
6 minute read
Uma América... principalmente latina
Lar de mistura de contrastes, desafios e encantos que revelam um território complexo e em constante transformação, há muito o que conhecer por aqui.
Rebeca Alencar
Advertisement
Paraguai
frutilla (Festival do Morango, em português). O evento recebe inúmeros turistas que buscam a fruta e alimentos produzidos com ela e com bom custo-benefício.
Resistência, luta, natureza, diversidade, cor. Se te dissessem que esses cinco adjetivos descrevem um continente, qual é o primeiro que lhe vem na mente?
Sim, a América Latina. Um território que contém um histórico forte e que séculos atrás sofreu as consequências da tragédia do genocídio em massa e colonização. Consequências essas que projetam seus efeitos na sociedade até hoje, considerando os índices de desenvolvimento dos países latinoamericanos.
Os adjetivos sempre estão frescos para nós, uma vez que conhecemos nossa história e o valor da nossa identidade como como latinos. Por outro lado, aos que se limitam apenas à pré-conceitos estabelecidos que passam de geração para geração, a segunda prevalece. Como é possível então, mostrar ao mundo afora, e a nós mesmos dentro desse espaço, que a América Latina é muito mais do que destroços?
Natureza, diversidade. Duas palavras que além de simbolizar nosso território, estão intrinsecamente ligadas a uma terceira: cultura. Disso, temos muito. E do bom e do melhor. E isso não está só no Cristo Redentor ou nas Cataratas do Iguaçu. A América Latina pode oferecer muito mais do que qualquer pessoa pode imaginar.
De latinoamericanos para latinoamericanos, confira a seguir dicas turísticas de alguns países com lugares que você não pode deixar de conhecer:
Parque Ñu Guasu: localizado próximo ao Aeroporto Internacional de Silvio Pettirossi, o parque é considerado um “pulmão verde” em meio à área urbana de Assunção, capital do país, com 25 hectares. Além de ser um ótimo espaço para praticar esportes, caminhar e passear com a família, também possui uma ótima infraestrutura e espaços para crianças.
Localização: Peatonal del Parque Ñu Guazu
- Tramo 3, Luque, Assunção, Paraguai
Horário de funcionamento: de segunda à domingo, das 05h às 20h30
Localização: Zona Super6, Areguá, Ruta Areguá-Patiño. El Café de Acá: também em Assunção e com duas unidades abertas, esse café tem o objetivo de trazer o consumidor para uma imersão na cultura e culinária paraguaia tradicional, além de contar com outros itens mais globais no cardápio para aqueles que querem testar novas combinações, com pratos de, no máximo R$ 50,00 na cotação atual.
Localização: Unidade Vila Morra - Teniente Vera, 1380, esquina Dr. Morra; Unidade Barrio Jara - Av. Gral Santos, 1030, Local n. 5
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 6h30 às 23h
Chile é destinado majoritariamente a itens de moda, vestimenta e antiguidades. Embora não seja um local muito frequentado para a compra de souvenirs, ainda é possível aproveitar o comércio, desde que evite insistir com os comerciantes nas pechinchas.
Patronato: é um grande centro de restaurantes voltado para a culinária do Oriente Médio e Ásia que fica em Santiago, capital do país. Embora o foco seja a comida, o espaço não deixa de ter lojas para comprar itens de vestimenta e acessórios. É uma ótima opção para conhecer uma cultura externa ao continente do ponto de vista chileno.
Localização: próximo à estação Patronato, na linha amarela do Metrô de Santiago.
Localização: ao sudoeste da Av. Alameda, próximo à estação Franklin, também na linha amarela do Metrô de Santiago
Praça coreana dentro do Parque Ñu Guasu
[Foto: Diego Quintana / Wikimedia Commons]
Feira do Morango de Areguá: fugindo da agitação da área urbana, na cidade de Areguá, também conhecida como a Capital do Morango, é possível visitar anualmente no mês de agosto, o Festival de la
Horário de funcionamento: a maioria dos estabelecimentos funciona de segunda a domingo, das 10h às 18h.
Pizzeria da Bruno: pizza é um dos pratos mais populares na culinária mundial, no entanto, embora sendo tradicionalmente italiano, cada país sempre dá um jeitinho de dar seu toque especial, mesmo que mantenha sua identidade. Na Pizzeria da Bruno, em Santiago, isso não é diferente. Com pizzas grandes de, em média R$ 50,00 cada (de acordo com a cotação atual), o estabelecimento é ótimo para reunir os amigos ou turistar da hora do almoço ao jantar e conhecer a perspectiva chilena da culinária internacional.
Localização: Triana 857, Santiago

