2 minute read

Os cinquenta anos da RTP

“Serviço público de televisão. Desafios para o século XXI” é a quarta edição da Alicerces, revista de divulgação científica do Instituto Politécnico de Lisboa. A edição inclui as comunicações da conferência internacional, “Informação e Programação de Serviço Público num Contexto Competitivo” , realizada no âmbito das comemorações do 50.º aniversário da RTP.

Texto de António Belo

Advertisement

A CONFERÊNCIA “Informação e Programação de Serviço Público num Contexto Competitivo”, que decorreu a partir de uma parceria com o CIMDE – Centro de Investigação Media e Democracia, tendo Joel Frederico da Silveira desempenhado, neste âmbito, um papel ímpar, reuniu um leque alargado de personalidades nacionais e estrangeiras, que garantiu uma elevada qualidade das temáticas apresentadas.

O encontro de ideias e diálogo com alguns dos melhores especialistas nacionais e internacionais permitiu à RTP compreender melhor a importância do seu papel na sociedade portuguesa e perceber os grandes desafios que terá de enfrentar no futuro.

A conferência internacional, associada à publicação desta importante obra, fruto do amplo debate, juntou

Eleições de 2009

académicos e profissionais refletindo sobre o tema do futuro da televisão de serviço público, num âmbito nacional e internacional, permitindo uma reflexão profícua e alargada sobre o presente e o futuro do serviço público de televisão.

Apesar das várias iniciativas anteriores de discussão sobre o serviço público de televisão, poucas vezes este tema foi abordado numa perspetiva tão ampla, neste sentido, e como refere Luis Andrade no prefácio da obra, Serviço Público de Televisão. Desafios para o Século XXI, assume-se como uma das melhores contribuições das comemorações dos cinquenta anos da RTP para a sociedade, em particular para os estudantes e investigadores do ensino superior em Portugal. o Centro de Investigação e Estudos Sociológicos e o ISCSP, entre outros.

Eleitorais: as eleições legislativas de 2009 em perspetiva, a revista de Ciências Sociais e Políticas foi coordenada por Manuel Meirinho, tendo como organizadores André Freira, Conceição Pequito e José Leite Viegas. Este é o número dois da publicação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Alberto Arons de Carvalho, Augusto Santos Silva, Felisbela Lopes, Francisco Rui Cádima, Helena Sousa, Isabel Ferin, José Alberto Carvalho, José Azevedo, José Rebelo, Luís Andrade e Manuel Pinto, são alguns dos autores portugueses que contribuíram com importantes textos de reflexão para esta quarta edição da revista de divulgação científica Alicerces, dedicada ao Serviço Público de Televisão.

Nesta edição da revista reúnem-se um conjunto de pesquisas desenvolvidas a partir de dados produzidos no âmbito do projeto “Os Deputados Portugueses em Perspetiva Comparada: Eleições, Liderança e Representação Política”, coordenado por André Freire e José Manuel Leite Viegas.

SUBORDINADA às questões dos Candidatos, Eleitores e Campanhas

Com publicação bilingue, a revista está aberta à publicação de artigos em todas as áreas das Ciências Sociais e Políticas.

O projeto envolveu investigadores de várias universidades e centros de investigação, entre os quais, o ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, e

A revista está organizada em duas secções, a primeira das quais inclui artigos associados à temática da seleção dos candidatos e das relações entre eleitores e eleitos. A segunda parte reúne artigos relacionados com os partidos e a organização das campanhas eleitorais, nomeadamente quanto aos aspetos da profissionalização e utilização de novas tecnologias.

This article is from: