quanto mais o tempo passa, mais eu gosto desse momento”.
Nessa mistura de adrenalina do esporte e romantismo nas pistas, os dois colecionam centenas de medalhas e histórias com as corridas. Praticamente, eles correm com frequência há, aproximadamente, duas décadas e estão casados desde dezembro de 1981. “A nossa corrida começou no retorno dos nossos saltos de paraquedas no Aeroporto Teruel. Voltávamos correndo e fomos pegando gosto. Um dia me inscrevi numa prova e nunca mais parei de correr”, diz Paulo.
Logo após a primeira experiência com a corrida de rua, Paulo Donato fez uma surpresa para Marilis. “Ele me inscreveu sem eu saber”, recordou. Mas, foi ela quem o surpreendeu. “Ela ficou em segundo lugar geral. Isso foi há quase 20 anos, nas Moreninhas (em Campo Grande)”.
Um incentiva o outro


Desde jovens, eles trabalham muito e têm um único filho, hoje adulto e casado. Mesmo com muitos afazeres, ela, formada em Educação Física, e ele, que escolheu como opção ter uma vida saudável, encontravam tempo para ginástica. Mas, foi na corrida a dois, que o casal descobriu que não existem obstáculos nem preguiça.
Com a rotina puxada de negócios, os dois não estavam cumprindo os treinos com rigor e, então, decidiram madrugar para correr. Há dez anos, eles costumam levantar antes de o sol nascer e já estão encarando as ruas de Campo Grande. “A Mari é quem deu força, ela disse: ‘vamos tentar? ’. Nós começamos e virou hábito. Não há nada melhor, o nosso dia começa e termina bem”, conta Paulo.
O casal treina três vezes por semana e sempre correndo juntos. “Cada um no seu ritmo, mas perto um do outro”, explica Paulo.
De torcedora para vitoriosa nas corridas
Esposa vai assistir ao marido, decide correr e passa a ser favorita nas provas
Pelo companheirismo ao marido, a professora Eliane Irala Ramos Souza, de 37 anos, decidiu assistir a uma corrida e foi seduzida pelo entusiasmo dos corredores. José Ricardo de Lima Souza, 39, treina no Exército desde que ingressou na vida militar e, em março de 2015, ele passou a participar de provas de rua. Depois de seis meses, a esposa foi acompanhar a atividade dele de fim de semana. “Eu assisti pela primeira vez e pensei: Vou começar a correr também. No outro dia, comprei um tênis e não parei mais. Corremos juntos pela primeira vez em 27 de setembro de 2015”, recorda Eliane.
O marido confessa que, a partir daquela ocasião, a corrida se tornou mais motivadora. “Eliane já evoluiu a tal ponto que, há algum tempo, não consigo mais acompanhá-la. (Risos).” Afinal, Eliane parece ter ligado o turbo nos pés e, desde então, vem subindo constantemente nos pódios.
Na Rota das Estações – Etapa Dourados- ela conquistou o segundo lugar na categoria e Ricardo a aplaudiu muito. “Como eu nunca conquistei um pódio, a cada vez que vejo a Eliane lá, feliz, sorridente, realizada, sinto como se fosse eu também. E cada conquista dela é como se fosse a primeira, tamanho o entusiasmo”, diz o marido.
O casal tem um filho, de quatro anos, o Lionel, que já começa a gostar das corridas. A família sofre de ansiedade com cada prova e deseja correr maratonas fora do País. “Quem sabe uma prova entre as maiores do mundo, como a Maratona de Berlim, por exemplo. Já que é pra sonhar, vamos sonhar com estilo”, brinca José Ricardo e a esposa confirma. “Para o próximo ano, se Deus permitir, queremos participar de corridas fora do Estado e, quem sabe, do País.”


Quem corre – como era o caso do José Ricardo – costuma deixar alguém à espera de seus intermináveis quilômetros. Por isso, para muitos, a chegada é triunfal. Na corrida em Dourados, de quase 300 pessoas que vieram de outras cidades, a maioria estava sem o (a) companheiro (a). Durante o percurso, o momento é mágico, porém aumenta a saudade dos familiares, porque são as pessoas que acompanham o dia a dia até a aproximação da prova. Esse sentimento estimula o corredor a acelerar mais e concluir logo o desafio; mas, quando os dois estão juntos na pista, todas as fases do evento são contempladas. “Curtimos tudo, imagina se ela (Marilis) não corresse e ficasse no hotel, aí não daria tão certo”, comenta Paulo Donato.


CORRIDA ROTA DAS ESTAÇÕES - ETAPA DOURADOS
Fotos: Anderson Zanatta Veja as fotos da Corrida Noturna de Outono, Rota das Estações - Etapa Dourados/MS, que aconteceu no dia 27 de maio, na Avenida Marcelino Pires, em frente ao Shopping Avenida Center. O evento foi um sucesso. Trouxe atletas profissionais e corredores amadores de várias cidades do Estado, que participaram e elogiaram a organização do evento, que foi da Rede MS Integração de Rádio e TV, através dos veículos FM Cidade 101, TV MS Record e Diário Digital, pertencentes ao grupo Ivan Paes Barbosa.




coluna

FEIJOADA DE OUTONO BOAVIDA
Fotos: Claudio R. Tavares Confira as fotos da 15ª Feijoada de Outono Boavida, que aconteceu no dia 27 de maio, no Clube Indaiá de Dourados. A escola de samba Portela, vencedora do carnaval do Rio de Janeiro deste ano, foi uma das atrações principais. A festa é promovida pelo jornalista Alfredo Barbara Neto.









NIVER DA ANDREA PAGNONCELLI
Fotos: Anderson Zanatta
E, para comemorar o bday da badaladíssima Andrea Pagnoncelli, amigas se reuniram no Soneto Café, no dia 21 de junho, para cantar os parabéns e brindar com muito champanhe a data especial.
