6 minute read

Conheça Dubai

Dubai

Conheça Dubai, que, com desertos, construções exuberantes e muito luxo, atrai milhares de turistas

Advertisement

É praticamente um mundo à parte. Dubai e suas excentricidades transformaram este lugar em um referencial quando se trata de turismo. Lá é possível ver de tudo um pouco. Desde andar em camelos pelo deserto a conhecer as maiores e caríssimas lojas que existem na face da terra. Quem contou esta experiência para a Celebrar foi a comerciante douradense, Vânia Soares. Esteve em Dubai com o marido por duas vezes. A primeira em 2012, quando ficou por dez dias. A segunda vez em 2015, quando fez uma viagem pela Ásia e passou três dias nos Emirados Árabes.

Por que escolheu conhecer Dubai?

Porque eu sempre amei, sempre fiquei impressionada com aquele deserto. Tudo que você pensar de livros eu tenho. Eu fazia pesquisas, via vídeos, tinha muita vontade de ir.

A primeira vez foi em qual época?

Na época eu não tinha muito tempo, então resolvi ir pra lá para passar o Réveillon. Passei a virada de 2011 para 2012. Vimos os fogos lá, maravilhoso.

Onde viram os fogos?

A gente ficou no alto de um shopping com vista para o Burj Khalifa*, que é o maior prédio do mundo, é um símbolo lá em Dubai. O dia inteiro fica tocando músicas e aquelas águas que dançam e trocam de cores conforme o ritmo da canção. E a queima na hora da virada é incrível, muito bonito.

*Burj Khalifa, anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares. Sua construção começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010.

Eu sou turista mesmo. Vou com roteiro, com agência, com guia. Eu gosto de ir aos pontos turísticos. Fui àquele hotel Burj Al-Arab, o único sete estrelas do mundo. Fui só para conhecer, claro, não fiquei hospedada (risos). Outro passeio que recomendo, com certeza, são os passeios de com aqueles 4x4 nas dunas do deserto. Também vimos aqueles beduínos* que não sei como conseguem viver ali no deserto.

BEDUÍNOS* São um povo nômade que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África. Os beduínos representam cerca de 10% dos habitantes do Oriente Médio e têm o nome derivado das palavras árabes al bedu (“habitantes das terras abertas”)

E os camelos?

Tem muitos. Você pode passear, tirar fotos, tudo no meio do deserto, sem nada ao redor. Quando acaba esse passeio, eles te levam para um churrasco no meio do deserto. O teto é o céu cheio de estrelas. Tudo cercado de tendas. Pintam nossas mãos. Você senta no chão e come.

A gastronomia, como é? De que mais gostou?

É comida árabe, mas é um árabe diferente da que a gente come aqui no Brasil, o tempero é diferente, a carne é diferente. Comi muito nos hotéis, e aí tem comida de todos os lugares.

Tem bebida típica?

Café é diferente. É aquele café turco. Eles não adoçam, trazem o café e uma tâmara, aí você adoça com a tâmara. É um costume que às vezes eu uso aqui mesmo. Até hoje como, não sempre, porque aqui a tâmara é cara, mas é uma delícia.

Como é o clima?

Na primeira vez, fui em janeiro e ainda era frio. Eu achava que o ar condicionado estava ligado, porque você pensa que no deserto é só calor, então por que no hotel fazia aquele frio? Mas era inverno e à noite era muito frio, levei pouca roupa. Mas de dia é bem quente. Em 2015, fui em março, já estava super calor, mas calor mesmo. Pessoas até passaram mal no deserto.

Aquelas ruas largas, limpas, cheias de árvores com tâmaras, tudo muito chique, muito organizado. E os costumes, são muito diferentes?

Os trabalhadores são muito simpáticos. Mas os árabes são mais fechados, eles não te olham, nem você pode olhar, focar neles. E, pelas roupas, você sabe a hierarquia. As mulheres usam aquelas roupas pretas, as burcas. Mas diz que por baixo têm roupas de marcas e muitas joias. Eles estranhavam muito porque eu falo inglês, meu marido não, e como eu tomava a inciativa eles estranhavam, não gostavam. Não pode dar beijo, só entre os homens, no rosto, eles se cumprimentam assim. Outra coisa curiosa são os banheiros públicos. As mulheres árabes vão em banheiros diferentes das turistas. O que elas usam é muito chique, com tronas de veludo.

Localização

Banhada pelo Golfo Pérsico, Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos e está localizada no Oriente Médio, entre a Ásia, África e a Europa. Língua: Árabe, mas também falam em inglês.

Não sabe em que época do ano ir? Uma dica é ficar de olho no clima! Veja as médias anuais de temperatura e índice pluviométrico.

Janeiro - 13.2°C / 24.1°C / 17 mm Fevereiro - 14°C / 24.6°C / 28 mm Março - 16.8°C / 28°C / 13 mm Abril - 19.3°C / 31.6°C / 8 mm Maio - 23°C / 36°C / 0 mm Junho - 25.7°C / 38.3°C / 0 mm Julho - 28.5°C / 39.8°C / 0 mm Agosto - 28.5°C / 40°C / 0 mm Setembro - 25.6°C / 38.4°C / 0 mm Outubro - 22°C / 34.6°C / 0 mm Novembro - 17.6°C / 30.6°C / 5 mm Dezembro - 15°C / 26.6°C / 16 mm

Curiosidades!

Dias úteis: Os dias úteis em Dubai são de domingo a quinta-feira. Sexta é o dia sagrado e sábado funciona como o nosso domingo. Fuso Horário: O fuso horário em Dubai é de +7 horas em relação a Brasília (GMT+4).

Fotografias: Alguns cuidados devem ser tomados na hora de registar a cidade. Prédios do governo não podem ser fotografados e você poderá ser alertado pelo segurança sobre a proibição. É importante também estar atento a fotos de pessoas, especialmente de mulheres muçulmanas. Muitas vezes elas podem não gostar do registro. Evite fotos de pessoas específicas para não ter problemas, principalmente se você for homem e fotografar uma mulher.

Juliana, Joao, Marcinha e Jose

INAUGURAÇÃO DA MARCINHA VIAGENS Fotos: Aparecido Frota Veja as fotos da inauguração da Marcinha Viagens, em Dourados, que abriu suas portas no dia 06 de julho. Além do coquetel, uma santa missa em ação de graças ao novo empreendimento foi celebrada no local.

Aidil, Marcinha e Valdemar

Evânia, Ely, Marcinha e Beth

Naiza, Maria Vitoria, Marcinha, Patricia e Elza Padre Wesney, Marcinha e padre Wellington Luchi, Marcinha e Rodolfo

Angelo, Marcinha e Maria do Carmo Marcinha e Maria Filomena

Dunga, Regina, Fernanda, Rodrigo, Marcinha e Clovis Max, Juliana, Dunga, Marcinha, Juliano e Fabiane

This article is from: