Sem frescura! O que é exagero? O que não pode faltar numa festa? Os especialistas em organização de eventos famosos em todo o país contam para a Celebrar. O título desta matéria – Sem Frescura – foi inspirado na série de livros de Cláudia Matarazzo. Ela é jornalista e especialista em etiqueta e comportamento. Autora de 18 livros sobre comportamento, moda e inclusão social. Vitae Mário Ameni é formado em economia, é consultor, assessor para planejamento de cerimonial, etiqueta, protocolo, eventos público – privados. Juntos, os dois rodam pelo país oferecendo cursos e palestras. Vieram a Dourados, pela primeira vez, em junho, a convite da DZM, para o EventoAll Special Day. A Celebrar aproveitou a oportunidade para entrevistá-los com exclusividade.
Celebrar: Como vocês começaram a parceria no trabalho? Cláudia: Trabalhamos sete anos juntos no cerimonial do governo do estado, aí ele aposentou e eu fiquei sozinha por dois anos, mas era ele quem “arrastava o piano”, então, depois que saí, resolvemos trabalhar juntos. A gente fazia eventos juntos. A gente se completou. Eu sou muito mais para o lado do jornalismo e ele para as partes mais práticas. Mário: Hoje temos uma sociedade e também um portal de ensino a distância. São 17 cursos, entre eles, entrevista de emprego, organização de eventos, comunicação empresarial.
Celebrar: Como vocês conviveram com muita gente importante, quem foram as personalidades que vocês conheceram que mais marcaram? Cláudia: Nós fomos privilegiados, quando estávamos no cerimonial do governo do estado o Papa Bento XVI veio ao Brasil, o Mário passou sete dias com ele. Deu para conversar. Mário: Ele tocava piano, a gente tinha acesso a ele. É claro que, no início, o Papa estava mais fechado, mas depois, quando ele viu a reação dos brasileiros, que são
51