
1 minute read
Um convite para descobrir as Américas
Rebeca Alencar
AAmérica Latina é uma parte integral da história e da identidade americana. Sua riqueza cultural, diversidade, sua luta pela independência e suas contribuições econômicas são elementos fundamentais que moldam a região e o continente como um todo. É necessário reconhecer, valorizar o que se tem aqui. Afinal, já parou para imaginar quantas histórias essas terras têm para contar?
Advertisement
Pode ser aquela que você ouviu na escola, que ouviu em casa, na rua, aquela que se dá orgulho e aquela que dá vontade de fingir que nunca existiu. Trazendo sorrisos ou lágrimas, a América Latina, além de ser casa, é lar de muito orgulho e de centenas de identidades. O latino-americano não é um só, nem suas lutas, e suas conquistas, tampouco.
É hora de olhar para o outro lado. Comemorar que chegamos até aqui, que resistimos, e que por um motivo somos a maior parte da América: força. Força que existiu e continua existindo, e que cada vez mais se expande pelo globo afora. Força que também não é apenas símbolo de resistência, mas principalmente o que mais tem sido necessário para continuar fazendo a nossa história.
Embora tenhamos muita história para contar, fazer com que estivessem aqui as pessoas para contá-las é sempre difícil. Sabemos que nos fazer presente continuará sendo assim, mas mais difícil ainda é tirar o que fomos, o que somos e o que ainda vamos ser da história do mundo.
Há muito mais de “latino” por aí do que se pode imaginar. Por outro lado, há muito menos do que ainda podemos (e iremos) ocupar. Mas há algo do qual não há como fugir: é importante lembrar que nós também somos América. A América também é nossa.