
1 minute read
Empreendedorismo: Instituto Politécnico de
Consciente da realidade difícil que atinge o país e os jovens, na qual não existem empregos para a vida, o Instituto Politécnico de Lisboa continua o percurso que tem vindo a construir no apoio à criação de ideias geradoras de emprego. São já onze as ideias de negócio de alunos apresentadas no âmbito da nona edição do Poliempreende, a decorrer.
Texto de Vitor Gonçalves
Advertisement
EMPREENDEDOR é alguém que, na posse de uma ideia, sabe aproveitar a oportunidade e transformá-la numa realidade sustentável. Neste processo o Instituto Politécnico de Lisboa, através dos coordenadores do Poliempreende, faz a ligação entre a ideia e a sustentabilidade. A par do que vinha acontecendo, a nona edição do concurso de ideias Poliempreende continua assim a bom ritmo nas escolas e institutos do IPL.
Foram 11 as ideias provenientes de quase todas as escolas do Instituto Politécnico de Lisboa, que serão desenvolvidas no âmbito do Plano do Negócio e, posteriormente apresentadas sob a forma de candidatura ao concurso regional, até 4 de
Junho. O Poliempreende, na sua fase regional, no IPL, irá decorrer em 6 de julho.
Sendo um programa que reúne os 15 institutos politécnicos do país, escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril) e escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve, o Poliempreende já abrange um universo de mais de 100.000 alunos e 7.000 docentes.
O empreendedorismo é um fenómeno global, que surgiu da necessidade de criar empregos, outrora proporcionados pelo Estado e pelas grandes empresas, que no ensino superior politécnico é já um facto consumado. A existência de unidades curriculares alusivas à temática, em algu-