Horário de Funcionamento: de Terça a Sábado, das 12h30 às 21h30, ou enquanto durarem os estoques
Mercado Persa Bio Bio: também conhecido como Mercado Franklin, é uma grande feira a céu aberto também em Santiago. Diferente do Patronato, o Persa Bio Bio
Argentina
Ushuaia: é ua cidade que mais fica próxima ao continente da Antártida e, por isso, popularmente conhecida como Cidade do Fim do Mundo. Como consequência, o clima da região é de frio intenso e a paisagem é dotada de neve e geleiras. Embora esteja a mais de 3 mil quilômetros de distância da capital Buenos Aires, que é um dos focos de turismo do país, Ushuaia tem recebido cada vez mais a atenção de estrangeiros curiosos com o local.
Localização: Arquipélago da Terra do Fogo, no Extremo Sul da América do Sul
Peru
Glaciar Perito Moreno: com mais de 60 metros de altura e 5 de comprimento, o tamanho da geleira se aproxima da extensão total de Buenos Aires, e é a única do mundo que tem previsão de aumentar ainda mais, e não diminuir. Esses fatores fazem com que Perito Moreno atraia inúmeros turistas não apenas para admirar a paisagem, mas também para realizar passeios de mini trekking, big ice e navegação.
Localização: Parque Nacional Los Glaciares, na cidade de El Calafete, Província de Santa Cruz

Kuélap: é uma antiga construção de pedra pré-inca protegida por uma muralha que, atualmente, é um grande e importante sítio arqueológico para o continente. Partindo da entrada, é possível chegar à área turística em 20 minutos com o auxílio de teleféricos, no entanto, os amantes de trilhas e caminhadas também podem se aventurar no trajeto.

Localização: Chachapoyas, Província de Luya, nordeste dos Andes peruanos

Horário de funcionamento: 8h às 17h
Unidos. Além de admirar a paisagem natural que conta com mais de 6 mil metros de altura em seu ponto mais alto na região de Huambo, também há a oportunidade de ver os Condores Andinos, que possuem o cânion como habitat natural, através do Mirante Cruz del Condor
Localização: sul do Peru, a 40 km de distância de Chivay, que dá acesso ao Vale do Colca Colômbia
Playa Guachalito: marcada pela paisagem das montanhas escuras da floresta ao fundo, essa praia colombiana possui cachoeiras que se fundem ao mar que fazem sucesso entre os turistas, tornando-a a mais visitada da região. Para aproveitar melhor o local, é possível realizar atividades como surfe, mergulho e observação de Baleias de Bossa.
Localização: Chocó, Golfo de Tribugá do Labirinto do Deserto e Espaço Piscilodo, que conta com três piscinas de lama terapêutica.
Localização: município de Villavieja, em Huíla
Península Valdés: fugindo um pouco do frio, o local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999 e é considerado um refúgio de vida silvestre. Lá, além de visitar os mirantes de pinguins, baleias, leões e elefantes marinhos, os turistas podem visitar o centro de visitantes para conhecer a história da Península e também o único vilarejo da área, conhecido como Puerto Piramides.
Localização: Patagônia, na Província de Chubut
Horário de funcionamento: aberto o ano todo para visitação, com mais informações no site https://peninsulavaldes.org.ar/.
Frisos em pedra de Kuélap. [Foto: . Luiluilui/Wikimedia Commons]
Cânion Colca: é conhecido como o mais profundo do mundo, duas vezes mais profundo do que o Grand Canyon, nos Estados
Deserto de Tatacoa: é a segunda maior zona árida do país e, ficando atrás apenas da Península da Guajira. Característico por seus quadrados de terra avermelhados e acinzentados, não é um dos destinos favoritos dos turistas, mas há muito o que explorar por lá, como o Observatório Astrológico, trilhas do Labirinto do Deserto e Espaço Piscilodo, que conta com três piscinas de lama terapêutica.
Localização: município de Villavieja, em Huíla
[Foto:
Brasil
Casa Mestre Ananias: é um espaço cultural, que busca estimular a integração social e valorização da identidade do povo negro, localizado no bairro do Bixiga, em São Paulo. O objetivo é difundir os saberes socioculturais afro-brasileiros, principalmente da vertente baiana refletida na capital paulista com rodas de capoeira e rodas de samba.

Localização: Rua Conselheiro Ramalho, 939 - Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: de segundafeira das 17h às 22h, de terça a quinta das 18h às 22h, de sexta-feira, das 20h às 22h.
Barichara: é a segunda maior zona árida do país e, ficando atrás apenas da Península da Guajira. Característico por seus quadrados de terra avermelhados e acinzentados, não é um dos destinos favoritos dos turistas, mas há muito o que explorar por lá, como o Observatório Astrológico, trilhas