
1 minute read
pranchas de bodysurf em cortiça
plano é constituído por um plano de marketing, que se destina a definir os clientes alvo e a concorrência, recursos necessários e o modo de entrar no mercado. Faz parte ainda do plano do negócio, o plano financeiro onde se registam os dados obtidos no plano de marketing. Os dados a projetar são, por um lado, as vendas, e por outro, os custos dessas vendas para aquilatar da sustentabilidade da futura empresa. Na fase final do plano do negócio dá-se a constituição da empresa, cumprindo todos os atos inerentes à sua implementação, nomeadamente o pacto social e o cronograma. O início da atividade deve ser ainda devidamente enquadrado na correspondente atividade económica em que vai operar a empresa.
9 Concurso Poliempreende
Advertisement
projectos de vocação empresarial os autores do projeto se enquadra nos valores da Ahua e no seu modelo de negócio. Com recurso a sites específicos para o efeito, é posta em prática uma angariação de financiamento através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses.
No caso do projeto AHUA a opção foi pela plataforma gratuita massivemov.com, através da qual, com recurso a vídeo, Ana
Paula Correia e Nuno Mesquita, apresentam a sua ideia de negócio. Com uma mensagem clara e apelativa, falando de dois percursos distintos, tudo é explicado ao pormenor, com o mar e o bodysurf como cenário. O dia 21, que assinala o Dia Mundial da Água, foi o dia escolhido para a apresentação pública da marca.
Politecnia/C.S.
O POLIEMPREENDE é uma iniciativa do ensino superior politécnico, que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. O concurso tem uma componente regional e outra nacional. A nível regional, cada instituto politécnico, promove um conjunto de iniciativas que culminam com a atribuição de prémios aos três melhores projetos apresentados. Os projetos vencedores em cada instituição são, posteriormente, submetidos à apreciação de um júri que irá escolher os três melhores projetos nacionais. A coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a 9.ª edição a cargo do Instituto Politécnico de Viseu. O concurso nacional vai realizar-se no dia 13 de setembro, em Viseu.