
1 minute read
Internacionalização e Mobilidade Europa aposta nos jovens
A União Europeia está a investir fortemente na educação e formação profissional dos jovens europeus, através de um conjunto de medidas que visam melhorar o sistema de ensino superior europeu, facilitar a mobilidade dos estudantes e melhorar a oportunidade de emprego dos jovens.
Textos de Carla Ruivo l Fotos de Maria Constança Galvão (Serviço Projetos Mobilidade e Cooperação da ESELx)
Advertisement
“A EDUCAÇÃO e a formação estão no centro das prioridades para a Estratégia “Europa 2020”, pois são essenciais para o desenvolvimento da sociedade de hoje, do conhecimento e da economia. (….) A internacionalização é o caminho para a valorização da educação”.
As afirmações são da Comissária para a Educação, Formação, Cultura e Juventude da União Europeia, Androulla Vassiliou, na abertura da Conferência ERACON 2011, em abril de 2011 e vêm na sequência da apresentação pela Comissão Europeia de um programa reforçado para a educação e formação profissional. Este programa, integrado no Quadro Financeiro Plurianual 2014-20, e com enfoque no desenvolvimento de competências e nas ações de mobilidade, irá disponibilizar 15,2 mil milhões de euros para as áreas da educação, formação, mobilidade e juventude.
Este investimento integra-se na Estratégia “Europa 2020”, (Comunicação da Comissão Europa 2020) estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, que constitui uma visão para a economia social de mercado da Europa para a próxima década. Baseia-se em três áreas prioritárias interdependentes que se reforçam mutuamente: crescimento inteligente, que assegure o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação; crescimento sustentável, que promova uma economia mais eficiente em termos de utilização dos recursos, mais ecológica e mais competitiva; e crescimento inclusivo, fomentando uma economia com níveis elevados de emprego que assegure a coesão social e territorial.
Os jovens são cruciais para alcançar estes objetivos de crescimento inteligente, inclusivo e sustentável. A qualidade da educação e formação, uma integração adequada no mercado de trabalho e uma maior mobilidade são elementos-chave para explorar o potencial de todos os jovens e realizar os objetivos da estratégia "Europa 2020".