4 minute read

Dicas de como se manter em dieta

Next Article
Dona Geda

Dona Geda

celebrar com

DICAS DE COMO SE MANTER EM DIETA

Advertisement

Antônio Passoni Nutricionista | CRN: 11585

Endereço: Clínica Imagem - Rua João Rosa Góes, 1940 - Jardim América, Dourados - MS, Telefone: (67) 3420-4000 | (67) 98406 - 8952 Existem muitas dietas a serem seguidas: reeducação alimentar, low carb, paleo, jejum intermitente, detox, mediterrânea, vegetarianas e muitas outras. Você deve estar se perguntando: “Qual a melhor a seguir?” A resposta não é tão simples assim, pois cada indivíduo é um ser diferente, com metabolismos, gostos, horários, treinos e objetivos que variam de pessoa para pessoa. Nada melhor do que procurar um profissional nutricionista para ajudar nesta tarefa. Depois de escolher o profissional qualificado para ajudar a escolher e montar sua dieta, você deve confiar no profissional e se propor de verdade a fazê-la. Entretanto, é necessário estar ciente, principalmente no início, de que temos que escapar de algumas armadilhas que aparecem e acabam sabotando o processo e colocam em risco os resultados que você tanto procura.

Listei algumas dicas, que oriento aos meus pacientes e irão te ajudar:

Distinguir Fome de Sede – O Hipotálamo é o responsável por enviar ao corpo a sensação de fome ou sede. Algumas vezes, quando estamos precisando de água, nosso corpo entende que é fome e acabamos comendo sem necessidade. Toda vez que sentir fome fora do horário, beba de um a dois copos de água e aguarde alguns minutos para ver se passa.

Distinguir Fome de Vontade de Comer – Quando vemos algum alimento de que gostamos, sentimos vontade de comer, mas nem sempre isso é indício de fome. Devemos respeitar os horários e saber controlar esses impulsos.

Realizar atividades físicas no horário em que sente

mais “Vontade de Comer” – A atividade física libera duas substâncias muito importantes para o controle da dieta: a Serotonina e Endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar, pelo controle do sono, combatem a depressão, estresse, ansiedade e mau-humor e agem como anestésico natural. E tudo isso ajuda a conseguir controlar os impulsos de comer sem necessidade. Você pode também sair para passear, caminhar, andar de bicicleta, sair ao ar livre, ou qualquer outra atividade que lhe dê prazer e não envolva comida. Mude o foco.

Realizar várias refeições durante o dia – 5 a 6 refeições pequenas durante o dia são muito eficientes para ajudar a não comer em excesso.

Diminuir o tamanho do prato – Técnica utilizada para enganar o cérebro. Olhe a foto abaixo e, num primeiro olhar, me diga qual prato tem mais comida.

Tem certeza de que escolheu o prato correto? Na realidade, cada prato contém exatamente a mesma quantidade de alimento, mas o contexto (tamanho do prato) faz você acreditar no oposto. Não deixar travessa/panelas na mesa – Sirva seu prato e vá fazer sua refeição longe das panelas, isso evita os excessos.

Não comer fazendo outras atividades como assistir TV, mexer no computador, celular, etc – Sente-se à mesa e preste atenção ao que está fazendo, que alimento está ingerindo, na qualidade desse alimento e não se esqueça de mastigar com paciência. Não espere sentir aquela vontade louca de comer. Por isso é importante realizar várias refeições ao longo do dia.

Organizar suas refeições com antecedência – Deixar para arrumar seu lanche na última hora é praticamente pedir para levar um pacote de bolacha de lanche (e isso não é bom). Lanches que podem ser congelados deverão ser feitos em número suficiente para várias refeições. Recheios como carne moída, frango desfiado, queijo branco, nunca podem faltar na sua geladeira. Evitar alimentos industrializados – Geralmente contêm muito sódio, conservantes, corantes, gorduras trans e outros produtos que não fazem bem.

Fazer lista de compras antes de ir ao supermercado

– Isso fará com que você não ande pelo supermercado e compre produtos à toa. Seja objetivo nas suas compras e vá de estômago cheio para não sentir vontade de comprar mais do que necessita ou optar por guloseimas ao invés de alimentos.

Procurar profissional especializado para tratar an-

siedade, depressão, estresse – Essas patologias fazem você começar e sair da dieta várias vezes sem atingir seus objetivos.

Não desanime e desista quando não conseguir se

controlar. Isso faz parte – Só não pode virar hábito. Se saiu fora da dieta e do objetivo, não se sinta culpado, mas volte logo ao foco.

Não existe fórmula mágica e nunca existirá. Seus objetivos apenas serão conquistados com disciplina, foco, muita força de vontade e organização. A ajuda profissional contribui muito neste processo, pois auxilia nas dificuldades e não deixa cair em roubadas.

This article is from: