1 minute read

O empreendedor sonha como uma criança

Nasceu no seio de famílias humildes e desde cedo demonstrou uma faceta empreendedora. Aos 13 anos, o comendador Rui Nabeiro já trabalhava com o pai e os tios na torra do café. Em 1961 fundou a Delta Cafés, hoje líder no setor em Portugal. Foi o patrono da oitava edição do concurso de ideias Poliempreende, coordenado pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Politecnia - O comendador é um homem que vem de uma família humilde que subiu na vida através da sua iniciativa pessoal. Considera-se um exemplo de empreendedorismo?

Advertisement

Comendador Rui Nabeiro - Eu já nasci um homem empreendedor. E foi essa caraterística da minha personalidade que permitiu, a uma criança nascida no Alentejo profundo nos anos trinta, sonhar com uma vida melhor. Desde cedo tracei os meus objetivos e quando os atingi foi à custa de trabalho e de muita dedicação aos projetos. Uma pessoa que consegue o que eu conse- gui é um empreendedor nato. E tudo isto foi feito numa época onde as dificuldades eram muitas, hoje tudo é mais facilitado, com poucos meios disponíveis e onde as pessoas tinham de contar com o seu próprio trabalho.

POL. - Já atingiu todos os objetivos?

C.R.N. - Não, eu sou feliz pelo que consegui mas sou, por natureza, um eterno insatisfeito. Tento sempre melhorar o que está feito, e tento transmitir esta ambição aos meus colaboradores.

POL. - Foi o patrono do 8.º concurso Poliempreende. Qual a sua opinião sobre este tipo de inicia- tivas desenvolvidas para apoiar o empreendedorismo?

C.R.N. - Constatei, com agrado, o grande interesse que este tipo de iniciativas levanta junto dos potenciais empreendedores. Durante a minha participação, no barco do empreendedorismo, observei que o meu testemunho foi escutado com muita atenção por parte dos presentes. No fundo tentei, humildemente, passar a mensagem de que devemos ser próativos, traçando os nossos próprios objetivos e lutando para os alcançar. O nosso êxito depende, em grande parte, do empenho que nós empregarmos para o alcançar.

This article is from: