2 minute read

engenharia, design e caráter desportivo

COM O SELO Eureka, sinónimo de garantia e credibilidade, o Veeco é um veículo de uma classe à parte. Um L5E, com uma legislação muito específica. Para que nada falhe, no grupo de trabalho, alguns dos elementos dedicam-se ao estudo de parâmetros legais a que este tipo de veículo deve obedecer.

As principais características passam pela sua elevada eficiência, fruto de um design aerodinâmico semelhante a uma gota, que marcará a sua imagem de marca. O caráter desportivo é desde logo visível quando olhamos para o carro.

Advertisement

A sua simplicidade mecânica é outra das características deste roadster, proporcionados pela única roda traseira. Do mundo das motas foi importada a ideia do mono braço traseiro e o mono amortecedor colocado de um dos lados.

A transmissão feita através de uma correia dentada de carbono dá-lhe um rendimento de 98%. Também o baixo coeficiente de atrito aerodinâmico e baixo atrito a trabalhar a cem por cento no veículo, dois elementos ligados à área administrativa e um outro na área da aquisição de componentes. Orgulhoso, Paulo ressalta que são vários os projetos universitários de carros elétricos. Muitos são divulgados em fases em- de rolamento fazem do Veeco um veículo com uma estabilidade mais elevada. Consolidada pela visível relação entre a largura e a altura do veículo.

O sistema de tração assenta num motor de indução e variador eletrónico de velocidade de 30 kW (nominal) a 80 kW (pico). A velocidade máxima obtida pode ser superior a 160 Km/h com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos.

Com um banco de baterias de última geração do tipo LiFePO4, com capacidades entre 16 e 48 kWh, o primeiro desportivo elétrico português alcança uma autonomia entre 200 a 400 km, respetivamente.

O interface homem-máquina possui um painel informativo e GPS com pontos de carregamento e deteção de avarias em qualquer parte do mundo. As funcionalidades são específicas para veículos elétricos: autonomia, indicação se o carro está a consumir ou a reproduzir informação sobre o estado de saúde dos módulos de baterias.

OS VEÍCULOS elétricos constituem atualmente um desafio porque testam a capacidade de mudarmos a nossa mentalidade. Testam a nossa capacidade de mudar hábitos, de ultrapassar barreiras, de enfrentarmos resistências e de nos superarmos.

Na conjuntura Europeia atual, e sobretudo na nacional, cabe-nos o papel de encontrarmos soluções para os desafios da sociedade.

A capacidade de lidar com os fatores económicos associados ao respeito pelo ambiente, define o desenvolvimento sustentável como um desafio. Assim, a mobilidade sustentável assenta no modo como o ser humano se desloca e a respetiva contribuição para a qualidade do ar que se respira. Sendo o automóvel um meio de transporte muito utilizado pelo ser humano, é através da reflexão sobre o seu conceito que se consegue conciliar a melhoria do fator económico com o ambiental. O veículo elétrico pode brionárias do projeto, acabando por nunca se tornarem reais. Neste caso a estratégia acordada foi a de só divulgar quando “houvesse algo que valesse a pena mostrar”, afirma Paulo. Grande parte do trabalho é

This article is from: