
1 minute read
Empreender com a regra 80/20 Regra80
Assim e porque acreditando que esse é o grande obstáculo, dedicam 80% do seu tempo a tentar obter financiamento junto da banca ou investimento junto de Business Angels, Capital de Risco…
Como os empreendedores não dedicaram tempo suficiente à mitigação (eliminação) de riscos dos seus projetos empresariais, estes são apresentados com muitos riscos (pouco robustos), logo têm muita dificuldade em obter financiamento/investimento.
Advertisement
Naturalmente que quando se apercebem que não é fácil obter financiamento/investimento, os empreendedores em geral ou desistem ou decidem dedicar ainda mais tempo à obtenção de capitais…
NA DNA Cascais (única incubadora da Região de Lisboa, com o selo BIC), consideramos que 80% do tempo de um empreendedor deve ser consumido na eliminação de riscos do seu projeto e apenas 20% desse tempo em obter financiamento/investimento.
Qualquer negócio apresenta os seguintes riscos:
Mercado (se os clientes vão querer comprar, como vai reagir a concorrência…)
Equipa (a equipa de gestão tem todas as competências necessárias ? )
Legal (é possível obter uma licença para o projeto ? Quanto tempo demorará a emissão da licença ? )
Financeiro (o projeto tem os meios financeiros necessários até atingir o break-even?)
Operacional/Tecnológico (existe experiência na operação do negócio? Existem riscos tecnológicos da concorrência utilizar outras formas de operação mais avançadas?)
O empreendedor ao reduzir significativamente os riscos do seu projeto está a aumentar exponencialmente as probabilidades de obter financiamento/investimento. Nunca como hoje, existe tanto dinheiro disponível para investir em start ups. Só através do programa Compete (Business Angels e Capital de Risco) estão disponíveis mais de 200 milhões de euros.
A mitigação de riscos de um projeto pode e deve ser encarada como um desafio por parte do empreendedor, em que perante cada redução de risco, ele acumula pontos. Como se vê, a mitigação pode ser tão ou mais divertida que jogar na PlayStation Claro que para este trabalho de mitigação, o empreendedor tem que estar disponível para sair da sua zona de conforto (ir falar com a concorrência, fornecedores, entidades oficiais, potenciais clientes….). Se não estiver disponível para sair da zona de conforto, faça um favor a si próprio : Não empreenda!
O Poliempreende é um excelente exemplo de mitigação de riscos, pois os empreendedores que queiram mesmo criar um negócio têm a possibilidade de terem os professores a apoiá-los nesse desafio de mitigação de riscos.
Se tem uma ideia de negócio, já sabe onde investir 80% do seu tempo… para ter maiores probabilidades de sucesso!
Paulo Andrez Administrador da DNA Cascais paulo.andrez@dnacascais.pt