1 minute read

O principezinho na Educação

NA ESCOLA Superior de Educação de Lisboa (ESELx) Victor Palma concretizou alguns dos projetos pessoais que tinha em carteira. Era caloiro quando desafiou os colegas de turma para trabalharem no espetáculo “Como é que um chapéu pode meter medo", inspirado na conhecida história do Principezinho. O musical estreou no auditório da escola e esteve em cena durante alguns meses.

Passados dez anos, Victor Palma está a preparar uma nova versão do musical “ O principezinho” que se prevê que seja apresentado, pelo Coro Juvenil de Lisboa, em Junho, no Centro Cultural da Malaposta. Na escola, o músico adquiriu conhecimentos sobre didática musical.

Advertisement

o coro de adultos da paróquia de Santa Iria, onde ainda hoje se mantém.

Atualmente dá aulas de Educação Musical num colégio particular, em Lisboa, mas o ensino tem sido uma prática constante na sua vida.

Há já alguns anos que desenvolve a atividade como compositor. No colégio, onde dá aulas, fundou a Academia de Teatro Musical, constituída por trinta crianças. Um projeto inovador que conjuga o teatro com a música. Do seu curriculum fazem parte mais de duzentos temas originais de diferentes géneros musicais. Na televisão colaborou, a nível musical, com o programa de Cristina Caras Lindas “De Corpo e Alma”.

Considera que a escola devia dar formação nas áreas de organologia, história e funcionamento dos instrumentos musicais. Aos alunos de educação musical apela para que se interessem mais pela coleção do Museu da Música.

Sugere que os arquivos documentais, fonográfico e instrumentais, podem ser úteis para os professores de música no enriquecimento das aulas.

Ao longo da sua carreira no Museu da Música tem procurado manter parcerias com a escola onde se licenciou. O espaço museológico proporciona estágios aos alunos do curso de Animação Sociocultural.

Foi fundador da Companhia Palma’s Ensemble, destinada à produção de musicais para crianças. Inspira-se na poesia e na literatura portuguesas para descobrir histórias para os musicais. “Planeta da Energia” foi um dos espetáculos, organizados por Victor Palma, do qual muito se orgulha. O musical circulou pelo país e foi visto por mais de dez mil pessoas.

É difícil dissociar a vida pessoal e profissional de Victor Palma ao mundo dos sons. Do pouco tempo livre que tem, o músico preocupa-se em estar com a família. Casado, Victor Palma já incutiu na filha Joana, de quatro anos, o “bichinho pela música”.

Comendador Rui Nabeiro, o empresário de sucesso

This article is from: