2 minute read

Internacionalização no espaço lusófono Politécnico de Lisboa coopera com Cabo Verde e Angola

O Instituto Politécnico de Lisboa aposta na internacionalização, principalmente com os países de expressão portuguesa, através de vários acordos de cooperação com instituições de ensino superior daqueles países. A qualidade do corpo docente do IPL, tem permitido a implementação e desenvolvimento de vários cursos nos países do espaço lusófono. Cabo Verde e Angola são bons exemplos disso.

Advertisement

Textos de Paulo Silveiro

UM dos eixos estratégicos desta internacionalização tem sido o envolvimento de várias escolas/institutos na implementação de cursos de licenciatura e mestrados na Universidade de Cabo Verde (UniCV). Esta cooperação iniciou-se em 2006 com a implementação do curso de engenharia civil com o apoio de professores do Instituto Su perior de Engenharia de Lisboa.

O curso de licenciatura é frequentado por alunos provenientes do ensino secundário e por jornalistas que vieram aprofundar os seus conhecimentos, o que permite uma troca de experiências e uma trans - res para lecionarem algumas disciplinas. Para Paulino Fortes, o reforço da cooperação com a ESCS pode ajudar a resolver este problema. para novas áreas, como o audiovi iniciou-se em 2006 com a implementa

O Instituto Politécnico de Lisboa tem sido um dos parceiros fundamentais no desenvolvimento da UniCV, como afirmou o reitor daquela universidade Paulino Fortes, quando se deslocou a Lisboa para participar numa reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

Na área do Jornalismo e das Relações Pú blicas, a Escola Superior de Comunicação Social tem estado empenhada na imple mentação de cursos nestas áre as. A licenciatura de jornalismo já es tá em funcionamento estando previsto o arranque do mestrado em outubro de 2012. A adaptação do plano de estudos, existente no curso de jornalismo da ESCS, às especificidades de ensino em Cabo Verde foi relativamente fácil uma vez que ele é bastante abrangente.

--ÍNDICE missão de conhecimentos benéfica para ambos.

Já no curso de relações públicas a universidade tem sentido algumas dificuldades na angariação de professo-

A Universidade de Cabo Verde pretende ampliar a oferta educativa para novas áreas, como o audiovisual, mas para isso é necessário consolidar a organização dos cursos já existentes. Uma das medidas, a implementar, passa pela realização de visitas dos coordenadores dos cursos da UniCV, a Portugal, para desenvolverem os seus conhecimentos nas respetivas áreas, analisando o modo de funcionamento das escolas do IPL.

O sistema de ensino superior de Cabo Verde encontra-se num processo e mudança, o poder político já avançou para a fusão de algumas instituições. A UniCV pretende assimilar algumas, como é o caso do Instituto Pedagógico, ficando assim responsável pela área de formação de professores, desde a educação de infância até ao ensino superior. Neste processo, a Escola Superior de Educação de Lisboa, encontra-se a rever os planos de estudo do curso de ensino básico do Instituto Pedagógico, no sentido de esta for- instituições. A UniCV preten de

This article is from: